Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5058
Acrónimo :
L5058
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta UC é o de levar os estudantes a conceber a gestão de conflitos como competência básica do gestor de recursos humanos. Paralelamente, pretende-se que compreendam os processos de negociação enquanto forma essencial de resolução de diferenças e de alocação de recursos escassos na organização. No final da UC, o estudante deverá conhecer o conjunto de estratégias e táticas negociais bem como, analisar os principais problemas que podem impedir o alcance ou a eficácia plena de acordos negociados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Explicar a inevitabilidade do conflito nas organizações; OA2. Caracterizar a negociação enquanto forma de gestão de conflitos e de alocação de recursos escassos; OA3. Diagnosticar as fontes e a natureza dos conflitos nas organizações; OA4. Planear uma negociação; OA5. Conceber e colocar em prática estratégias de negociação em função dos resultados pretendidos; OA6. Lidar com as especificidades da negociação em grupo; OA7. Organizar intervenções de arbitragem e mediação. Nota. OA = objetivo de aprendizagem

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Negociação: uma resposta às consequências da diversidade e complexidade nas organizações; Tipologia dos conflitos nas organizações; O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais; O gestor de recursos humanos enquanto negociador; CP2. Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas; Heurísticas e enviesamentos nos processos de negociação; Poder na negociação; Relações interpessoais e emoções na negociação; CP3. Preparação da negociação; CP4. Estilos de gestão de conflitos e estratégias de negociação; CP5. Negociação entre equipas e em grupos: processos específicos das negociações multilaterais; Etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas; CP6. Arbitragem e Mediação. Nota. CP = conteúdos programáticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) 1 estão associados aos objetivos de aprendizagem (OA) 1, 2 e 3, na medida em que, através do conhecimento mais aprofundado do tema negociação, o estudante vai conseguir explicar e diagnosticar os conflitos nas organizações, assim como caracterizar a negociação como forma de gestão do conflito. Os CP 2 e CP 3 permite o conhecimento sobre tipos, táticas, estratégias, estilos assim como o poder e as emoções o que facilita o diagnósticos, planeamento, conceção e solução de conflitos e negociações (OA 3, 4, 5, 6). Os OA 5 e 6 são reforçados no CP 4 e 5 em que se exploram mais estratégias de gestão de conflito e negociação e também a negociação entre equipas em em grupos. Finalmente, os estudantes aprendem a organizar intervenções (OA7) através da aprendizagem de arbitragem e mediação (CP7).

Avaliação / Assessment


1 – Avaliação ao longo do semestre O acesso a este modo de avaliação exige que o/a estudante assegure um grau de assiduidade igual ou superior a 70% e inclui: a) Teste escrito (50% da classificação final) b) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (35% da classificação final) c) Apresentação oral do trabalho de grupo (10% da classificação final) d) Controlo de aprendizagem – apresentação oral em grupo dos conteúdos programático da UC após lecionado pelo docente (5% da classificação final) O acesso ao teste escrito exige média igual ou superior a 9,5 valores no conjunto dos instrumentos de avaliação realizados em grupo e a aprovação na UC exige uma classificação igual ou superior a 7,5 valores no teste escrito. 2 - Avaliação por exame Os/As estudantes que optem por esta modalidade de avaliação, bem como aqueles/as que não tenham obtido aprovação na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, realizarão um exame que integra uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos lecionados na UC (100% da classificação final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC são aplicadas várias metodologias de ensino que sustentam a sua natureza teórico-prática. A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula. A metodologia ativa envolve a análise de casos e role-play de condução de processos negociais, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de autoestudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC são aplicadas várias metodologias de ensino que sustentam a sua natureza teórico-prática. A concretização dos OA 1, 2 e 3 passará pela adoção de abordagens expositivas, as quais, justificam-se com a necessidade de promover o devido enquadramento conceptual relativo à ubiquidade do conflito nas organizações, antecedentes e consequências bem como, metodologias e técnicas para a sua resolução, nomeadamente através da condução de processos negociais. Estes OA serão avaliados através do teste escrito e do controlo de aprendizagem. A concretização dos restantes objetivos de aprendizagem (i.e., OA 4, 5, 6 e 7) serão apoiados em abordagens com uma natureza ativa, nomeadamente através do desenvolvimento de atividades de trabalho autónomo (role-play de condução de processos negociais) em subgrupos procurando favorecer a apropriação dos conteúdos por via da experimentação seguida de reflexão coletiva. O trabalho de grupo e a sua apresentação permitem verificar a aquisição de competências e os OA 4, 5, 6 e 7, sendo que indiretamente também permite verificar se os estudantes compreendem o enquadramento conceptual do conflito e negociação (OA1,2 e 3).

Observações / Observations


A integração da Inteligência Artificial (IA) no processo ensino-aprendizagem é vista como uma oportunidade e um desafio. Se por um lado permite rapidez na busca de soluções, maior facilidade em desbloquear dúvidas e redução do tempo de pesquisa, por outro, limita uma abordagem crítica no uso da informação e na construção do conhecimento, não identifica as fontes, não é validada pelos pares e reduz o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesta UC será permitido o recurso e utilização de ferramentas de IA tendo em vista os seguintes objetivos: Pesquisa sobre construtos, conceitos e definições teóricas gerais que permitam aos estudantes enquadrar a sua pesquisa e reflexão crítica sobre as matérias em análise. Neste sentido, sempre que os elementos de avaliação submetidos tenham recorrido à utilização de ferramentas IA, os/as estudantes deverão assegurar o cumprimento das normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. O uso indevido e não referenciado de ferramentas de IA, ditarão a anulação do elemento de avaliação em análise

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, L. (2020). The Mind and heart of the negotiator, 7th Edition. Pearson. (tradução portuguesa) Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador, 3.ª Edição. Edições Monitor. Simões, E. (2020). Conflito e negociação. In A. Caetano, J. Neves & J.M. Carvalho Ferreira (Orgs.), Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações (pp251-272). Editora Sílabo Simões, E. (2012). Negociação e gestão de recursos humanos. In A.L. Neves & R.F. Costa (Coord.) Gestão de recursos humanos de A a Z ( pp 457-460). Editora RH. Mahony, D. M. & Klaas, B. S. (2014). HRM and conflict management. In W. K. Roche, P. Teague, & A. Colvin (Eds.) The Oxford handbook of conflict management in organizations (pp.79-104). Oxford University Press. Kolb D. M, & Porter, J. L. (2015). Negotiating at work: Turn small wins into big gains. Jossey-Bass. De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. (2013). The psychology of conflict and conflict management in organizations. Psychology Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thompson L. (2020) Win-Win negotiation in a global economy. In Pfeffermann, N. (Eds), New Leadership in Strategy and Communication. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-19681-3_3 Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior & Human Decision Processes, 136, 68-79. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.06.003 Caputo, A., Kargina, M. & Pellegrini, M. M. (2022). Conflict in virtual teams: a bibliometric analysis, systematic review, and research agenda. International Journal of Conflict Management. https://doi.org/10.1108/ijcma-07-2021-0117 Deutsch, M., Coleman, P. T. & Marcus, E. C. (2014). The handbook of conflict resolution: theory and practice. Jossey-Bass. Jang, D., Choi, H. & Loewenstein, J. (2021). Integration Through Redefinition: Revisiting the Role of Negotiators? Goals. Group Decision and Negotiation, 30(5), 1113–1131. https://doi.org/10.1007/s10726-021-09749-8 Pruitt, D. G., & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in social conflict. Open University Press. Robinson, R. J. (1995). The conflict-competent organization. A research agenda for emerging organizational challenges. In R. M. Kramer &. D. M. Messick (Eds.), Negotiation as a social process (pp. 186-204). Sage. Simões, E. (2015). Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática. Editora Sílabo. Simões, E. (2015). Gestão de conflitos. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes & H. Duarte (Coord.) Gestão de recursos humanos para gestores (pp.371-39). Editora RH. Stone, D., Patton, B., & Heen, S. (1999). Difficult conversations. Penguin.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23