Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC tem como objetivo geral disponibilizar aos alunos uma visão abrangente da gestão da cadeia de abastecimento, quer a nível estratégico quer a nível tático, permitindo aos alunos definir a estrutura, a estratégia, o posicionamento dos stocks, o sistema de informação e gerir riscos na cadeia de abastecimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: Definir a estrutura cadeia de abastecimento e identificar a estratégia mais adequada; OA2: Planear a oferta na cadeia de abastecimento; OA3: Coordenação na cadeia de abastecimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à Gestão da Cadeia de Abastecimento: da Logística à Cadeia de Abastecimento; CP2: Análise e Estrutura da Cadeia de Abastecimento; CP3: A Integração da Cadeia de Abastecimento; CP4: Estratégias na Cadeia de Abastecimento; CP5: Métricas na Cadeia de Abastecimento; CP6.: Gestão da Complexidade da Cadeia de Abastecimento; CP7.: Integração do Serviço e Processos na Cadeia de Abastecimento; CP8.: Desenho da Cadeia de Abastecimento - Dimensionamento e decisões nos principais vetores; CP9.: Gestão do risco na Cadeia de Abastecimento; CP10.: Internacionalização da Cadeia de Abastecimento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1 a CP5 OA2. - CP6 a CP8 OA3. - CP9 a CP10
Avaliação / Assessment
Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1) Expositivas, salientando os referências teóricos de base; 2) Participativas, com análise e resolução de exercícios; 3) Participativas, com análise e discussão de casos de estudo; 4) Ativas, com análise e discussão de casos; 5) Autoestudo. | Opção 1: Avaliação contínua (assiduidade > 80%): Participação em aula - 10% Trabalho final de grupo - 40% Teste final - 50% Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final. Nota mínima de passagem: 10 valores. Opção 2: Avaliação no final do semestre Exame final - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1) Expositivas, salientando os referências teóricos de base; 2) Participativas, com análise e resolução de exercícios; 3) Participativas, com análise e discussão de casos de estudo; 4) Ativas, com análise e discussão de casos; 5) Autoestudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA): - Expositivas, salientando os referências teóricos de base; - Participativas, com análise e resolução de exercícios; - Participativas, com análise e discussão de caso de estudo; - Ativas, com realização de trabalho de grupo numa empresa real; - Autoestudo.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chopra, S. (2019). Supply chain management : strategy, planning, and operation, 7ª edição, Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Simchi-Levi, D.; Kaminsky, P.; Simchi-Levi, E. (2007). Designing & Managing the supply chain - concepts, strategies & case studies, 3ª edição, McGraw-Hill. Naylor, J.B.; Naim, M.M.; Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain. International Journal of Production Economics, 62, 107-118. Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61. Lee, H. (2004). The Triple-A Supply Chain. Harvard Business Review, 82, 20, pp. 102-112. Lee, H. (1997). The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, Spring pp. 93-102. Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119. Lambert, D. (2004). The eight essential supply chain management processes, Supply Chain Management Review, 8, 6, pp. 18-26 Fisher, M. (1997). What is the right supply chain for your product?, Harvard Business Review, 75(2), 105-116. Cohen, S.; Roussel, J. (2005). Strategic Supply Chain Management: The Five Disciplines for Top Performance. McGraw-Hill. Christopher, M. (2000). The agile supply chain. Industrial Marketing Management, 29, 37-44. Carvalho, J.C. (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo. Bucklin, L. (1965). Postponement, Speculation and the Structure of Distribution Channels. Journal of Marketing Research, 2, pp. 26-31. Bolstorff, P.; Rosenbaum, R. (2008) Supply Chain Excellence: A Handbook for Dramatic Improvement Using the SCOR Model, 2ª Edição, Amacom.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16