Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5052
Acrónimo :
L5052
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo promover a concepção estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para: 1. Salientar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização. 2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular 3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte. 4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução 2) RH nas operações - Estratégia de RH - Green human resource management and firms? sustainability performance 3) Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho - Circular Economy business models for organizations - Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management - Perspetiva de cadeia de abastecimento - Outsourcing na cadeia de abastecimento - Smart industry and the pathways to HRM 4.0 4) Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas - Processos: mapeamento, análise e melhoria - Organização do espaço - (re)designing Industry 4.0-enabled work system 5) Conceção da tarefa - Definição, viabilidade - Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT 6) Medida do trabalho - Base conceptual - Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção - Observações instantâneas: dados, observações, fração - Methods-time measurement

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4, CP5, CP6

Avaliação / Assessment


Dois sistemas alternativos: A. Avaliação contínua: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Wilson, F. (2010). Organizational behaviour & work. 3rd. Ed. UK, Oxford Univ. press - Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2013). Operations management. 7th edition, Pearson Ltd., UK - Reid, R. & Sanders, N. (2011). Operations management. 4th Ed., John Wiley & Sons, USA. - Johnston, R. & Staughton, R. (2009). Establishing and developing strategic relationships - the role for operations managers. International Journal of Operations & Production Management, 29, 6, 564-590. - Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional. 6ª ed. Lisboa, ISCSP Ed

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Mintzberg, H. (1979). The structuring of organisations. Prentice-Hall International Inc., USA. - Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers. - Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing - Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16