Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5067
Acrónimo :
L5067
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Veicular aos estudantes o valor de estudar outras sociedades e culturas, implicando implicitamente a comparação com as nossas; 2. Fornecer um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na antropologia dita clássica. 3. Salientar a pertinência das problemáticas abordadas para a compreensão de questões sociais e culturais nos nossos dias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. OA2. Aprender a ler textos em detalhe, criticamente. OA3. Apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais e disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. OA 4. Entender as classificações e as categorias sociais OA5. Reciprocidade e dádiva.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Descrição, compreensão e explicação em Antropologia (Descola) 2. Comparação e visão holística. A dualidade no pensamento antropológico (Bloch) 3. Classificações e categorias sociais (Durkheim/Mauss e Hertz) 4 . Dádiva, Reciprocidade e mecanismos de coesão social (Mauss). As prendas de Natal (Miller) 5 . Humanos e não-humanos: os debates contemporâneos na Antropologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O ponto 1 do programa permite apreciar a importância das abordagens descritiva compreensiva e explicativa na Antropologia. OA1 Os pontos 2 e 3 propiciam apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais, disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. OA2 O ponto 3 permite entender como as categorias sociais e classificações modelam e são modeladas pela dimensão biológica. OA3 O ponto 4 incide sobre reciprocidade e os mecanismos de coesão social OA 5 O ponto 5 remete para as discussões contemporâneas em torno das relações entre humanos e não humanos (OA1)

Avaliação / Assessment


Duas modalidade de avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre: a) Apresentação em grupo de 1 texto da bibliografia básica ( 20%); b) discussão e participação nas aulas (10%); c) Teste escrito no espaço da aula (70%). 2) Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Discussões em aula de textos lidos autonomamente pelos estudantes. Aulas de esclarecimento pelo docente. É dada grande importância à discussão crítica e informada em sala de aula, assim como à efetiva leitura dos textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem 1e 2 --- Apreciar a importância do debate crítico de ideias, aprender a ler textos em detalhe, criticamente --- são transversais a todos os outros e são basilares ao propósito desta UC. Traduzem-se na importância concedida ao debate em sala de aula e na preparação das apresentações em sala de aula pelos estudantes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bloch, Maurice. Anthropology is an odd subject: Studying from the outside and from the inside. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7 (1) , 2017: 33–43. <http://dx.doi.org/10.14318/hau7.1.007> Descola, Ph., 2018. Sobre o conhecimento antropológico, Revista de Antropologia da UFSCar, 316-328 https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/263 Durkheim E. e M. Mauss (1903), 1967, 'Primitive classification' (translated by R. Needham), Chicago University Press. Hertz, R. 2013. The pre-eminence of the right hand. A Study in Religious polarity', HAU, 335-357. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau3.2.024 Mauss, M. (1923), 2013. Ensaio sobre a dádiva, Edições 70.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bloch, Maurice. 2008. Truth and Sight: Generalizing Without Universalizing. Journal of the Royal Anthropological Institute 14 (s1) : S22–32. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Miller, D. 2017. Christmas, an Anthropological Lens, HAU, 409-442. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Weiner, A.1992. Inalienable Possessions. The Paradox of Keeping while Giving, University of California Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16