Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Introdução à Ciencia Económica, Micro-economia I
Objetivos Gerais / Objectives
- Apresentar as bases teóricas da economia do trabalho e do emprego e incentivar a sua avaliação crítica - Dotar os estudantes dos conhecimentos básicos sobre o mercado de trabalho português no contexto das transições digital e ecológica - Explorar as relações entre a base teórica e a vertente prática através da análise de dados e do estudo de fenómenos específicos do mundo do trabalho
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho; OA2 - Conhecimento e compreensão dos termos do debate teórico acerca da luta contra o desemprego; OA3 - Consciência dos desafios colocados ao trabalho e ao emprego pelas transições digital e ecológica OA4 - Conhecimento das especificidades do mercado de trabalho português; OA5 - Capacidade de recolher e analisar dados estatísticos relativos a mercado de trabalho; OA6 - Desenvolvimento da curiosidade, perseverança, tolerância, espírito crítico e motivação para aprender ao longo da vida.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1: Conceitos (trabalho e emprego) e medição 2: O desemprego: quadros teóricos de análise do mercado de trabalho e aplicações - Modelo neoclássico do mercado de trabalho: oferta, procura e (des)equilíbrio - Modelo keynesiano: crescimento e emprego - Síntese: o desemprego - causas e soluções 3: A teoria do capital humano 4: Abordagens institucionalistas ao trabalho e ao emprego - Instituições e mercado de trabalho - Mercados internos de trabalho e segmentação do mercado de trabalho - Relações laborais e democracia no trabalho 5. Os desafios da transição digital e da transição ecológica - Evolução tecnológica, trabalho, emprego e desigualdades - Transição ecológica e trabalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os capítulos 2, 3 e 4 do programa estão directamente relacionados com os dois primeiros objectivos para a UC (OA1 e OA2 - desenvolver o conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho e do debate sobre a luta contra o desemprego). Os capítulos 3 e 5 relacionam-se com o terceiro e quarto objectivos da UC (OA 3 e OA4 - consciência dos desafios colocados pelas transições digital e ecológica). Os últimos objectivos da UC (OA5 e OA6) serão atingidos por via do processo de avaliação do conhecimento a que os alunos vão estar sujeitos.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Nota = [dois testes intercalares - avaliação individual]*60%[Trabalho de grupo e animação de debate em aula]*40% A soma do total dos dois testes intercalares tem de ser no mínimo de 8 valores. Realização de um trabalho de grupo sobre um tema indicado pelo docente, apresentação do trabalho em aula e discussão com um grupo que terá feito um trabalho sobre o mesmo tema mas adotando uma perspetiva diferente. A qualidade da argumentação e contra-argumentação na discussão tem uma influência determinante na nota. Os alunos em avaliação ao longo do semestre têm de ter pelo menos 80% de presenças nas aulas. Avaliação por exame: Nota Final = [Exame de 1ª Época]*100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os tempos letivos dividem-se em: - Aulas teórico-práticas baseadas no método de aprendizagem orientado por problemas, analisando factos e fenómenos, os quadros teóricos que os explicam, e as soluções apresentadas pelas várias teorias económicas - Aulas práticas com apresentação pelos alunos e discussão na aula de fenómenos específicos do mundo do trabalho - Sessões de orientação tutorial para realização dos trabalhos de grupo O trabalho autónomo dos alunos consiste em: - completar as aulas com a consulta do Manual recomendado - ler os textos indicados para preparar a discussão nas aulas práticas - realizar o trabalho de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas visam desenvolver competências de análise crítica de fenómenos do mercado de trabalho (OA2, OA3, OA6). Pretende-se também informar os alunos sobre a informação estatística nacional e europeia disponível (OA4 e OA5). As aulas expositivas visam contribuir para os objetivos de aprendizagem (OA1 e OA2) através da apresentação e discussão dos quadros teóricos de referência numa perspetiva pluralista. Pretende-se dar especial atenção às controvérsias em torno dos fenómenos do mundo do trabalho e sua articulação com os referenciais teóricos. Neste enquadramento, privilegia-se a abordagem por resolução de problemas. As aulas participativas pretendem desenvolver as competências de aplicação. Este tipo de aulas pressupõe a disponibilização prévia de materiais, designadamente estatísticas sobre o mercado de trabalho, textos com informação de caráter geral, como a informação europeia e nacional, ou artigos científicos. Finalmente, os dois últimos objectivos (OA5 e OA6) são alcançados através da realização e apresentação dos trabalhos de grupo.
Observações / Observations
none
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lopes, H. e Cerejeira, J. (coord.) (2025, seconda edição): Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, Lisboa: Almedina Banco de Portugal (2023). Boletim Económico. Tema em destaque: A distribuição dos salários em Portugal no período 2006–2020. Banco de Portugal. Green F., Healy, N. (2022): How inequality fuels climate change: The climate case for a Green New Deal, One Earth, 5: 635-649.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Autor, D. (2025). AI could actually help rebuild the middle class, Noemia, https://www.noemamag.com/how-ai-could-help-rebuild-the-middle-class/ Autor, D. (2022): The labor market impact of technological change, NBER Discussion Paper 2022-08, MIT – National Bureau of Economic Research. Blanchard, O and Portugal, P. (2017): Boom, slump, sudden stop, recovery and policy options. Portugal and the euro, GEE Papers nº 72, Ministério da Economia. Boyer, G and Smith, R. (2001): The development of the neoclassical tradition in labor economics, Industrial and Labor Relations Review, 45 (2), pp. 199-223. Buch-Hansen, H. and Carstensen, M. (2021). Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared, Competition and Change, 25(3-4): 308-327. Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. (2023). Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1. https://wid.world/wp-content/uploads/2023/01/CBV2023-ClimateInequalityReport-2.pdf Duarte Santos, F. (2021). Alterações Climáticas. Fundação Francisco Manuel dos Santos. European Commission (2022): Labour market and wage developments in Europe – Annual review 2022, Publications Office of the European Union. European Commission (2022): Employment and social developments in Europe Report – Young Europeans and Challenges ahead; Publications Office of the European Union. ILO (2021): The role of digital labour platforms in transforming the world of work, Genebra: International Labor Organization. IPBES. 2019. Global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. E. S. Brondizio, J. Settele, S. Díaz, and H. T. Ngo (editors). IPBES secretariat, Bonn, Germany. https://doi.org/10.5281/zenodo.3831673 Laurent, E., Pochet, P. (2015): Towards a social-ecological transition. Solidarity in the age of environmental challenge. European Trade Union Institute, https://www.etui.org/sites/default/files/Guide_socio-ecological_EN_PRINT_web.pdf Lopes, H. (2023): The centrality of work — A foundation for political economy, Review of Political Economy, 35(2): 494–509. Lopes, H., Calapez, T. (2023): Job polarisation – Capturing the effects of work organisation, Economic and Labor Relations Review, 32(4): 594-613. Lucassen, J. (2022): The Story of Work – A New History of Mankind, New Haven: Yale University Press. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (2016): Livro Verde sobre as Relações laborais 2016, Lisboa: MTSS. OECD (2023): OECD Skills Outlook - Skills for a Resilient Green and Digital Transition, OECD OIT (2018): Trabalho digno em Portugal 2008-2018, Bureau International du Travail: Geneve. Teles, N. Caldas, J.; Martins, D. (2020): Financialisation, labour and structural change: the case of Portuguese internal devaluation. in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 127-160. Van Vuuren, D.P., Doelman, J.C., Schmidt Tagomori, I. et al. (2025). Exploring pathways for world development within planetary boundaries. Nature 641, 910–916 https://doi.org/10.1038/s41586-025-08928-w
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14