Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5021
Acrónimo :
L5021
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Introdução à Ciencia Económica, Micro-economia I

Objetivos Gerais / Objectives


- Apresentar as bases teóricas da economia do trabalho e do emprego e incentivar a sua avaliação crítica - Dotar os estudantes dos conhecimentos básicos sobre o mercado de trabalho português no contexto das transições digital e ecológica - Explorar as relações entre a base teórica e a vertente prática através da análise de dados e do estudo de fenómenos específicos do mundo do trabalho

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho; OA2 - Conhecimento e compreensão dos termos do debate teórico acerca da luta contra o desemprego; OA3 - Consciência dos desafios colocados ao trabalho e ao emprego pelas transições digital e ecológica OA4 - Conhecimento das especificidades do mercado de trabalho português; OA5 - Capacidade de recolher e analisar dados estatísticos relativos a mercado de trabalho; OA6 - Desenvolvimento da curiosidade, perseverança, tolerância, espírito crítico e motivação para aprender ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: Conceitos (trabalho e emprego) e mediç 2: O desemprego: quadros teóricos de análise do mercado de trabalho e aplicações - Modelo neoclássico do mercado de trabalho: oferta, procura e (des)equilíbrio - Modelo keynesiano: crescimento e emprego - Síntese: o desemprego - causas e soluções 3: A teoria do capital humano 4: Abordagens institucionalistas ao trabalho e ao emprego - Instituições e mercado de trabalho - Mercados internos de trabalho - Segmentação do mercado de trabalho - Relações laborais e democracia no trabalho 5. Os desafios da transição digital e da transição ecológica - Evolução tecnológica, trabalho, emprego e desigualdades - Transição ecológica e trabalho - Políticas de emprego

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os capítulos 2, 3 e 4 do programa estão directamente relacionados com os dois primeiros objectivos para a UC (OA1 e OA2 - desenvolver o conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho e do debate sobre a luta contra o desemprego). Os capítulos 3 e 5 relacionam-se com o terceiro e quarto objectivos da UC (OA 3 e OA4 - consciência dos desafios colocados pelas transições digital e ecológica). Os últimos objectivos da UC (OA5 e OA6) serão atingidos por via do processo de avaliação do conhecimento a que os alunos vão estar sujeitos.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Nota = [dois testes intercalares]*60%[Trabalho de grupo e animação de debate em aula]*40% A soma do total dos dois testes intercales tem de ser no mínimo de 8 valores. Os alunos em avaliação contínua têm de ter pelo menos 80% de presenças nas aulas. Avaliação Final: Nota Final = [Exame de 1ª Época]*100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os tempos letivos dividem-se em: - Aulas teórico-práticas baseadas no método de aprendizagem orientado por problemas, analisando factos e fenómenos, os quadros teóricos que os explicam, e as soluções apresentadas pelas várias teorias económicas - Aulas práticas com apresentação pelos alunos e discussão na aula de fenómenos específicos do mundo do trabalho - Sessões de orientação tutorial para realização dos trabalhos de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas visam desenvolver competências de análise crítica de fenómenos do mercado de trabalho (OA2, OA3, OA6). Pretende-se também informar os alunos sobre a informação estatística nacional e europeia disponível (OA4 e OA5). As aulas expositivas visam contribuir para os objetivos de aprendizagem (OA1 e OA2) através da apresentação e discussão dos quadros teóricos de referência numa perspetiva pluralista. Pretende-se dar especial atenção às controvérsias em torno dos fenómenos do mundo do trabalho e sua articulação com os referenciais teóricos. Neste enquadramento, privilegia-se a abordagem por resolução de problemas. As aulas participativas pretendem desenvolver as competências de aplicação. Este tipo de aulas pressupõe a disponibilização prévia de materiais, designadamente estatísticas sobre o mercado de trabalho, textos com informação de caráter geral, como a informação europeia e nacional, ou artigos científicos. Finalmente, os dois últimos objectivos (OA5 e OA6)são alcançados através da realização e apresentação dos trabalhos de grupo.

Observações / Observations


none

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais: - Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston. - Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London. 3. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp. 77-99.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Banco de Portugal (2009): A Economia Portuguesa No Contexto Da Integração Económica, Financeira e Monetária, Banco de Portugal. Blanchard, O and Portugal, P. (2017): Boom, slump, sudden stop, recovery and policy options. Portugal and the euro, GEE Papers nº 72, Ministério da Economia. Boyer, G and Smith, R. (2001): The development of the neoclassical tradition in labor economics, Industrial and Labor Relations Review, 45 (2), pp. 199-223. Card, D. & Cardoso, A.R. (2021). "Wage Flexibility Under Sectoral Bargaining", NBER Working Papers 28695, National Bureau of Economic Research, Inc. Centeno, M. (2013): O trabalho ? Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. European Commission: (2019): Employment and social developments in Europe Report ? 2019; Office for official publications of the European Communities, Luxembourg. Hudson, K. (2007): The new labor market segmentation: labor market dualism in the new economy, Social Science Research, 36: 286-312. Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102. Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (2016): Livro Verde sobre as Relações laborais 2016, Lisboa: MTSS. OECD (2018): OECD Employment Outlook ? 2018. https://cdn.20m.es/adj/2018/07/04/3949.pdf OIT (2018): Trabalho digno em Portugal 2008-2018, Bureau International du Travail: Geneve Ribeiro Mendes, F. (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Teles, N. Caldas, J.; Martins, D. (2020): Financialisation, labour and structural change: the case of Portuguese internal devaluation. in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 127-160. Vaughan-Whitehead, D. (ed.) (2014): The European Social Model in Crisis: Is Europe losing its Soul?, Geneva, ILO.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16