Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo promover a concepção estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para: OA1. Clarificar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização. OA2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular OA3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte. OA4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução CP2 RH nas operações Estratégia de RH Green human resource management and firms? sustainability performance CP3 Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho Circular Economy business models for organizations Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management Perspetiva de cadeia de abastecimento Outsourcing na cadeia de abastecimento Smart industry and the pathways to HRM 4.0 CP4 Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas Processos: mapeamento, análise e melhoria Organização do espaço (re)designing Industry 4.0-enabled work system CP5 Conceção da tarefa Definição, viabilidade Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT CP6 Medida do trabalho Base conceptual Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção Observações instantâneas: dados, observações, fração Methods-time measurement
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1-CP2 irão expor os estudantes à relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização (OA1). Os conteúdos CP3-CP4 permitirão enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular (OA2). Além disso, os conteúdos CP4-CP6 ajudarão a enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e dos processos de que fazem parte (OA3). Por fim, o conteúdo CP6 capacitará os estudantes a identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto, bem como na medição da eficiência (OA4). Dessa forma, os conteúdos programáticos demonstram coerência com os objetivos de aprendizagem, promovendo uma compreensão holística e estratégica dos sistemas de trabalho, alinhada com as tendências modernas e as necessidades organizacionais.
Avaliação / Assessment
A. Avaliação ao longo do semestre: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste final escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 9.5 valores e nota mínima de 7.5 valores no teste final escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual (100%) Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua. Aprovação obtida com avaliação superior a 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de exercícios prático em sala de aula; 3. Ativas e Experimentais: com desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo; 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de exercícios práticos, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos pelo desenvolvimento dos trabalhos de grupo e individuais, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2022). Operations management. 10th edition, Pearson Ltd., UK Wilson, F. (2018).Organizational behaviour & work. 5th Ed. UK, Oxford Univ. press Reid, R. & Sanders, N. (2017). Operations management. 5th Ed., John Wiley & Sons, USA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mintzberg, H. (1979). The structuring of organisations. Prentice-Hall International Inc., USA. Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers. Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30