Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5033
Acrónimo :
L5033
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral é fornecer um pano de fundo com aplicação prática de conceitos e abordagens empreendedoras, não para atuação como empreendedor independente, mas como agente empreendedor dentro de empresas á estabelecidas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada aluno deverá ser capaz de: 1 – Compreender o que é o empreendedorismo empresarial e explicar o quão vital pode ser para o sucesso das empresas, nomeadamente em ambientes cada vez mais turbulentos. 2 – Analisar de forma crítica a necessidade de as empresas incorporarem características empreendedoras através dos principais pilares da sua arquitetura: cultura, liderança, estrutura e estratégias. 3 – Exemplificar dos principais benefícios e obstáculos para a empresa desenvolver uma mentalidade empreendedora entre os seus recursos humanos. 4 – Desenvolver em equipa um projeto orgânico de novo negócio (com aderência à realidade).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução 2 - Arquitetura Empreendedora 3 - Recursos Humanos Empreendedores 4 - Desenvolvimento Orgânico de Novos Negócios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: Os conteúdos programáticos introdutórios (1), os relativos à arquitetura empreendedora (2) e os referentes aos recursos humanos (3) estão associados ao OA1, segundo o qual o aluno deverá ser capaz de sintetizar o que é o EE e explicar o quão vital pode ser para o sucesso das empresas. OA2: A arquitetura empreendedora (2) está associada ao OA2, que estipula que o aluno deverá ser capaz de analisar de forma crítica a necessidade de as empresas incorporarem características empreendedoras através dos principais pilares da sua arquitetura. OA3: Os recursos humanos empreendedores (3) estão associados ao OA3, no qual se preconiza que o aluno deverá ficar apto a dar exemplos dos principais benefícios e obstáculos para a empresa desenvolver uma mentalidade empreendedora. OA4: O desenvolvimento orgânico de novos negócios (4) está associado aos referidos OA1, OA2 e o OA3 e ao OA4, que estabelece que o aluno seja capaz de desenvolver em equipa um projeto orgânico de novo negócio.

Avaliação / Assessment


1 AO LONGO DO SEMESTRE 1.1 INDIVIDUAL - 35%: 1-1-1 Participação competente e assiduidade - 15% 1.1.2 Teste individual escrito (mínimo 9,5/20) - 20% 1.2 EM GRUPO - 65%: 1.2.1 Apresentação e discussão (mínimo 9,5/20) - 15% 1.2.2 Relatório (mínimo 9,5/20) - 50% 2 EXAME Exame individual escrito (mínimo 9,5/20) - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1 – Métodos de ensino diretos Serão usados sobretudo nos conteúdos programáticos introdutórios (1) e na parte inicial das aulas dos três restantes pontos programáticos (2, 3 e 4), aquando da apresentação das principais temáticas. Apesar do referido e como forma de tornar as aulas menos monótonas ou desinteressantes, além dos Powerpoints, haverá recurso a casos de estudo, ao Mentimiter e a vídeos (internet ou gravados para o efeito, por exemplo por empreendedores). 2 - Métodos de ensino experienciais Durante, mas sobretudo depois de uma primeira apresentação dos proncipais conceitos e problemáticas, serão usados com regularidade outros métodos com cariz mais construtivo. 2.1 Envolver e estimular Haverá lugar a momentos interativos entre alunos (dentro do grupo de trabalho ou no contexto da turma) e com o docente. Com frequência, os alunos serão estimulados a participar na aula, colocando questões ou respondendo a perguntas. Nalguns casos serão desafiados a fazê-lo em grupo, apresentando e gerando discussão em sala, se necessário com recurso porta-vozes por grupo. No final de algumas aulas, serão lançados “teasers” para a aula seguinte (individuais ou em grupo), os quais terão feedback do docente, de forma direta ou através do uso da informação gerada em sala. 2.2 Colaboração e feedback A colaboração entre alunos poderá ser em contexto de dinâmcias criadas em sala de aula, caso em que as respostas ou soluções terão feedback imediato da turma e do docente, ou no âmbito do trabalho de gupo final, caso em que haverá também feedback do docente fora de sala. 2.3 Pesquisa ativa No âmbito das atividades já mencionadas, ou noutras, os alunos serão incentivados a efetuar pesquisas em fontes relevantes, suscetíveis de suportar as propostas apresentadas. O docente deverá conduzir e ajudar a desenvolver os alunos na distinção daquilo que são ou não são fontes ajustadas e credíveis para o fim a atingir. 3 – Trabalho autónomo A UC contempla 113 horas de trabalho autónomo. Esse trabalho é individual (ex. aprofundamento da aula anterior ou preparação da aula seguinte), mas sobretudo em grupo (ex. reuniões de trabalho entre os elementos do grupo ou contactos com a empresa associada ao projeto a desenvolver). 4 – Tutoria em grupo A UC contempla 1,0 hora de orientação tutorial, dividida em duas sessões de 30 minutos, servindo as mesmas para os docentes efetuarem a monotorização dos trabalhos em desenvolvimento, para transmitirem reajustamentos e para promoverem o trabalho em equipa. 5 – Apresentações em grupo As apresentações efetuadas pelos alunos são seguidas de discussões com os colegas. O docente reforçará a discussão e o feedback.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3 têm associadas as mesmas metodologias de ensino e de avaliação. Assim, o OA1, OA2 e OA3 assentam em métodos de ensino diretos e experenciais, neste último caso contemplando muito envolvimento e estímulo (2.1), mas também muita colaboração e feedback (2.2). O trabalho autónomo é igualmente relevante (3). Por fim, partilham também os métodos de avaliação ao longo do semestre, a saber: participação competente e assiduidade (1.1.1) e teste individual escrito (1.1.2). O objetivo de aprendizagem 4 assentará sobretudo em métodos de ensino experienciais, a saber : envolver e estimular (2.1), colaboração e feedback (2.2) e pesquisa ativa (2.3). O trabalho autónomo (3), a tutoria em grupo (4) e as apresentações em grupo (5) são igualmente relevantes para o OA4. No que concerne à avaliação associada a este objetivo, ela é assegurada quer na componente individual (1.1), que rnaturalmente na componente em grupo (1.2). Em resumo, tem-se: OA:1 - Met.: 1; 2.1; 2.2; 3 – Aval.: 1.1 OA:2 - Met.: 1; 2.1; 2.2; 3 – Aval.: 1.1 OA:3 - Met.: 1; 2.1; 2.2; 3 – Aval.: 1.1 OA:4 - Met.: 2.1; 2.2; 2.3; 3; 4; 5 – Aval.: 1.1; 1.2

Observações / Observations


ESTATUTOS ESPECIAIS: Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente, ou o Coordenador da UC, na 1ª semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação. ODS: A escolha do ODS 8 justifica-se na medida em que os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas pelos alunos contribuem mais tarde para que as empresas e outras organizações tenham colaboradores mais eficientes, eficazes e produtivas. Contribuem também para a criação de emprego digno, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bento, Paulo (2023), Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo. - Burns, Paul (2020), Corporate Entrepreneurship and Innovation, Macmilan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson. - Martins, José M. (2017), À Descoberta do Novo Empreendedorismo & Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo. - Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill. - Carvalho, Luísa C.; Costa, Teresa G. da (2015), Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27