Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e discutir a sua importância para a gestão e governação organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Explicar o papel e a importância da liderança na gestão e governação organizacional. OA2. Descrever as diversas abordagens e teorias de liderança. OA3. Demonstrar a relação da liderança com outras variáveis organizacionais, como a cultura e a ética. OA4. Avaliar e discutir as características de liderança numa organização e contexto específicos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: Gestão e Liderança. 2. Metáforas Organizacionais e Paradigmas de Governação Organizacional. 3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e Comportamentos. 4. Teoria da Troca Líder-Membro. 5. Liderança Transformacional e Carisma. 6. Liderança de Equipas de trabalho. 7. A relação da liderança com outras variáveis organizacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA). As aulas, de natureza teórica-prática, pressupoem a apresentação dos conteudós e a sua discussão, com recurso a casos práticos e situações reais. A importância da liderança é contextualizada com a descrição de diversos casos práticos no qual se salienta a diferença da liderança e da gestão assim como as diferentes conceptalizações sobre a as organizações e os seus paradigmas de governança. As diversas abordagens do estudo da liderança, com especial atenção à liderança de equipas, são exploradas quer na lógica de explicitar a relação da liderança com outras variáveis organizacionais, como a cultura e a ética, assim como de avaliar a importância da liderança em contextos específicos.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre , através dos seguintes elementos: - Trabalho de grupo: 40% - Frequência: 60% A avaliação implica a nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que optem por não efectuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação ao longo do semestre poderão efetuar o exame final (100% da nota).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3 - Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. MEA4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3. MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA3. MEA3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA4. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos OA.
Observações / Observations
Horário de atendimento por marcação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Aragão e Pina, J., & Passos, A. M. (Eds.). (2019). Liderança e governança organizacional. Da teoria à prática. Vila Franca de Xira: Milinove, Lda. Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (2019). Rethinking global governance. Cambridge: Polity Press. Yukl, G., & Gardner, W.L. (2020). Leadership in organizations. London: Pearson. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
The Leadership Quarterly (revista de referência) Morgeson, F. P., Derue, D. S., & Karam, E. P. (2009). Leadership in Teams?: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. https://doi.org/10.1177/0149206309347376 Tricker, B. (2009). Corporate Governance: Principles, Policies, and Practices. New York: Oxford University Press. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Lisboa: Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31