Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5053
Acrónimo :
L5053
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento de competências de aconselhamento de carreira. Desenvolver a capacidade de diagnóstico e avaliação crítica de políticas de gestão de carreiras e de remuneração. Desenvolver a capacidade de conceber um esquema de remuneração variável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Efectuar um diagnóstico individual de competências aplicado a um contexto de aconselhamento de carreira; 2. Saber diagnosticar perspectivas de carreiras dentro de uma organização; 3. Saber conduzir um processo de qualificação de funções; 4. Identificar diferentes componentes da remuneração; 5. Relacionar algumas componentes da remuneração e as teorias motivacionais; 6. Saber conceber um esquema de remuneração variável ; 7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias; a de remuneração variável ; 7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução Contextos e sistemas de carreiras e recompensas 2. Carreiras na perspectiva do indivíduo - Aconselhamento de carreira - Coaching de carreira e mentoring - Diagnóstico pessoal de interesses e potencial - Novas formas de trabalho - Incompatibilidades entre as carreiras profissionais e vida familiar 3. Carreiras na perspectiva organizacional - Teorias sobre o desenvolvimento de carreiras - Planeamento de RH e gestão da sucessão - Políticas de retenção e desvinculação - Enquadramento legal - Qualificação de funções e efeitos na politica de carreiras e recompensas 4. Conceitos de remuneração e suas implicações - Definições de remuneração - Benefícios - Tipos de remuneração variável - Massas salariais e impactos financeiros - Enquadramento legal - Equidade interna e equidade externa - Relação entre teorias da remuneração e as teorias da motivação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os estudantes desenvolvam as suas competências de aconselhamento de carreira nas diferentes fases do ciclo de exploração de carreira (OA 1, OA 2), serão apresentados os principais conceitos da gestão individual de carreiras nomeadamente as fases de exploração da carreira (P 1, P2). É dada particular atenção ao diagnostico de competências e interesses de forma a desenvolver as capacidades analíticas dos estudantes. Para que se desenvolva a capacidade de análise crítica das políticas organizacionais de gestão de carreiras e de remunerações (OA 3, OA 4, OA 5, OA 6) serão expostos os conteúdos teóricos relacionados com a definição de qualificação de funções e constrangimentos organizacionais das políticas de carreiras (P3) bem como as principais características das políticas de remunerações e sua articulação com as políticas de carreiras (P 4)

Avaliação / Assessment


Para o desenvolvimento das competências de aconselhamento de carreira e análise das políticas de carreiras e remunerações serão usadas as seguintes metodologias: - Exposição oral - Experiências simuladas - Resolução de exercícios - Trabalhos colectivos | - Frequência escrita (50%). - Acompanhamento de um processo de aconselhamento de carreira (40%) - Participação num processo de recrutamento (10%) - Os alunos que não entregarem qualquer trabalho , obtenham menos de 9 valores em qualquer avaliação ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para o desenvolvimento das competências de aconselhamento de carreira e análise das políticas de carreiras e remunerações serão usadas as seguintes metodologias: - Exposição oral - Experiências simuladas - Resolução de exercícios - Trabalhos colectivos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os estudantes desenvolvam as suas competências de aconselhamento de carreira nas diferentes fases do ciclo de exploração de carreira (OA 1, OA 2), serão apresentados os principais conceitos teóricos e efectuados exercícios práticos. Simultaneamente será desenvolvido uma simulação durante várias aulas em que os alunos terão oportunidade de participar na aplicação de instrumentos de avaliação, efectuar auto-avaliação, e conduzir uma sessão de acompanhamento de carreira Para que se desenvolva a capacidade de análise crítica das políticas organizacionais de gestão de carreiras e de remunerações (OA 3, OA 4, OA 5, OA 6) serão expostos os conteúdos teóricos e resolvidos exercícios práticos. Para desenvolver a capacidade crítica e possibilitar a concepção parcial de políticas de carreiras e de remuneração variável os alunos efetuarão trabalhos colectivos e apresentações orais sobre casos reais.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Wright, A. (2004). Reward management in context. London: CIPD. - Taylor, S. (2010). Resourcing and talent management - Nathan, R. & Hill, L. (2006), Career Counselling. Sage Publications - Greenhaus, J. H., Callanan, G. A. & Godshalk, V. M. (2009). Career management. The Dryden Press, Harcourt College Publishers.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Spencer,L. e Spencer, M. (1993), Competence at work. Wiley - Greene R. (2011). Rewarding performance, Routdledge - Duarte, H. (2015). Gestão de Remunerações. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes e H. Duarte (eds) GRH para gestores. RH Editora - Bolles, R. (2010). De Que Cor É o Seu Pára-Quedas? Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira. Actual Editora - Armstrong, M. & Murlis, H. (2004), Reward Management, Kogan Page

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16