Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5048
Acrónimo :
L5048
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a Gestão do Retalho, gestão de sortidos, planeamento de compras, e com a gestão de lojas e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender a importância e o papel da Gestão do Retalho 2. Identificar os tipos de retalhistas e as suas características, com destaque para a realidade portuguesa 3. Compreender opções estratégicas no retalho 4. Resolver problemas de localização em retalho. 5. Compreender o processo de gestão do merchandising 6. Identificar os principais desafios na gestão de uma loja.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão do Retalho . Introdução ao mundo do retalho; . Tipos de retalhistas; . O retalho em Portugal (e na Europa); . Retalho multicanal . O comportamento na compra; 2. Teoria dos Canais de Distribuição (Bucklin) 3. Estratégia empresarial no retalho . Construção de vantagens competitivas; . Definição e medição de objectivos; . Localização no retalho; . A gestão dos relacionamentos (cliente e fornecedor) no retalho; . Internacionalização do Retalho 4. Gestão do merchandise . Gestão do sortido; . Planeamento das compras; . Pricing no retalho; 5. Gestão da loja . Actividades de loja; . Layout, design e apresentação; . Serviço ao cliente. . Loja on-line (B2C)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2: 1) A Gestão do retalho 2) Teoria dos Canais de Distribuição OA3 e AO4: 3) Estratégia empresarial no retalho OA5: 4) Gestão do merchandise OA6: 5) Gestão da loja

Avaliação / Assessment


A) Avaliação Contínua: 1. Participação nas aulas (10%) 2. Trabalho grupos - casos curtos (20%) 3: Trabalho grupos - casos abrangentes (10%) 4. Frequência individual intercalar sem consulta (10%) 5. Teste final individual sem consulta (50%) Aprovação é obtida com a média ponderada das cinco componentes com valor igual ou superior a 10 em 20 e um mínimo de 8 valores em cada componente B) Exame final: individual sem consulta (100%). Aprovação com valor igual ou superior a 10 em 20.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. 3. Metodologias participativas com análise e discussão de pequenos casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 4. Metodologias activas com realização de trabalhos individuais e de grupo. 5. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência --- transversal a todas as OAs 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação --- OA4 e OA5 3. Metodologias participativas com análise e discussão de pequenos casos de estudo, e textos de apoio e leitura --- transversal a todas as OAs 4. Metodologias activas com realização de trabalhos individuais e de grupo --- transversal a todas as OAs 5. Auto-estudo - transversal a todas as OAs

Observações / Observations


- O horário de dúvidas é segundas-feiras 12:00 - 13:00 horas no gabinete (D414) por marcação (email). - Em avaliação contínua é exigido 80% de presenças em aula. - Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Levy, Michael e Weitz, Barton A., 2007, Retailing Management, 8th edition, McGraw-Hill. (support) - Berman, Barry & Joel R. Evans (2013). Retail Management: International Edition. Pearson (12th edition), UK.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


. Peris, Salvador Miquel Peris; Guerrero, Francisca Parra; Lhermie, Christian e Romero, Mª José Miquel; 1999; Distribution Comercial; 3ª Edición, ESIC - Madrid. . Paz, Hugo Rodolfo; 2000; Canales de Distribucion, estratégia y logística comercial; 2ª Edición; Ugerman Editor. . Fernie, J.; Fernie, S.; Moore, C.; 2003; Principles of Retailing ; Butterworth Heinemann, London. . Coughlan, A.T.; Anderson, E.; Stern, L.W., El-Ansary, A.I.; 2006; Marketing Channels (Seventh Edition); (Pearson International) Prentice Hall. . Johnston, Robert, Clark, Graham & Michael Shulver (2012). Service Operations Management, Improving Service delivery. Pearson (4th edition), UK.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16