Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5035
Acrónimo :
L5035
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
72.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
225.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Dotar os alunos das ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projecto de investimento que suportem as opções da decisão de investir. 2. Preparar os alunos para a recolha de informação relevante para os projectos de investimento - qualitativa e quantitativa - utilizando as várias fontes de informação existentes. 3. Aplicar num projecto de investimento específico as metodologias de preparação e avaliação de um projecto de investimento para a tomada de decisão de investir de um modo correcto, rigoroso e detalhado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Análise de Contexto 2. Proposta de Solução 3. Modelo de Governo 4. Plano Económico e Financeiro 5. Business Model Canvas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explica: OA1: Pontos do Programa 1 a 5 OA2: Pontos do Programa 1 e 2 OA3: Pontos do Programa 1 a 5

Avaliação / Assessment


A avaliação processa-se em dois modelos: Avaliação Contínua e Exame. Avaliação Contínua Avaliação de Grupo: 60% - Milestones: 10%/cada (x5) - Shark Tank Académico: 10% Avaliação Individual: 40% - Dinâmicas de Grupo: 5% (x4) - Discussão Individual: 20% (mínimo de 8 valores) Exame (apenas estatutos especiais): 100% (mínimo de 10 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo da UC, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de compreensão global e sistémica de uma empresa para efeitos dum processo de preparação e avaliação de um projecto de investimento na mesma área de negócios, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1 a OA3 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA2 e OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Project Management Institute. 2017. PMBOK - Project Management Body of Knowledge. 6th Edition Pereira, L.; Lopes da Costa, R.; Antonio, N. 2020. Projeto Empresarial - A arte de criação de valor. Atual Editora. 1.ª Edição. European Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Australian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia. European Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects. Australian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia. Business Case Institute. 2016. BCBOK - Business Case Body of Knowledge. Business Case Institute. 1st Edition Pereira, L. 2014. Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real. Bnomics. 1.ª Edição

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16