Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5067
Acrónimo :
L5067
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Veicular aos estudantes o valor de estudar outras sociedades e culturas, implicando implicitamente a comparação com as nossas; 2. Fornecer um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na antropologia dita clássica.. 3. Salientar a pertinência das problemáticas abordadas para a compreensão de problemas sociais e culturais nos nossos dias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. OA2. Compreender conceitos como relativismo cultural, racismo, etnocentrismo e como se aplicam ao mundo contemporâneo. OA3. Apreciar a importância da ideia de evolução na antropologia clássica, assim como em noções como «primitivo» e «civilizado». OA4. Abarcar a importância que o estudo de sistemas de parentesco e as subjacentes representações, fisiológicas e cosmológicas, assumem no estudos antropológicos. OA5. Entender a noção de pensamento simbólico, frequentemente expresso em narrativas tradicionais, e compreender a possibilidade de analisar tais narrativas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Relativismo cultural, racismo, etnocentrismo. P2. Evolução. P3. Parentesco: Perspetivas sobre o átomo de parentesco. P4. Do parentesco às representações corporais e cosmologia. P5. Introdução ao estudo da mitologia e pensamento simbólico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 = P1, P5 OA2 = P1 OA3 = P2 OA4 = P3, P4 OA5 = P5

Avaliação / Assessment


Periódica: Uma dinamização de discussão em aula (30%), participação nas discussões em aula (10%), trabalho final até 1.200 palavras (60%). Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica e cobre os tópicos delineados no programa e tratados nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas pelo docente, pontuadas por apresentações de textos pelos estudantes. É dada grande importância à discussão em sala de aula: em todas as aulas há um tempo de discussão e há sessões inteiramente dedicadas à discussão de textos previamente apresentados. Tutorias/atendimentos individuais ou em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo de aprendizagem 1 --- apreciar a importância do debate crítico de ideias --- é transversal a todos os outros e é basilar ao propósito desta UC. Traduz-se na importância concedida ao debate em sala de aula e na preparação minuciosa com o docente, em tutoria, de cada apresentação em sala de aula pelos estudantes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Frazer, James, The Fall of Man, 1919, Folk-Lore in the Old Testament, Gillison, Gillian, Whatever Happened to the Mother?., 2016, Oceania 86, no. 1: 2-24, Héritier, Françoise, Masculino / Feminino, 1989, Enciclopédia Einaudi, vol. 20, Levi-Strauss, Claude, As Estruturas Elementares do Parentesco, 1982, Petrópolis, Vozes. Caps. 5, 9, Lévi-Strauss, Claude, A Estrutura do Mito, 2008, Antropologia estrutural. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, Radcliffe-Brown, A-R, The Mother's Brother in South Africa, 1971, Structure and function in primitive society, 15-31. Free Press, Vaz da Silva, Francisco, Teaching Symbolism in Little Red Riding Hood, 2017, New Approaches to Teaching Folk and Fairy Tales, , 172-88. Utah State UP, Benedict, Ruth, The Science of Custom, 1935, Patterns of Culture, London: Routledge,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Steinberg, Leo. «The Sexuality of Christ in Renaissance Art and in Modern Oblivion.» October 25 (1983): 1?223.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16