Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir os estudantes aos princípios do pensamento relativo à teoria social e à distinção entre abordagens sociológicas e antropológicas. A primeira parte do programa consiste numa introdução às raízes da teoria social e de conceptualização da sociedade como objeto de estudo. De seguida, serão analisados os principais teóricos deste campo disciplinar: a) Durkheim e a articulação entre indivíduo e integração social. A noção de anomia, o suicídio e a noção de consenso. b) A importância dos valores na reflexão de Weber. Os valores como motor da ação e o conflito de valores. c) Individualismo e alienação (Simmel). d) Poder Simbólico, os vários tipos de capital e a teoria da prática ( Bourdieu); e)Os mecanismos de vigilância e de controlo nas sociedades contemporâneas; a noção de governamentalidade e de biopoder ( Foucault). O conflito entre individuo e sociedade. Determinismo social e liberdade individual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Fornecer ferramentas teóricas sobre a emergência do social como categoria de análise. OA2. Adquirir capacidade analítica e critica sobre os mecanismos de integração social como resposta às crises sociais. OA3. Fornecer instrumentos críticos para analisar as formas de conflito : de valores ( Weber) OA4. Analisar a relevância da teoria social nos debates contemporâneos para uma cidadania informada OA5. Adquirir instrumentos críticos para analisar as mudanças sociais e políticas da atualidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. A sociedade e o social como objeto de estudo. Diferenciações entre campos disciplinares : sociologia e antropologia. P2. Formas do consenso social: mecanismos de integração social (Durkheim)- o conflito entre indivíduo e sociedade. Determinismo social e liberdade individual. P3. O conflito como motor de desenvolvimento conhecimento (Weber). Conflito de valores e valores como motor da acção humana. P4. Individualismo e alienação (Simmel) P5. A noção de habitus, os diferentes tipos de capital e a teoria da prática (Bourdieu). O poder simbólico. P6.Formas de contrôle social, biopoder e governamentalidade ( Foucault)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 -- P1 OA2 -- P2, P3 e P4 OA3 -- P3 e P4 OA4 -- P1, P5 e P6 OA5 -- P1, P5 e P6
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre comporta os seguintes elementos: a) assiduidade e discussão dos textos em aula (20%); b) 3 ficha de leitura em aula ( 40%); c) trabalho em grupo e apresentação (40%). Exigido um mínimo de 80% de assiduidade das aulas Os alunos que não obtiverem 10 valores na avaliação ao longo do semestre, fazem avaliação por exame. 2)Exame Exame final escrito presencial. Não há exame oral.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas. Discussão das leituras obrigatórias em sala de aula. Tutoria/atendimentos individualizados ou em pequenos grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Aulas expositivas - todas Aulas participativas - todas
Observações / Observations
As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas regras: - Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula. - Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bourdieu, Pierre, Esboço de uma Teoria da prática, Oeiras, Celta, 2002 (1972). Bourdieu, Pierre, O poder simbólico, Lisboa, Edições 70, 2018. Durkheim, Emile, As Regras do método sociológico, Lisboa, Presença, 2004 (1895) . Durkheim, Emile, As Formas elementares da vida religiosa, Oeiras, Celta editora, 2002 ( 1912). Foucault, Michel, Vigiar e punir, Lisboa, Edições 70, 2018. Marx, Karl, Contribuição para a crítica da economia política, Lisboa. Presença, 1975. Weber, Max, 'A Ciência como vocação', O político e o cientista, Lisboa, Presença, 1979. Weber, Max, A Ética protestante e o espirito do capitalismo, Lisboa, Presença, 1989.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berlin, Isaiah, Karl Marx, Lisboa, Edições 70, 2014 ( 1939) Dias, Nélia e Leal, João, 'Emile Durkheim: individuo e integração social', in J.L. Garcia e H. Martins (eds.), Lições de Sociologia clássica, Lisboa, Edições 70, 2019, 347-372. Garcia, José Luís e Hermínio Martins (eds.), Lições de Sociologia clássica, Lisboa, Edições 70, 2019. Giddens, Anthony, Capitalismo e moderna teoria social: uma análise das obras de Marx, Durkheim e Weber, Lisboa, Presença, 1984. Ortner, Sherry, Anthropology and Social Theory: culture, power and the acting subject, Durham, Duke University Press, 2006. Piketty, Thomas, O capitalismo do século XXI, Lisboa, Temas e Debates, 2014. Santos Silva, Augusto, Entre a razão e o sentido: Durkheim, Weber e a teoria das ciências sociais, Porto, Afrontamento, 1988. Shapin, Steven, 'Weber's science as a vocation: a moment in the history of 'is' and 'ought', Journal of Classical Sociology, 2019, 1-18. Turner, Bryian ed. Teoria social, Lisboa, Diffel, 2006.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-10