Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender o papel da qualidade no contexto organizacional de modo a contribuir para a sua melhoria sustentável. Capacitar os (as) alunos (as) para o desenvolvimento, análise e aplicação das ferramentas necessárias à integração dos Processos nos sistemas de gestão. Analisar os desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos devem ser capazes de: OA1: Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento OA2: Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão OA3: Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações OA4:Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Enquadramento (objetivo, noções da importância e da interligação com outras áreas, evolução ao longo da história, gurus das gestão da qualidade, 7 Princípios de Gestão da Qualidade, glossário) 2.Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade 3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) 4.Mapear Processos e identificação de KPI´s 5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade 6. Programas de Melhoria da Qualidade 7.Avaliação da Qualidade 8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor Diferença entre mapeamento do processo, definição da cadeia de valor e mapeamento do fluxo de valor. Melhoria contínua e as metodologias Lean e Six Sigma. 9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI Evolução histórica das 4 épocas de qualidade Novos desafios: *A importância da Tecnologia nos sistemas de gestão. *Processo de gestão de riscos e ISO 31000:2018 *Enfoque na eficácia do SGQ *Sustentabilidade *Satisfação dos Stakeholders
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem relacionam-se com os conteúdos programáticos do seguinte modo: OA1 - Pontos 1,2,3 e 4 do programa OA2 - Pontos 5 e 6 do programa OA3 - Ponto 4,5,6,7,8,9 do programa OA4 - Ponto 3,7,8,9 do programa
Avaliação / Assessment
Métodos a utilizar no decurso do semestre: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação -Participativo com análise e discussão de casos de estudo. -Activo com realização de trabalhos individuais. -Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo. | A) ÉPOCA 1 (Avaliação Periódica): 1.1 Assiduidade(min80%) 1.2 Trabalho de grupo final(40%) 1.3 Frequência escrita individual (60%) Notas mínimas parciais de 8 valores cada (1.2, 1,3) Ou 2. Exame escrito individual (100%) Nota mínima 10 valores B) ÉPOCA 2 (Sem aprovação na Época 1): Exame escrito individual (100%) Nota mínima de 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Métodos a utilizar no decurso do semestre: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação -Participativo com análise e discussão de casos de estudo. -Activo com realização de trabalhos individuais. -Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos a utilizar no decurso do semestre estão interligados com os objetivos de aprendizagem de acordo com a listagem seguinte: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e normas - Todos os pontos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação ? 2, 3 e 4 - Participativo com análise e discussão de casos de estudo ? 7, 8 e 9 -Ativo com realização de trabalhos individuais ? 7 -Ativo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo ? 3, 4, 5,7,9
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Sem requisitos de assiduidade. O Trabalho Individual será implementado com o Blackboard. O teste e exame de 1ª Época serão implementados com o Blackboard e ZOOM. O exame de 2ª Época seguirá as orientações do ISCTE-IUL quanto à opção presencial/online. Predominantemente, seguirá o padrão de conteúdos da 1ª Época. Trabalho individual, teste e exames de 1ª e 2ª Épocas serão com consulta e cobrirão toda a matéria. Parametrização de trabalho, teste e exames: cada estudante terá um trabalho/teste diferente através de uma reconfiguração electrónica aleatória das perguntas e respostas independentes (se for o caso). Cada questão aparecerá isoladamente no écran. O tempo de execução é controlado para o teste e exames. É possível retornar à questão anterior depois da resposta ter sido dada. Depois de entregue o teste, exame ou trabalho não pode ser acedido de novo. Utilizar-se-ão questões de resposta múltipla independente no trabalho individual. Cada duas respostas erradas anulam uma boa, no máximo, ou, a anulação poderá ocorrer em proporção semelhante, no caso das respostas múltiplas independentes. O teste e exames não conterão questões com respostas múltiplas mas, em alternativa, favorecerão as questões abertas com respostas longas ou curtas. Durações previstas: 1) Duração Total do Teste: ?1h30m, tempo controlado; 2) Duração Total dos Exames: ?2h00m, tempo controlado. Respeitar-se-ão as datas e horas marcadas, excepto se forem decididos ajustamentos nas horas por conveniência dos alunos no exterior, de acordo com as regras institucionais. Datas limite para o Trabalho Individual no que concerne a Abertura/Fecho da Entrega: 18/21 de Maio de 2020, 12h BST (sem tempo de execução estritamente controlado).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
International Organization for Standardization (2015). Quality management systems requirements (9001:2015) https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems? Fundamentals and vocabulary (9001:2015) Pires, A.R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Industria, Serviços, Administração Pública e educação, Edições Sílabo. Goetsch, David L. and Stanley Davis (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality.9th Edition, New Jersey, Pearson Education, Inc.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
European-Accredition.org Acordos EA - www.ceoq.com - www.enac.es - www.bsi.uk - www.eic.pt - www.certif.pt - www.apcer.pt Sites de Entidades certificadoras: Juran, J.M and Godfrey,A.B.(1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, MC Graw Hill International Editions.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16