Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral é fornecer um pano de fundo com aplicação prática de conceitos e abordagens empreendedoras, não para atuação como empreendedor independente, mas como agente empreendedor dentro de empresas á estabelecidas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1 - Obter uma visão e compreensão razoável do empreendedorismo empresarial e explicar por que é vital para o sucesso das empresas, para permitir que elas se adaptem e se desenvolvam em ambientes cada vez mais interligados (e turbulentos). 2 - Compreender a necessidade de incorporar características empreendedoras na empresa através dos principais pilares da sua arquitetura: cultura, liderança (e gestão), estrutura (incluindo sistemas) e estratégias. 3 - Apreender por que razão e como os recursos humanos podem ser estimulados a desenvolver uma mentalidade empreendedora, desde a identificação de oportunidades no ambiente até à sua capacitação para fazer acontecer, para preencher as necessidades do mercado com produtos ou serviços inovadores. 4 - Explorar a necessidade, desafios, caminhos e processos de desenvolvimento interno de novos produtos ou expansão para novos mercados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Introdução 2 - Arquitetura Empreendedora 3 - Mentalidade Empreendedora 4 - Recursos Humanos Empreendedores 5 - Desenvolvimento Orgânico de Novos Negócios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA:1 - Programa: 1 OA:2 - Programa: 2 OA:3 - Programa: 3 a 5 OA:4 - Programa: 1 a 5
Avaliação / Assessment
AVALIAÇÃO PERIÓDICA 1. Indivídual 1.1 - Presença e participação - 10% 1.2 - Teste final (Mínimo de 7,5/20) - 50% 2.Grupo 2.1 - Trabalho em grupo - 40% AVALIAÇÃO ÚNICA Os alunos sem trabalhos periódicos serão avaliados em Janeiro (exame escrito - 100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aula típica: 1.1. Apresentação dos objetivos e dos fundamentos teóricos e conceptuais. 1.2. Os alunos são estimulados a envolver-se em discussões; 1.3. Uso de estudos de caso ou outros recursos práticos para desenvolver o pensamento crítico. 2. Algumas aulas também podem também incluir: 2.1. Discussões tutoriais dos trabalhos de grupo; 2.2. Palestras de convidados; 2.3. Apresentações dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA:1 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.2 OA:2 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.3 OA:3 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2, 2.3 OA:4 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2, 2.3
Observações / Observations
ESTATUTOS ESPECIAIS Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente, ou o Coordenador da UC, na 1ª semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Burns, Paul (2020), Corporate Entrepreneurship and Innovation, Macmilan. - Bento, Paulo (2023), Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson. - Martins, José M. (2017), À Descoberta do Novo Empreendedorismo & Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo. - Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill. - Carvalho, Luísa C.; Costa, Teresa G. da (2015), Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16