Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5033
Acrónimo :
L5033
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Inglês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral é fornecer um pano de fundo com aplicação prática de conceitos e abordagens empreendedoras, não para atuação como empreendedor independente, mas como agente empreendedor dentro de empresas á estabelecidas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1 - Obter uma visão e compreensão razoável do empreendedorismo empresarial e explicar por que é vital para o sucesso das empresas, para permitir que elas se adaptem e se desenvolvam em ambientes cada vez mais interligados (e turbulentos). 2 - Compreender a necessidade de incorporar características empreendedoras na empresa através dos principais pilares da sua arquitetura: cultura, liderança (e gestão), estrutura (incluindo sistemas) e estratégias. 3 - Apreender por que razão e como os recursos humanos podem ser estimulados a desenvolver uma mentalidade empreendedora, desde a identificação de oportunidades no ambiente até à sua capacitação para fazer acontecer, para preencher as necessidades do mercado com produtos ou serviços inovadores. 4 - Explorar a necessidade, desafios, caminhos e processos de desenvolvimento interno de novos produtos ou expansão para novos mercados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução 2 - Arquitetura Empreendedora 3 - Mentalidade Empreendedora 4 - Recursos Humanos Empreendedores 5 - Desenvolvimento Orgânico de Novos Negócios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA:1 - Programa: 1 OA:2 - Programa: 2 OA:3 - Programa: 3 a 5 OA:4 - Programa: 1 a 5

Avaliação / Assessment


AVALIAÇÃO PERIÓDICA 1. Indivídual 1.1 - Presença e participação - 10% 1.2 - Teste final (Mínimo de 7,5/20) - 50% 2.Grupo 2.1 - Trabalho em grupo - 40% AVALIAÇÃO ÚNICA Os alunos sem trabalhos periódicos serão avaliados em Janeiro (exame escrito - 100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aula típica: 1.1. Apresentação dos objetivos e dos fundamentos teóricos e conceptuais. 1.2. Os alunos são estimulados a envolver-se em discussões; 1.3. Uso de estudos de caso ou outros recursos práticos para desenvolver o pensamento crítico. 2. Algumas aulas também podem também incluir: 2.1. Discussões tutoriais dos trabalhos de grupo; 2.2. Palestras de convidados; 2.3. Apresentações dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA:1 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.2 OA:2 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.3 OA:3 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2, 2.3 OA:4 - Met. ensino: 1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2, 2.3

Observações / Observations


ESTATUTOS ESPECIAIS Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente, ou o Coordenador da UC, na 1ª semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Burns, Paul (2020), Corporate Entrepreneurship and Innovation, Macmilan. - Bento, Paulo (2023), Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson. - Martins, José M. (2017), À Descoberta do Novo Empreendedorismo & Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo. - Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill. - Carvalho, Luísa C.; Costa, Teresa G. da (2015), Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16