Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Introdução à Ciencia Económica, Micro-economia I
Objetivos Gerais / Objectives
- Apresentar as bases teóricas da economia do trabalho e do emprego e incentivar a sua avaliação crítica - Dotar os estudantes dos conhecimentos básicos sobre o mercado de trabalho português no contexto das transições digital e ecológica - Explorar as relações entre a base teórica e a vertente prática através da análise de dados e do estudo de fenómenos específicos do mundo do trabalho
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho; OA2 - Conhecimento e compreensão dos termos do debate teórico acerca da luta contra o desemprego; OA3 - Consciência dos desafios colocados ao trabalho e ao emprego pelas transições digital e ecológica OA4 - Conhecimento das especificidades do mercado de trabalho português; OA5 - Capacidade de recolher e analisar dados estatísticos relativos a mercado de trabalho; OA6 - Desenvolvimento da curiosidade, perseverança, tolerância, espírito crítico e motivação para aprender ao longo da vida.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1: Conceitos (trabalho e emprego) e medição 2: O desemprego: quadros teóricos de análise do mercado de trabalho e aplicações - Modelo neoclássico do mercado de trabalho: oferta, procura e (des)equilíbrio - Modelo keynesiano: crescimento e emprego - Síntese: o desemprego - causas e soluções 3: A teoria do capital humano 4: Abordagens institucionalistas ao trabalho e ao emprego - Instituições e mercado de trabalho - Mercados internos de trabalho - Segmentação do mercado de trabalho - Relações laborais e democracia no trabalho 5. Os desafios da transição digital e da transição ecológica - Evolução tecnológica, trabalho, emprego e desigualdades - Transição ecológica e trabalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os capítulos 2, 3 e 4 do programa estão directamente relacionados com os dois primeiros objectivos para a UC (OA1 e OA2 - desenvolver o conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho e do debate sobre a luta contra o desemprego). Os capítulos 3 e 5 relacionam-se com o terceiro e quarto objectivos da UC (OA 3 e OA4 - consciência dos desafios colocados pelas transições digital e ecológica). Os últimos objectivos da UC (OA5 e OA6) serão atingidos por via do processo de avaliação do conhecimento a que os alunos vão estar sujeitos.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Nota = [dois testes intercalares - avaliação individual]*60%[Trabalho de grupo e animação de debate em aula]*40% A soma do total dos dois testes intercalares tem de ser no mínimo de 8 valores. Os alunos em avaliação ao longo do semeste têm de ter pelo menos 80% de presenças nas aulas. Avaliação por exame: Nota Final = [Exame de 1ª Época]*100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os tempos letivos dividem-se em: - Aulas teórico-práticas baseadas no método de aprendizagem orientado por problemas, analisando factos e fenómenos, os quadros teóricos que os explicam, e as soluções apresentadas pelas várias teorias económicas - Aulas práticas com apresentação pelos alunos e discussão na aula de fenómenos específicos do mundo do trabalho - Sessões de orientação tutorial para realização dos trabalhos de grupo O trabalho autónomo dos alunos consiste em: - completar as aulas com a consulta do Manual recomendado - ler os textos indicados para preparar a discussão nas aulas práticas - realizar o trabalho de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas visam desenvolver competências de análise crítica de fenómenos do mercado de trabalho (OA2, OA3, OA6). Pretende-se também informar os alunos sobre a informação estatística nacional e europeia disponível (OA4 e OA5). As aulas expositivas visam contribuir para os objetivos de aprendizagem (OA1 e OA2) através da apresentação e discussão dos quadros teóricos de referência numa perspetiva pluralista. Pretende-se dar especial atenção às controvérsias em torno dos fenómenos do mundo do trabalho e sua articulação com os referenciais teóricos. Neste enquadramento, privilegia-se a abordagem por resolução de problemas. As aulas participativas pretendem desenvolver as competências de aplicação. Este tipo de aulas pressupõe a disponibilização prévia de materiais, designadamente estatísticas sobre o mercado de trabalho, textos com informação de caráter geral, como a informação europeia e nacional, ou artigos científicos. Finalmente, os dois últimos objectivos (OA5 e OA6) são alcançados através da realização e apresentação dos trabalhos de grupo.
Observações / Observations
none
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lopes, H. e Cerejeira, J. (coord.) (2024): Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, Lisboa: Almedina
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Autor, D. (2022): The labour market impact of digital change, NBER 2022-08 Discussion-Paper Banco de Portugal (2023): Boletim Económico, Banco de Portugal. Blanchard, O and Portugal, P. (2017): Boom, slump, sudden stop, recovery and policy options. Portugal and the euro, GEE Papers nº 72, Ministério da Economia. Boyer, G and Smith, R. (2001): The development of the neoclassical tradition in labor economics, Industrial and Labor Relations Review, 45 (2), pp. 199-223. Card, D. & Cardoso, A.R. (2021). "Wage Flexibility Under Sectoral Bargaining", NBER Working Papers 28695, National Bureau of Economic Research, Inc. Centeno, M. (2013): O trabalho ? Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. European Commission: (2022): Employment and social developments in Europe Report, Office for official publications of the European Communities, Luxembourg. Hudson, K. (2007): The new labor market segmentation: labor market dualism in the new economy, Social Science Research, 36: 286-312. Lopes, H. (2023): The centrality of work, Review of Political Economy, 35(2): 494-509 Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102. Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (2016): Livro Verde sobre as Relações laborais 2016, Lisboa: MTSS. OECD (2023): OECD Employment Outlook, Paris: OECD OIT (2018): Trabalho digno em Portugal 2008-2018, Bureau International du Travail: Geneve Ribeiro Mendes, F. (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Teles, N. Caldas, J.; Martins, D. (2020): Financialisation, labour and structural change: the case of Portuguese internal devaluation. in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 127-160. Vaughan-Whitehead, D. (ed.) (2014): The European Social Model in Crisis: Is Europe losing its Soul?, Geneva, ILO.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-15