Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5067
Acrónimo :
L5067
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Veicular aos estudantes o valor de estudar outras sociedades e culturas, implicando implicitamente a comparação com as nossas; 2. Fornecer um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na antropologia dita clássica. 3. Salientar a pertinência das problemáticas abordadas para a compreensão de problemas sociais e culturais nos nossos dias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. 2. Aprender a ler textos em detalhe, criticamente. 3. Apreciar a importância da ideia de reciprocidade, assim como os seus usos e limitações nos estudos de parentesco. 4. Apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais, disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. 5. Entender como as categorias sociais determinam incidências sobre o corpo biológico e, reciprocamente, que a reflexão sobre os corpos biológicos— nomeadamente, sobre a dicotomia do masculino e do feminino — se repercute nos vários níveis das práticas e representações sociais. OA6. Compreender numa perspetiva comparativa a questão da hierarquia dos géneros e ter pistas para discutir informadamente as problemáticas associadas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Bases da vida social: reciprocidade, parentesco 2. Explicações em Antropologia 3. Corpo e sociedade, masculino e feminino nas dinâmicas sociais e mitologias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O ponto 1 do programa permite apreciar a importância da ideia de reciprocidade, assim como os seus usos e limitações nos estudos de parentesco. O ponto 2 propicia apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais, disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. O ponto 3 permite entender como as categorias sociais determinam incidências sobre o corpo biológico e, reciprocamente, que a reflexão sobre os corpos biológicos— nomeadamente, sobre a dicotomia do masculino e do feminino — se repercute nos vários níveis das práticas e representações sociais. Propicia ainda compreender numa perspetiva comparativa a questão da hierarquia dos géneros e ter pistas para discutir as problemáticas associadas.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Discussão de três textos em aula + relatório de cada intervenção (até 300 palavras, a entregar no prazo de uma semana). Peso na nota: 3 x 25% = 75&. Participação nas discussões em aula. Peso na nota: 25%. Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Discussões em aula de textos lidos autonomamente pelos estudantes. Aulas de esclarecimento pelo docente. É dada grande importância à discussão crítica e informada em sala de aula, assim como à efetiva leitura dos textos. Tutorias/atendimentos individuais ou em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem 1e 2 --- Apreciar a importância do debate crítico de ideias, aprender a ler textos em detalhe, criticamente --- são transversais a todos os outros e são basilares ao propósito desta UC. Traduzem-se na importância concedida ao debate em sala de aula e na preparação minuciosa com o docente, em tutoria, de cada apresentação em sala de aula pelos estudantes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bloch, Maurice. Anthropology is an odd subject: Studying from the outside and from the inside. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7 (1) , 2017: 33–43. <http://dx.doi.org/10.14318/hau7.1.007> Héritier, Françoise, Masculino / Feminino, 1989, Enciclopédia Einaudi, vol. 20, Levi-Strauss, Claude, As Estruturas Elementares do Parentesco, 1982, Petrópolis, Vozes. Caps. 5, 9, Mauss, Marcel. «Ensaio sobre a dádiva.» In Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. 183–314. São Paulo: Cosac Naify, 2003. Moore, Sally Falk. «Descent and Symbolic Filiation», American Anthropologist 66, no. 6 Pt. 1 (1964), pp. 1308–20 Van Beek, Walter E. A. «Dogon Restudied: A Field Evaluation of the Work of Marcel Griaule [and Comments and Replies].» Current Anthropology 32, no. 2 (1991): 139–67. http://www.jstor.org/stable/2743641.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bloch, Maurice. 2008. Truth and Sight: Generalizing Without Universalizing. Journal of the Royal Anthropological Institute 14 (s1) : S22–32. Griaule, Marcel and Germaine Dieterlen. «The Dogon.» In African Worlds: Studies in the Cosmological Ideas and Social Values of African Peoples. Ed. Daryll Forde. 2nd ed. 83–110. Oxford: International African Institute, 1999. Gillison, Gillian. “Whatever Happened to the Mother? A New Look at the Old Problem of the Mother’s Brother in Three New Guinea Societies: Gimi, Daribi, and Iatmul.” Oceania 86, no. 1 (2016) : 2–24. doi 10.1002/ocea.5113. http://dx.doi.org/10.1002/ocea.5113 Lévi-Strauss, Claude. As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis, Vozes, 1982. Caps. 5, 9 Malinowski, Bronislaw. The Sexual Life of Savages in North-Western Melanesia. 3rd ed. London: Routledge, 1932. Cap. 7. Palmeirim, Manuela. 2010. Discourse on the invisible: senses as metaphor among the Aruwund (Lunda). Journal of the Royal Anthropological Institute 16 : 515–31.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31