Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Veicular aos estudantes o valor de estudar outras sociedades e culturas, implicando implicitamente a comparação com as nossas; 2. Fornecer um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na antropologia dita clássica. 3. Salientar a pertinência das problemáticas abordadas para a compreensão de questões sociais e culturais nos nossos dias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. OA2. Aprender a ler textos em detalhe, criticamente. OA3. Apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais e disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. OA 4. Entender as classificações e as categorias sociais OA5. Reciprocidade e dádiva.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Descrição, compreensão e explicação em Antropologia (Descola) 2. Comparação e visão holística. A dualidade no pensamento antropológico (Bloch) 3. Classificações e categorias sociais (Durkheim/Mauss e Hertz) 4 . Dádiva, Reciprocidade e mecanismos de coesão social (Mauss). As prendas de Natal (Miller) 5 . Humanos e não-humanos: os debates contemporâneos na Antropologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O ponto 1 do programa permite apreciar a importância das abordagens descritiva compreensiva e explicativa na Antropologia. OA1 Os pontos 2 e 3 propiciam apreender a dualidade constituinte da Antropologia — estudo de sociedades individuais, disciplina comparativa com propósitos generalistas — e como esta se traduz em dilemas e em oportunidades explicativas. OA2 O ponto 3 permite entender como as categorias sociais e classificações modelam e são modeladas pela dimensão biológica. OA3 O ponto 4 incide sobre reciprocidade e os mecanismos de coesão social OA 5 O ponto 5 remete para as discussões contemporâneas em torno das relações entre humanos e não humanos (OA1)
Avaliação / Assessment
Duas modalidade de avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre: a) Apresentação em grupo de 1 texto da bibliografia básica ( 20%); b) discussão e participação nas aulas (10%); c) Teste escrito no espaço da aula (70%). 2) Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Discussões em aula de textos lidos autonomamente pelos estudantes. Aulas de esclarecimento pelo docente. É dada grande importância à discussão crítica e informada em sala de aula, assim como à efetiva leitura dos textos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem 1e 2 --- Apreciar a importância do debate crítico de ideias, aprender a ler textos em detalhe, criticamente --- são transversais a todos os outros e são basilares ao propósito desta UC. Traduzem-se na importância concedida ao debate em sala de aula e na preparação das apresentações em sala de aula pelos estudantes.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bloch, Maurice. Anthropology is an odd subject: Studying from the outside and from the inside. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7 (1) , 2017: 33–43. <http://dx.doi.org/10.14318/hau7.1.007> Descola, Ph., 2018. Sobre o conhecimento antropológico, Revista de Antropologia da UFSCar, 316-328 https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/263 Durkheim E. e M. Mauss (1903), 1967, 'Primitive classification' (translated by R. Needham), Chicago University Press. Hertz, R. 2013. The pre-eminence of the right hand. A Study in Religious polarity', HAU, 335-357. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau3.2.024 Mauss, M. (1923), 2013. Ensaio sobre a dádiva, Edições 70.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bloch, Maurice. 2008. Truth and Sight: Generalizing Without Universalizing. Journal of the Royal Anthropological Institute 14 (s1) : S22–32. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Miller, D. 2017. Christmas, an Anthropological Lens, HAU, 409-442. https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.3.027 Weiner, A.1992. Inalienable Possessions. The Paradox of Keeping while Giving, University of California Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16