Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5056
Acrónimo :
L5056
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os fundamentos básicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), no que se refere à gestão dos riscos, prevenção de acidentes de trabalho e promoção de ambientes de trabalho saudáveis, considerando o enquadramento e legislação em vigor sobre os temas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os estudantes deverão: A. Identificar a importância da segurança e da saúde no trabalho; B. Analisar o papel da Gestão de Recursos Humanos na promoção de uma cultura de segurança; C. Descrever as obrigações da Gestão em termos de objetivos e de aplicação; D. Conceber e apresentar planos específicos de SST, integrados na política/estratégia da empresa e de acordo com os normativos em vigor.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos da SST - Enquadramento jurídico, histórico e social da SST - O papel da O.M.S. e da O.I.T. - A evolução da SST - Os serviços de SST nas empresas 2. A Segurança e Saúde do Trabalho - Conceitos - A saúde e riscos profissionais - Organização e gestão da SST nas empresas - Ruído, ambiente térmico, iluminação e ventilação 3. Segurança no trabalho - Acidentes de Trabalho (AT), Doenças Profissionais e a sua Prevenção - A análise de riscos - Dispositivos de proteção e sinalização de Segurança - Cultura de segurança 4. Ergonomia - A ergonomia e o trabalho - Análise ergonómica - Da prevenção à intervenção

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático 1-Fundamentos da SST encontra-se associado ao objetivo de aprendizagem (OA) A-Identificar a importância da segurança e da saúde no trabalho, na medida em que aborda as instituições nacionais e internacionais com relevo na área, bem como a relevância das implicações da SST para as organizações e respetivo papel da GRH. O conteúdo programático 2-A Segurança e Saúde do Trabalho é o bloco que aprofunda os conceitos-chave da UC e a atividade da avaliação de riscos, central em SST, pelo que responde aos OAs B, C e D da UC. O conteúdo 3-Segurança no Trabalho é dedicado aos acidentes de trabalho e sua análise e prevenção, respondendo aos OAs C e D. O conteúdo 4-Ergonomia incide na análise do trabalho, com especial foco na intervenção concreta em situações reais de trabalho, correspondendo, por isso, ao OA D- Conceber e apresentar planos específicos de SST, integrados na política/estratégia da empresa e de acordo com os normativos em vigor.

Avaliação / Assessment


(1) Avaliação ao Longo do Semestre: - Participação individual em Fórum de Discussão (10%) - Trabalho de grupo (40%); - Teste escrito individual (50%) A aprovação em regime de avaliação ao longo do semestre pressupõe uma avaliação mínima de 7,5 valores em todos os elementos de avaliação e desde que a nota final totalize 10 valores. Seguindo as regras em vigor na IBS, é exigida a presença de um mínimo de 2/3 nas aulas para poder apresentar-se a avaliação ao longo do semestre. (2) Avaliação Final: Exame 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo o treino de observação de situações reais, análise de vídeos de condições de trabalho e análise de situações de acidente de trabalho. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto-estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto, participação em fóruns de discussão da UC e realização do trabalho de grupo, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OAs A, B, C e D). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo o treino de observação de situações reais, a análise de vídeos de condições de trabalho e análise de acidentes de trabalho. Para além dos exercícios em aula, um dos elementos de avaliação da UC é a participação dos estudantes em fóruns de discussão, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OAs B e D. A metodologia ativa envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OAs C e D. A metodologia do auto-estudo é transversal a todos os OAs, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho de campo e preparação para o teste individual.

Observações / Observations


A UC tem como língua amigável o Inglês: uma grande parte da bibliografia encontra-se em língua inglesa e a equipa docente aceita que qualquer elemento de avaliação seja apresentado em língua inglesa. Esta UC encontra-se alinhada com o ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico, na medida em que pretende sensibilizar os estudantes, futuros Gestores de RH, para o respeito pelas condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores, bem como dotar os estudantes de competências para a conceção de locais de trabalho saudáveis; e com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, uma vez que a SST é um elemento fundamental para garantir a produtividade e competitividade das organizações.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barling, J. & Frone, M. (2004). The psychology of workplace safety. Washington: American Psychological Association. Cabral, F. (2011). Segurança e saúde do trabalho. Verlag Dashofer. Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia: conceitos e métodos. Dinalivro. Clarke, S., Probst, T.M., Guldenmund, F. & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons, Ltd. Freitas, L. (2011/2020). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. Edições Sílabo. Friend, M. & Kohn, J. (2023). Fundamentals of Occupational Safety and Health. Rowman & Littlefield. Ramos, S. (2020). Ergonomia e o desenho de sistemas de trabalho. In Caetano, Neves e Ferreira (Org.). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Sílabo Rebelo, F. (2017). Ergonomia no Dia a Dia. Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cabral, F. & Roxo, M. (2000). Segurança e Saúde no Trabalho. Legislação Anotada. Coimbra: Almedina. De Keyser, V., & Leonova A.B. (2001). Error prevention and well-being at work in western Europe and Russia. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (2006). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher. Leplat, J. & Cuny, X. (1979). Les accidents de travail. Paris: PUF. Miguel, A. (2000). Manual de Higiene e Segurança do trabalho, Lisboa: Porto Editora. Montmollin, M. (1995). A Ergonomia. Edições Piaget. Ramos, S., Gonçalves, I., Simões, H., & Rebelo, F. (2010). O contributo do design ergonómico na interacção com dispositivos de controlo: um caso de reconcepção de um posto de trabalho. Laboreal, 6, (1), 17-28 http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=37t45nSU54711238:7625173931 Reason, J. (1990). Human Error. Cambridge, UK: Cambridge University Press. Scott, A., Leka, S., & Zwetsloot, G.I.J.M. (2019). Managing health, safety and wellbeing: Ethics, responsibility and sustainability. Springer Silva, S. (2008). Culturas de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho numa Abordagem Psicossocial: Valores Organizacionais Declarados e em Uso. Lisboa: FCG.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16