Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5057
Acrónimo :
L5057
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e discutir a sua importância para a gestão e governação organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Explicar o papel e a importância da liderança na gestão e governação organizacional. OA2. Descrever as diversas abordagens e teorias de liderança. OA3. Demonstrar a relação da liderança com outras variáveis organizacionais, como a cultura e a ética. OA4. Avaliar e discutir as características de liderança numa organização e contexto específicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: Gestão e Liderança. 2. Metáforas Organizacionais e Paradigmas de Governação Organizacional. 3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e Comportamentos. 4. Teoria da Troca Líder-Membro. 5. Liderança Transformacional e Carisma. 6. Liderança de Equipas de trabalho. 7. A relação da liderança com outras variáveis organizacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA). As aulas, de natureza teórica-prática, pressupoem a apresentação dos conteudós e a sua discussão, com recurso a casos práticos e situações reais. A importância da liderança é contextualizada com a descrição de diversos casos práticos no qual se salienta a diferença da liderança e da gestão assim como as diferentes conceptalizações sobre a as organizações e os seus paradigmas de governança. As diversas abordagens do estudo da liderança, com especial atenção à liderança de equipas, são exploradas quer na lógica de explicitar a relação da liderança com outras variáveis organizacionais, como a cultura e a ética, assim como de avaliar a importância da liderança em contextos específicos.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre , através dos seguintes elementos: - Trabalho de grupo: 40% - Frequência: 60% A avaliação implica a nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que optem por não efectuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação ao longo do semestre poderão efetuar o exame final (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3 - Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. MEA4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3. MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA3. MEA3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA4. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos OA.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Aragão e Pina, J., & Passos, A. M. (Eds.). (2019). Liderança e governança organizacional. Da teoria à prática. Vila Franca de Xira: Milinove, Lda. Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (2019). Rethinking global governance. Cambridge: Polity Press. Yukl, G., & Gardner, W.L. (2020). Leadership in organizations. London: Pearson. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The Leadership Quarterly (revista de referência) Morgeson, F. P., Derue, D. S., & Karam, E. P. (2009). Leadership in Teams?: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. https://doi.org/10.1177/0149206309347376 Tricker, B. (2009). Corporate Governance: Principles, Policies, and Practices. New York: Oxford University Press. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Lisboa: Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31