Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5026
Acrónimo :
L5026
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Familiarizar os/as estudantes com algumas das perspetivas críticas da Antropologia em torno de categorias fundamentais do nosso património disciplinar: 'cultura', 'raça', 'identidade', 'nação' e 'globalização'. Esta UC visa também incentivar os estudantes à pesquisa autónoma, sendo absolutamente essencial o tempo de trabalho que cada um dedica à leitura e à escrita, enquanto suportes básicos da reflexão e da aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com as aulas expositivas, os comentários e debates, e o seminário de turma, a par do trabalho autónomo, no final do semestre os/as estudantes deverão ter adquirido competências para: OA1 Construir um posicionamento crítico em torno das categorias 'cultura', 'raça' e 'identidade'. OA2 Construir um posicionamento crítico face à ideia de 'globalização' e, contrapontualmente, aos 'nacionalismos'. OA3 Compreender os pressupostos históricos, as implicações teóricas e os contextos da emergência daquelas categorias enquanto modalidades da análise antropológica, capacitando-se para explorar e desenvolver um entendimento não-etnocêntrico das diversidades.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Cultura / culturas: conhecimento científico e tradição narrativa. P2. Uma epistemologia relacional: o lugar do 'outro'. P3. A 'raça' e o 'gene', significantes despóticos. P4. Identidades, nação e globalização.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos descritos correspondem-se termo a termo, como indicado, com os objetivos de aprendizagem, decorrendo diretamente estes da necessidade de compreender os pressupostos históricos e as implicações teóricas subjacentes às categorias de análise básicas da disciplina. OA1: P1, P2, P3, P4. OA2: P2, P4 OA3: P1, P2, P3, P4.

Avaliação / Assessment


a) 60% da nota final - dois relatórios (30% cada) versando sobre a bibliografia da UC, entregues em datas a acertar em Conselho de Ano. Os ficheiros serão entregues por upload na plataforma Moodle, segundo instruções a fornecer pelo docente. Os relatórios deverão estar devidamente identificados com o nome do/a estudante na 1ª página, apresentar um título e bibliografia no final. Cada relatório deverá ter aproximadamente 1200 palavras (font 12 a 1 espaço ½). b) 30% da nota final - apresentação em seminário com entrega de guião. c) 10% da nota final - comentários e debate nos exercícios a propor regularmente na plataforma Moodle e apreciação geral do trabalho realizado. d) Estudantes com défice de tempo de trabalho letivo (ausências), incumprimento ou trabalhos insuficientes, deverão ser avaliados em exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Tempo de contacto: Aulas expositivas; seminário, comentários e debate. Tempo de trabalho autónomo: Desejavelmente, a reflexão em torno dos conteúdos das aulas e o tempo dedicado à leitura e à elaboração de um registo de escrita pessoal a partir da exploração da bibliografia (notas, apontamentos, sínteses temáticas), deve resultar na aquisição das competências inscritas nos objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositiva: OA1, OA2, OA3 Participativa: OA1, OA2, OA3 Trabalho autónomo: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ERIKSEN Thomas Hylland, What is Anthropology, 2004, Ann Arbor MI, London: Pluto Press. ERIKSEN Thomas Hylland, Globalization, the Key Concepts, 2007, Oxford and New York: Berg. FUENTES Augustín, Race, Monogamy, and Other Lies They Told You. Busting Myths about Human Nature., 2012, Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press. INGOLD Tim, Antropologia, para que serve?, 2018, Petrópolis: Editora Vozes. MARKS Jonathan, Why I am not a Scientist. Anthropology and Modern Knowledge, 2009, Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press. ROBERTS Anthea and LAMP Nicolas, Six Faces of Globalization. Who Wins, Who Loses, and Why it Matters, 2021. Cambridge MA, London: Harvard University Press. WALLERSTEIN Immanuel, World System Analysis, an Introduction, 2004, Durhan and London: Duke University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BASTOS Cristiana, Omulu em Lisboa: Etnografias para uma Teoria da Globalização', 2001, Etnográfica, Vol.5 (2), pp. 303-323. COLEMAN William D. and SAJED Alina, 50 Key Thinkers in Globalization, 2013, London and New York: Routledge. ERIKSEN Thomas Hylland, What is Anthropology?, 2004, London, Ann Arbor MI: Pluto Press. FUENTES Augustín, The Creative Spark, How Imagination made Humans Exceptional, 2017, New York: Penguin Random House. HELD David and MOORE Henrietta L. (editors), Cultural Politics in a Global Age, Uncertainty, Solidarity and Innovation, 2007, Oxford: One World. KOPENAWA YANOMAMI Davi, 'Descobrindo os brancos', 1998, https://pib.socioambiental.org/pt/Sonho_das_origens/Descobrindo_os_Brancos NUSSBAUM Martha, Not for Profit Why Democracy Needs the Humanities, 2010, Princeton and Oxford: Princeton University Press. RIBEIRO Darcy, 'Uirá vai ao encontro de Maíra', 1982, in Ensaios de Etnologia e Indigenismo. São Paulo: Editora Paz e Terra. VIVEIROS De CASTRO Eduardo, Araweté, o Povo do Ipixuna, 2003, null, https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Arawet%C3%A9 WOLF Eric, Perilous Ideas: Race, Culture, People', 1994, Current Anthropology, vol. 35, number 1, February 1994.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24