Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5054
Acrónimo :
L5054
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes um conhecimento teórico e aplicado sobre os sistemas e as técnicas de gestão e avaliação de desempenho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Caracterizar os sistemas de gestão de desempenho mais comuns e a sua validação; OA2. Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de gestão de desempenho; OA3. Descrever as principais características da entrevista da avaliação de desempenho OA4. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na formação em gestão de desempenho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Enquadramento da gestão de desempenho na política e nos sistemas de gestão de recursos humanos 2. Objetivos da gestão de desempenho 3. Instrumentos da avaliação de desempenho 4. Princípios psicométricos 5. Fontes da avaliação de desempenho 6. A comunicação na gestão de desempenho 7. Formação em gestão de desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático (CP) 1-Enquadramento da GD na política e nos sistemas de GRH encontra-se associado ao objetivo de aprendizagem (OA) 1- Caracterizar os sistemas de GD mais comuns e a sua validação, na medida em que aborda a sua integração na GRH, a análise modelos de organizações nacionais e internacionais com relevo na área, e ainda as suas implicações. Os CP2- Objetivos da GD, CP3- Instrumentos de avaliação de desempenho, CP4- Princípios psicométricos e CP5- Fontes de GD são os blocos que aprofundam os conceitos-chave da UC, pelo que respondem ao OA2- Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de GD. O CP 6- A Comunicação na GD e P7. Formação em GD abordam o ciclo de GD, as entrevistas e modelos de formação em GD, respondendo aos OA3- Descrever as principais características da entrevista da avaliação de desempenho e OA4- Caracterizar as principais componentes na formação em GD. Em síntese: P1 – OA1 P2, P3, P4, P5 – OA2 P6, P7 – OA3, OA4

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 20%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. - Prova individual, representa os restantes 50% da nota final. Este teste pretende avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais e a aplicação da gestão de desempenho. O teste terá a duração de 1 hora e 15 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,0/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 1 hora e 45 minutos e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através das apresentações dos trabalhos individuais, exercícios em aula, como por exemplo o treino de situações reais e análise de vídeos de entrevistas de desempenho. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto, realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1)é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OA 1, 2, 3 e 4). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através das apresentações dos trabalhos individuais, exercícios em aula, como por exemplo o treino de situações reais e análise de vídeos de entrevistas de desempenho. Para além dos exercícios em aula, um dos elementos de avaliação da UC é a participação dos estudantes nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA 1, 2 e 3. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 2, 3 e 4. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho individual e do trabalho de campo e preparação para o teste individual. MEA 1- OA 1, OA 2, OA 3, OA 4; MEA 2 - OA 1, OA 2, OA 3; MEA 3- OA 2, OA 3, OA 4; MEA 4- OA 1, OA 2, OA 3, OA 4.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Aguinis, H. (2019). Performance management for dummies. New Jersey: John Wiley Sons, Inc. - Armstrong, M. e Taylor, S. (2020). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (15th ed), Londres: Kogan. - Bauwens, R., Audenaert, M., & Decramer, A. (2024). Performance management systems, innovative work behaviour and the role of transformational leadership: an experimental approach. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 11(1), 178-195. - Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson. - Arvey, R. and Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168. - Fletcher, C., Williams, R. (2016). Appraisal improving performance and developing the individual. London: Routledge. - Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. - Kaplan, S. e Norton, D. (1996). “Using the balanced scorecard as a strategic management system” in Harvard Business Review, Jan-Fev. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication - Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. - Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. Vol. 43, p. 9-25. - Spencer, L. and Spencer, S. (1993). Competence at work – models for superior performance. USA: John Wiley & Sons, Inc. - Weber, A. (1995). Making performance appraisals consistent with a quality environment, Quality Progress, Vol. 28, p.65-70.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-14