Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5044
Acrónimo :
L5044
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender o papel da qualidade no contexto organizacional de modo a contribuir para a sua melhoria sustentável. Capacitar os (as) alunos (as) para o desenvolvimento, análise e aplicação das ferramentas necessárias à integração dos Processos nos sistemas de gestão. Analisar os desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos devem ser capazes de: OA1: Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento OA2: Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão OA3: Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações OA4:Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Enquadramento (objetivo, noções da importância e da interligação com outras áreas, evolução ao longo da história, gurus das gestão da qualidade, 7 Princípios de Gestão da Qualidade, glossário) 2.Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade 3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) 4.Mapear Processos e identificação de KPI´s 5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade 6. Programas de Melhoria da Qualidade 7.Avaliação da Qualidade 8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor Diferença entre mapeamento do processo, definição da cadeia de valor e mapeamento do fluxo de valor. Melhoria contínua e as metodologias Lean e Six Sigma. 9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI Evolução histórica das 4 épocas de qualidade Novos desafios: *A importância da Tecnologia nos sistemas de gestão. *Processo de gestão de riscos e ISO 31000:2018 *Enfoque na eficácia do SGQ *Sustentabilidade *Satisfação dos Stakeholders

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem relacionam-se com os conteúdos programáticos do seguinte modo: OA1 - Pontos 1,2,3 e 4 do programa OA2 - Pontos 5 e 6 do programa OA3 - Ponto 4,5,6,7,8,9 do programa OA4 - Ponto 3,7,8,9 do programa

Avaliação / Assessment


Métodos a utilizar no decurso do semestre: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação -Participativo com análise e discussão de casos de estudo. -Activo com realização de trabalhos individuais. -Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo. | A) ÉPOCA 1 (Avaliação Periódica): 1.1 Assiduidade(min80%) 1.2 Trabalho de grupo final(40%) 1.3 Frequência escrita individual (60%) Notas mínimas parciais de 8 valores cada (1.2, 1,3) Ou 2. Exame escrito individual (100%) Nota mínima 10 valores B) ÉPOCA 2 (Sem aprovação na Época 1): Exame escrito individual (100%) Nota mínima de 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Métodos a utilizar no decurso do semestre: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação -Participativo com análise e discussão de casos de estudo. -Activo com realização de trabalhos individuais. -Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos a utilizar no decurso do semestre estão interligados com os objetivos de aprendizagem de acordo com a listagem seguinte: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e normas - Todos os pontos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação ? 2, 3 e 4 - Participativo com análise e discussão de casos de estudo ? 7, 8 e 9 -Ativo com realização de trabalhos individuais ? 7 -Ativo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo ? 3, 4, 5,7,9

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Sem requisitos de assiduidade. O Trabalho Individual será implementado com o Blackboard. O teste e exame de 1ª Época serão implementados com o Blackboard e ZOOM. O exame de 2ª Época seguirá as orientações do ISCTE-IUL quanto à opção presencial/online. Predominantemente, seguirá o padrão de conteúdos da 1ª Época. Trabalho individual, teste e exames de 1ª e 2ª Épocas serão com consulta e cobrirão toda a matéria. Parametrização de trabalho, teste e exames: cada estudante terá um trabalho/teste diferente através de uma reconfiguração electrónica aleatória das perguntas e respostas independentes (se for o caso). Cada questão aparecerá isoladamente no écran. O tempo de execução é controlado para o teste e exames. É possível retornar à questão anterior depois da resposta ter sido dada. Depois de entregue o teste, exame ou trabalho não pode ser acedido de novo. Utilizar-se-ão questões de resposta múltipla independente no trabalho individual. Cada duas respostas erradas anulam uma boa, no máximo, ou, a anulação poderá ocorrer em proporção semelhante, no caso das respostas múltiplas independentes. O teste e exames não conterão questões com respostas múltiplas mas, em alternativa, favorecerão as questões abertas com respostas longas ou curtas. Durações previstas: 1) Duração Total do Teste: ?1h30m, tempo controlado; 2) Duração Total dos Exames: ?2h00m, tempo controlado. Respeitar-se-ão as datas e horas marcadas, excepto se forem decididos ajustamentos nas horas por conveniência dos alunos no exterior, de acordo com as regras institucionais. Datas limite para o Trabalho Individual no que concerne a Abertura/Fecho da Entrega: 18/21 de Maio de 2020, 12h BST (sem tempo de execução estritamente controlado).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


International Organization for Standardization (2015). Quality management systems requirements (9001:2015) https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems? Fundamentals and vocabulary (9001:2015) Pires, A.R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Industria, Serviços, Administração Pública e educação, Edições Sílabo. Goetsch, David L. and Stanley Davis (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality.9th Edition, New Jersey, Pearson Education, Inc.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


European-Accredition.org Acordos EA - www.ceoq.com - www.enac.es - www.bsi.uk - www.eic.pt - www.certif.pt - www.apcer.pt Sites de Entidades certificadoras: Juran, J.M and Godfrey,A.B.(1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, MC Graw Hill International Editions.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16