Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5037
Acrónimo :
L5037
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A presente UC tem como objectivo geral disponibilizar aos alunos uma visão abrangente da gestão logística de uma organização, salientando o planeamento, a implementação, a gestão e a melhoria dos sistemas que permitem o apoio ao fluxos físicos e informacionais, no intuito de gerar valor para o cliente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1.: Identificar os componentes do sistema logístico e esboçar os fluxos físicos e informacionais; OA2.: Identificar e descrever as actividades logísticas de uma organização; OA3.: Descrever e explicar os atributos logísticos; OA4.: Identificar modos de melhoria do valor ao cliente numa perspectiva logística; OA5.: Identificar as vantagens e inconvenientes da centralização e descentralização da compra e do abastecimento; OA6.: Utilizar modelos localizar infra-estruturas logísticas; OA7.: Estimar a dimensão mais ajustada para uma instalação logística; OA8.: Desenvolver layouts de armazéns; OA9.: Classificar e localizar os produtos armazenados num armazém; OA10.: Identificar e descrever os diferentes equipamentos num armazém; OA11.: Descrever o funcionamento do JIT, QR e CPFR; OA12.: Comparar e escolher o modo de transporte; OA13.: Determinar as rotas mais eficientes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.: Conceitos básicos em logística e gestão logística: valor, atributos, fluxos, actividades, processo; CP2.: Serviço ao cliente e o contributo logístico para o serviço ao cliente; CP3.: Compra e abastecimento: centralização e descentralização; CP4.: Localização de instalações logísticas; CP5.: Dimensionamento de infra-estruturas; CP6.: Organização do espaço em armazém e equipamentos; CP7.: JIT, QR e CPFR; CP8.: Design e gestão do sistema de transporte.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1 OA2. - CP1 OA3. - CP1 OA4. - CP2 OA5. - CP3 OA6. - CP4 OA7. - CP5 OA8. - CP6 OA9. - CP6 OA10. - CP6 OA11. - CP7 OA12. - CP8 OA13. - CP8

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua Resolução de pequenos casos e questões em aula - 15% Trabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) - 35% Teste final - 50% Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre Exame final - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1) Expositivas, salientando os referências teóricos de base; 2) Participativas, com análise e resolução de exercícios (TA= 10*3=30 horas; 3) Participativas, com análise e discussão de caso de estudo (TA=1*5=5 horas); 4) Activas, com realização de trabalho de grupo numa empresa real (TA=50 horas); 5) Auto-estudo (TA=26+2=28 horas).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Expositivas, salientando os referências teóricos de base: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 - Participativas, com análise e resolução de exercícios: OA 6, 7, 8, 9, 12 e 13 - Participativas, com análise e discussão de caso de estudo: OA 1, 2, 3 e 4 - Activas, com realização de trabalho de grupo numa empresa real: OA 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10 - Auto-estudo: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carvalho, J. C., 2017, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rushton, A., Croucher, P., Baker, P. (2010) The handbook of Logistics and Distribution Management, 4ª edição, Kogan Page Stock, J. e Lambert, D., 2000, Strategic Logistics Management, 4ª edição. Ballou, R. H., 1998, Business Logistics Management, 4ª edição, Prentice Hall. Bowersox, D. J., Closs, D. J. e M. B. Cooper, 2010, Supply chain Logistics Management, McGraw-Hill. Christopher, M., 2011, Logistics and Supply Chain Management, 4ª edição, Pitman Publishing. Grant, D., 2012, Logistics Management, Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16