Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5020
Acrónimo :
L5020
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Microeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


É inquestionável a importância da inovação para o crescimento e desenvolvimento das sociedades. Não é possível entender a dinâmica dos sistemas económicos contemporâneos sem refletir sobre o processo de inovação e sobre os seus efeitos. Esta UC apresentará as principais teorias, modelos e evidência empírica sobre inovação e mudança tecnológica, com o objetivo de proporcionar uma ampla visão sobre a relação dinâmica entre tecnologia, inovação, empresas, concorrência e crescimento económico. Serão introduzidos vários níveis da análise dos processos de inovação e dos seus efeitos: o nível micro - da empresa; o nível meso - do setor e o nível macro - do país. Serão consideradas várias abordagens / perspetivas teóricas, com destaque para abordagens evolucionistas e institucionalistas que, face à teoria Neoclássica, permitem uma melhor compreensão da inovação nas sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são: A. Conhecimento e compreensão de: 1) Papel da mudança tecnológica no desenvolvimento económico. 2) Papel da inovação na sociedade 3) Principais modelos de inovação e difusão, suas forças e fraquezas; 4) Desafios políticos e regulatórios associados à inovação e à mudança tecnológica. B. Aplicação de Conhecimento: 1) Aplicação de teorias aos atuais debates sobre mudança tecnológica e inovação; 2) Uso das principais fontes bibliográficas e indicadores; C. Avaliação 1) Tendências tecnológicas e seus efeitos. 2) Impacte das políticas de inovação e de C&T&I. D. Comunicação 1) Capacidade de desenvolver, estruturar e comunicar ideias oralmente e por escrito. E. Aprendizagem 1) Capacidade de estudo e de pesquisa com autonomia; 2) Capacidade de trabalhar de forma criativa individualmente e em grupo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Introdução e conceitos centrais 1.1 Inovação, Invenção e conhecimento 1.2 Tipos de inovação 1.3 Indicadores 2 Fundamentos teóricos da Economia da Inovação 2.1 Diferentes abordagens teóricas da inovação 2.2 Modelos de inovação 2.3 Modelos de difusão 3 Empresas, conhecimento e inovação 3.1 A empresa inovadora 3.2 Incumbentes e Novas Tecnologias 3.3. Novos modelos de negócio 3.4. Apropriabilidade e direitos de propriedade intelectual 3.5. Processos colaborativos e redes de inovação 4 Inovação e dinâmicas sectoriais 4.1 Padrões sectoriais de inovação 4.2 Estruturas de mercado e inovação 5 Inovação e crescimento económico 5.1 Tecnologia, crescimento económico e produtividade 5.2 Instituições e Sistemas Nacionais de Inovação 5.3 Políticas de C&T&I

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa cobre, de forma integrada e transversal, os diferentes objetivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular. De forma mais detalhada é possível estabelecer a seguinte correspondência: - Os OA de A1 a A5, associados à compreensão dos principais conceitos e teorias são concretizados em todos os conteúdos programáticos. - Os OA B1 e B2, associados à aplicação de conhecimentos e teorias são concretizados em todos os conteúdos programáticos. - Os OA C1 e C2, associados à avaliação de tendências tecnológicas e de políticas de inovação são concretizados nos conteúdos programáticos CP3 a CP5. - O OA D1, associado à capacidade de comunicação é concretizado em todos os conteúdos programáticos. - Os OA E1 e E2, associados à capacidade de trabalho autónomo e em grupo são concretizados em todos os conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre inclui: - Teste final (40% da nota); - Trabalho de grupo (60% da nota): serão realizados 5 trabalhos - resolução de problemas - um para cada ponto do programa. É considerada a média dos 4 melhores trabalhos Terão aproveitamento os/as estudantes com classificação final igual ou superior a dez valores e com classificação não inferior a 8 valores em cada um dos elementos. 2. Avaliação final composta por um exame (100% da nota da UC)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a análise e discussão de textos e casos que aplicam os conceitos e modelos apresentados a casos de inovação concretos. - Ativas com a realização de trabalhos de grupo de resolução de problemas concretos (problem solving). - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno e que implica a análise de artigos científicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica de referências teóricas e empíricas relevantes. Os objetivos da unidade curricular salientam que se forneça aos alunos não só conhecimentos teóricos mas também competências de aplicação, avaliação e comunicação. As aulas expositivas seguidas de debate e análise de casos permitem transmitir e discutir os conceitos e quadros de referência teóricos relevantes (OA1 a OA4). Os trabalhos de grupo de resolução de problemas concretos (problem solving) estimulam os restantes objetivo de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Main books for the lectures are: - Edler, J., Cunningham, P., & Gök, A. (Eds.). (2016). Handbook of innovation policy impact. Edward Elgar Publishing. - Fagerberg, J., Martin, B. R., & Andersen, E. S. (Eds.). (2013). Innovation studies: Evolution and future challenges. OUP Oxford. - Fagerberg, J., Mowery, D. C. and Nelson, R. R. (eds.) (2005), The Oxford Handbook of Innovation, Oxford, Oxford University Press. - Hall, B. and Rosenberg, N. (eds.) (2010), Handbook of the Economics of Innovation, Amesterdam, Elsevier. - Nelson, R., Dosi, G., Helfat, C. E., Pyka, A., Saviotti, P. P., & Lee, K. (2018). Modern Evolutionary Economics. Cambridge University Press. - Volti, R. (2017). Society and technological change. 8th Ed. Macmillan Learning. Selected reading from recent research and case studies will also be assigned.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Abramovitz, M. and David, P.A. (1996), "Convergence and deferred catch-up: Productivity leadership and the waning of American exceptionalism", in Landau, R., Taylor, T. and Wright, G. (eds.) (1996), The Mosaic of Economic Growth, Stanford, Stanford University Press, pp.21-62. - Archibugi, D. and Lundvall, B.A. (eds.) (2001), The Globalizing Learning Economy, Oxford University Press. - Arrow, K.J. (1962), "Economic welfare and the allocation of resources for invention", in Nelson, R.R. (ed.), The Rate and Direction of Inventive Activity: Economic and Social Factors, pp.609-626, Cambridge, Massachusetts. - Borrás, S. and Edquist, C. (2013), "The choice of innovation policy instruments", Technological Forecasting & Social Change, Vol.80, No.8, pp.1513-1522. - Colombo, M.G., Grilli, L., Piscitello, L. and Rossi-Lamastra, C. (eds.) (2011), Science and Innovation Policy for the New Knowledge Economy, Cheltenham, Edward Elgar. - Dolfsma, W. and Seo, D. (2013), "Government policy and technological innovation - a suggested typology", Technovation, Vol.33, Nos.6-7, pp.173-179. - Edquist, C. (ed.) (1997), Systems of Innovation - Technologies, Institutions and Organizations, Pinter. - Etzkowitz, H. and Leydesdorff, L. (2000), "The dynamics of innovation: from National Systems and 'Mode 2' to a Triple Helix of university-industry-government relations", Research Policy, Vol.29, No.2, pp.109-123. - Freeman, C. and Louçã, F. (2001), As Time Goes by - From the Industrial Revolution to the Information Revolution, Oxford, Oxford University Press (Portuguese edition: Ciclos e Crises no Capitalismo Global - Das Revoluções Industriais à Revolução da Informação, Porto, Edições Afrontamento, 2004). - Freeman, C. and Soete, L. (1997), The Economics of Industrial Innovation, Londres, Pinter Publishers, 3rd edition. - Godinho, M.M. (2013), Inovação em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Klein Woolthuis, R., Lankhuizen, M. and Gilsing, V. (2005), "A system failure framework for innovation policy design", Technovation, Vol.25, No.6, pp.609-619. - Kline, S.J. and Rosenberg, N. (1986), "An Overview of Innovation", in Landau, R. and Rosenberg, N. (eds.), The Positive Sum Strategy, Washington, DC, National Academy of Sciences, pp.275-305. - Lundvall, B.A. (ed.) (1992), National Systems of Innovation, London, Pinter Publishers. - Mazzucato, M. (2014), The Entrepreneurial State - Debunking Public vs. Private Sector Myths, London, Revised edition, London, Anthem Press. - Nelson, R.R. (1959), "The Simple Economics of Basic Scientific Research", Journal of Political Economy, Vol.67, No.3, pp.351-64. - Nelson, R. (ed.) (1993), National Innovation Systems, Oxford, Oxford University Press. - OCDE (2015), Frascati Manual 2002 - Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental Development, Paris, OCDE. - OCDE (2018), Oslo Manual - Proposed Guidelines for Collecting and Interpreting Technological Innovation Data, 4th edition, Paris, OCDE. - Pavitt, K. (1984), "Sectoral patterns of technical change: Towards a taxonomy and a theory", Research Policy, Vol.13, No.6, pp.343-373. - Rogers, E.M. (2003), Diffusion of innovations, 5th edition, New York, Free Press. - Rothwell, R. (1994), "Towards the Fifth-generation innovation process", International Marketing Review, Vol.11, No.1, pp.7-31. - Schumpeter, J.A. (1951; 1934), The Theory of Economic Development - An Inquiry into Profits, Capital, Credit, Interest and the Business Cycle, reprinted from the English edition of 1934, 2nd edition of the work of 1911, Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press. - Shavinina, L.V. (ed.) (2003), The International Handbook of Innovation, Amsterdam, Pergamon-Elsevier. - Swann, G.M.P. (2009), The Economics of Innovation - An Introduction, Cheltenham, Edward Elgar. - Tidd, J. and Bessant, J. (2020), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 7th ed., Chichester, Wiley. Data Sources: -EC, European Innovation Scoreboard. - OCDE, Main Science and Technology Indicators.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29