Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5068
Acrónimo :
L5068
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Alemão, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular compõe-se de 2 módulos: o primeiro incide sobre o continente africano e o segundo sobre as Américas. ÁFRICA: Introdução à história de África e aos principais temas da investigação antropológica sobre o continente, bem como ao impacto que a etnografia africanista teve na formação e desenvolvimento da disciplina. Objectivos: compreender particularidade das relações Europa-África, numa perspetiva histórica e contemporânea; familiarização com a variedade cultural, política, religiosa e económica das sociedades africanas; entendimento das dinâmicas contemporâneas no continente africano. AMÉRICAS: Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes uma perspectiva geral e atualizada do conhecimento etno-histórico sobre as Américas e os principais tópicos que guiaram a etnografia e a etnologia das grandes regiões que a constituem até à contemporaneidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender profundidade histórica e variedade cultural nas duas regiões. OA2: Entender impacto da colonização nas políticas indígenas nas duas regiões. OA3: Entender contributo das etnografias regionais (americana e africana) para o conhecimento antropológico geral. OA4: Compreender a centralidade do olhar etnográfico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Africa, um continente com história CP 1.1. África pré-colonial, o contacto com os povos europeus e a colonização CP 2. Antropologia Africanista, principais escolas e figuras CP 3.Descolonização e neocolonialismo CP 3.1. A autocrítica da antropologia e a antropologia no continente africano hoje CP 4. África contemporânea e a crítica do subdesenvolvimento CP 5. As Américas (Norte, Centro e Sul): paisagens, povos e culturas CP 5.1. Mapas das Américas: físicos, linguísticos e etno-históricos CP 6. Introdução à etno-história das Américas CP 6.1. América do Norte e Ártico CP 6.2. Mesoamérica CP 6.3. América do Sul CP 7. Contacto, colonização e políticas indígenas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP 1, 1.1, 1.2, 5, 5.1. OA2: CP 1.2, 3, 4, 7 AO3: CP 2, 3.1, 6, 6.1, 6.2, 6.3 AO4: CP 2, 3.1, 4, 6.1., 6.2., 6.3., 7 AO5: CP 1, 1.2, 2, 3,3.1, 4, 5., 5.1., 6, 6.1., 6.2., 6.3., 7 LO1: PC 1, 1.1, 1.2, 5, 5.1. LO2: PC 1.2, 3, 4, 7 LO3: PC 2, 3.1, 6, 6.1, 6.2, 6.3 LO4: PC 2, 3.1, 4, 6.1., 6.2., 6.3., 7 LO5: PC 1, 1.2, 2, 3,3.1, 4, 5., 5.1., 6, 6.1., 6.2., 6.3., 7

Avaliação / Assessment


Assistência e participação nas aulas 10% Dois ensaios escritos, um por módulo (45%+45%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas Discussão de textos selecionados Escrita de trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositivas: Todas Participativas: Todas Auto-estudo: Todas exceto CP 1.0, 5.0

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem atender às seguintes regras: a) Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula b) Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas c) Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar o computador para atividades que não se relacionem diretamente com a aula. É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar: a) Vometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação textos, conteúdos da internet e trabalhos que não são da sua autoria, incluíndo ferramentas de IA (ChatGPT e equivalentes). b) Utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Os alunos devem consultar o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar: http://www.iscte-iul.pt/Libraries/Conselho_Pedagógico/d4.sflb.ashx http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/235000000/5928359286.pdf

Bibliografia Principal / Main Bibliography


África: Davidson, Basil. 1991. Africa in History, Themes and Outlines. Collier Books. Engel, Ulf e Ramos, Manuel J. (eds). 2013. African Dynamics in a Multipolar World. Brill. Ferguson, James. 2006. Global Shadows : Africa in the Neoliberal world Order. Duke University Press. Grinker, Roy, et al. (eds). 2019. A Companion to the Anthropology of Africa. Wiley Blackwell. Moore, Sally Falk. 1994. Anthropology and Africa: Changing Perspectives on a Changing Scene. UP Virginia. América: Bellwood, Peter, 2013, First Migrants: ancient migration in global perspective: Wiley Blackwell 83 – 109. Boas, Franz, 1940, “The Aims of Ethnology”, in Race Language and Culture, MacMilan Company, 626-38. Mamdani, Mahmood, 2020, “The Indian Question in the United”, in Neither Settler nor Native The Making and Unmaking of Permanent Minorities. Belknap Press, 37-100. Wolf, Eric, 1982, [2010] “Iberians in America”, Europe and the People Without History. UCP, 131 – 157.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


África: Andersson, Ruben. 2014. Illegality, Inc.: Clandestine Migration and the Business of Bordering Europe. University of California Press. Asante, Molefi Kete. 2024. The History of Africa. The Quest for Eternal Harmony (4ª Edição). Routledge. Blanes, Ruy Llera. 2023. A Revolução Angolana no Século XXI. A Dissidência Política na Angola do Pós-Guerra. Tinta-da-China. Blanes, Ruy Llera. 2014. A Prophetic Trajectory. Ideologies of Place, Time and Belonging in an Angolan Religious Movement. Berghahn Books. Césaire, Aimée. 2000. Discourse on Colonialism. Monthly Review Press. (Várias edições disponíveis em português). Fanon, Frantz. 2017. The Wretched of the Earth. Kwela Books. Fanon, Frantz. 2008. Black Skin, White Masks. Grove Press. (Várias edições disponíveis em português). Geschiere, Peter. 1997. The Modernity of Witchcraft: Politics and the Occult in Postcolonial Africa. University of Virginia Press. Lopes, Carlos. 2020. África em Transformação. Desenvolvimento Económico na Era da Dúvida. Tinta-da-china. Mbembe, Achille. 2006. “Necropolitics.” Raisons politiques 21 (1): 29–60. Mbembe, Achille. 2001. On the Postcolony. University of California Press. M’Bokolo, Elikia. 2009-2011. África Negra. História e Civilizações (Volumes 1-2). UFBA. Mudimbe, V. Y. 1988. The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge. Indiana University Press. Nugent, Paul. 2004. Africa Since Independence: A Comparative History. Palgrave Macmillan. Rodney, Walter. 2018. How Europe Underdeveloped Africa. Black Classic Press. Sarr, Felwine. 2018 (2016). Afrotopia. n-1 edições. VV.AA. 2010. História Geral da África, Volumes 1-10. UNESCO. América: Fletcher, Alice C. and La Flesche, Francis, 1911, "The Omaha tribe." in Twenty-seventh annual report of the Bureau of American Ethnology, 1905-1906, 17?654. Bureau of American Ethnology. Flores, Carlos,” Indigenous Video, Development and Shared Anthropology. A Collaborative Experience With Maya Q’echi’Filmmakers in Postwar Guatemala” Visual Anthropology Review, Volume 20, Issue 1, pages 31-44, Lévi-Strauss, Claude, 1993, Tristes Trópicos, Lisboa: Edições 70 (pp. 185-230). Lowie, Robert H.. 1982 [1954], Indians of the Plains. Lincoln, London: University of Nebraska Press. Lurie, Nancy O. 1966. Mountain Wolf Woman, Sister of Crashing Thunder: The Autobiography of a Winnebago Woman. Ann Arbor: University of Michigan Press. Macleod, Murdo, 2008, ?Mesoamerica since the Spanish Invasion: an overview?, The Cambridge History os the Native Peoples of the Americas: 1-43. Mark, Joan, 1982, “Francis La Flesche: The American Indian as Anthropologist”, Isis, Vol. 73, No. 4, pp. 496-510. McAnany, Patricia A., 2021, “Idolizing Mary. Maya-Catholic icons in Yucatán, Mexico”, Colonial Latin American Review, 30:3, 468-470, DOI: 10.1080/10609164.2021.1947575 Radin, Paul, The Autobiography of a Winnebago Indian: Life, Ways, Acculturation and the Peyote Cult, New York: Appleton & Co. Ridington, Robin, 1993, “A Sacred Object as Text: Reclaiming the Sacred Pole of the Omaha Tribe”, American Indian Quarterly, Vol. 17, No. 1, pp. 83-99 Velho, Gilberto, 1973, A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social, Rio de Janeiro: ZAHAR (pp. 11-28). Wissler, Clark, 1917, The American Indian: An Introduction to the Anthropology of the New World. New York: Douglas C. McMurtrie. Wolf, Eric, 1994, “Explaining Mesoamerica (1)*”, Social Anthropology, 2 . 1. 1-17 Filme: https://www.pbs.org/video/net-nebraska-presents-return-sacred-pole/

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-13