Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa compreender o papel da qualidade no contexto organizacional de modo a contribuir para a sua melhoria sustentável. Capacitar os (as) alunos (as) para o desenvolvimento, análise e aplicação das ferramentas necessárias à integração dos Processos nos sistemas de gestão. Analisar os desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos devem ser capazes de: OA1: Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento OA2: Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão OA3: Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações OA4:Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Enquadramento (objetivo, noções da importância e da interligação com outras áreas, evolução ao longo da história, gurus das gestão da qualidade, 7 Princípios de Gestão da Qualidade, glossário) 2.Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade 3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) 4.Mapear Processos e identificação de KPI´s 5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade 6. Programas de Melhoria da Qualidade 7.Avaliação da Qualidade 8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor Diferença entre mapeamento do processo, definição da cadeia de valor e mapeamento do fluxo de valor. Melhoria contínua e as metodologias Lean e Six Sigma. 9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI Evolução histórica das 4 épocas de qualidade Novos desafios: *A importância da Tecnologia nos sistemas de gestão. *Processo de gestão de riscos e ISO 31000:2018 *Enfoque na eficácia do SGQ *Sustentabilidade *Satisfação dos Stakeholders
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem relacionam-se com os conteúdos programáticos do seguinte modo: OA1 - Pontos 1,2,3 e 4 do programa OA2 - Pontos 5 e 6 do programa OA3 - Ponto 4,5,6,7,8,9 do programa OA4 - Ponto 3,7,8,9 do programa
Avaliação / Assessment
A) ÉPOCA 1 (Avaliação Periódica): 1.1 Assiduidade(min80%) 1.2 Trabalho de grupo final(40%) 1.3 Frequência escrita individual (60%) Notas mínimas parciais de 8 valores cada (1.2, 1,3) Ou 2. Exame escrito individual (100%) Nota mínima 10 valores B) ÉPOCA 2 (Sem aprovação na Época 1): Exame escrito individual (100%) Nota mínima de 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os métodos a utilizar no decurso do semestre estão interligados com os objetivos de aprendizagem de acordo com a listagem seguinte: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e normas - Todos os pontos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação 2, 3 e 4 - Participativo com análise e discussão de casos de estudo 7, 8 e 9 -Ativo com realização de trabalhos individuais 7 -Ativo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo 3, 4, 5,7,9
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Métodos a utilizar no decurso do semestre: -Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos -Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação -Participativo com análise e discussão de casos de estudo. -Activo com realização de trabalhos individuais. -Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo.
Observações / Observations
N/A
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Goetsch, David L. and Stanley Davis (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality.9th Edition, New Jersey, Pearson Education, Inc. Pires, A.R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Industria, Serviços, Administração Pública e educação, Edições Sílabo. Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems? Fundamentals and vocabulary (9001:2015) International Organization for Standardization (2015). Quality management systems requirements (9001:2015) https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
De Feo, J. (2016). Juran's Quality Handbook: The complete guide to performance excellence. 7th edition. McGraw Hill. Sites de Entidades certificadoras: - www.apcer.pt - www.certif.pt - www.eic.pt - www.bsi.uk - www.enac.es - www.ceoq.com Acordos EA European-Accreditation.org
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22