Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5024
Acrónimo :
L5024
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida; 2. Compreender o papel dos diferentes elementos do marketing mix para o alcance de objectivos de marketing; 3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço, distribuição e comunicação; 4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de produto; 2. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de distribuição; 3. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de preço; 4. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de comunicação; 5. Demonstrar como aplicar as principais ferramentas do marketing mix através de situações aplicadas a casos reais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional. 1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia) - Brand equity. - O produto-mix de bens Vs serviços. - Desenvolvimento de novos produtos. - Gestão de gama e linhas de produto. 2. Política de Distribuição - Relações e tipos de intermediários. - Funções de distribuição: Bens Vs Serviços. - Canais de distribuição: importância, composição e características. - Distribuição do Produtor e do Retalhista. - Merchandising. 3. Política de Preço - Factores determinantes: internos e externos. - Estratégias de preço. - Critérios de fixação. - Reacção do mercado-alvo à variação do preço. 4. Política de Comunicação - Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing. - O mix da comunicação: Publicidade Promoção de Vendas Relações Públicas Força de Vendas Marketing Directo Influência do marketing relacional no mix comunicacional Planos de promoção e de publicidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Política de Produto OA2 - Política de Distribuição OA3 - Política de Preço OA4 - Política de Comunicação OA5 - Todos

Avaliação / Assessment


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos para esta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem : 1.Expositivas 2.Participativas 3.Activas 4.Auto-estudo | Avaliação periódica ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores. OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100% O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo. Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos para esta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem : 1.Expositivas 2.Participativas 3.Activas 4.Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência / OA1, OA2, OA3 e OA4 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos / OA1, OA2, OA3 e OA4 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio /OA1, OA2, OA3 e OA4 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo / OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas / Transversal a todos os AO

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Kotler, P. & Keller, K. L., - Kotler, P. & Keller, K. L. (2019), Marketing Management Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.15th edition, 2019, - Kotler, P. & Keller, K. L., - Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre. Support texts defined by the professors and made available along the semester.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16