Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5057
Acrónimo :
L5057
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e discutir a sua importância para a gestão e governação organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Explicar o papel e a importância da liderança na gestão e governação organizacional. OA2. Descrever as diversas abordagens e teorias de liderança. OA3. Demonstrar a relação da liderança com outras variáveis organizacionais, como a cultura e a ética. OA4. Avaliar e discutir as características de liderança numa organização e contexto específicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: Gestão e Liderança. 2. Metáforas Organizacionais e Paradigmas de Governação Organizacional. 3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e Comportamentos. 4. Teoria da Troca Líder-Membro. 5. Liderança Transformacional e Carisma. 6. Liderança de Equipas de trabalho. 7. A relação da liderança com outras variáveis organizacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1, 2. OA2 - CP 3, 4, 5. OA3 - CP 6. OA4 - Todos CP.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica, através dos seguintes elementos: - Trabalho de grupo: 40% - Frequência: 60% A avaliação implica a nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que optem por não efectuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação periódica poderão efetuar o exame final (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3 - Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. MEA4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3. MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA3. MEA3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA4. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos OA.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Aragão e Pina, J., & Passos, A. M. (Eds.). (2019). Liderança e governança organizacional. Da teoria à prática. Vila Franca de Xira: Milinove, Lda. Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (2019). Rethinking global governance. Cambridge: Polity Press. Yukl, G., & Gardner, W.L. (2020). Leadership in organizations. London: Pearson. Yukl, G. (2013). Leadership in organizations. London: Pearson. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The Leadership Quarterly (revista de referência) Morgeson, F. P., Derue, D. S., & Karam, E. P. (2009). Leadership in Teams?: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. https://doi.org/10.1177/0149206309347376 Tricker, B. (2009). Corporate Governance: Principles, Policies, and Practices. New York: Oxford University Press. Editorial Minerva. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Lisboa: Rego, A. & Cunha, M. P. (2003). A Essência da Liderança. Lisboa: Editora RH. Moreira, P. S. (2007). Liderança e Cultura de Rede em Portugal: Casos de Sucesso. Lisboa: Livros Horizonte. Kotter, J. P. (1998). The Leadership Factor. New York: Free Press. Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16