Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir os estudantes aos princípios do pensamento relativo à teoria social e à distinção entre abordagens sociológicas e antropológicas. A primeira parte do programa consiste numa introdução às raízes da teoria social e de conceptualização da sociedade como objeto de estudo. De seguida, serão analisados os principais teóricos deste campo disciplinar: a) Durkheim e a articulação entre indivíduo e integração social. A noção de anomia, o suicídio e a noção de consenso. b) A importância dos valores na reflexão de Weber. Os valores como motor da ação e o conflito de valores. c) O conflito de classes e desenvolvimento histórico (Marx). d) Poder Simbólico, os vários tipos de capital e a teoria da prática ( Bourdieu); e)Os mecanismos de vigilância e de contrôle nas sociedades contemporâneas; a noção de governamentalidade e de biopoder ( Foucault). O conflito entre individuo e sociedade. Determinismo social e liberdade individual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Fornecer ferramentas teóricas sobre a emergência do social como categoria de análise. OA2. Adquirir capacidade analítica e critica sobre os mecanismos de integração social como resposta às crises sociais. OA3. Fornecer instrumentos críticos para analisar as formas de conflito : de valores ( Weber) e de classe (Marx) OA4. Analisar a relevância da teoria social nos debates contemporâneos para uma cidadania informada OA5. Adquirir instrumentos críticos para analisar as mudanças sociais e políticas da atualidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. A sociedade e o social como objeto de estudo. Diferenciações entre campos disciplinares : sociologia e antropologia. P2. Formas do consenso social: mecanismos de integração social (Durkheim)- o conflito entre indivíduo e sociedade. Determinismo social e liberdade individual. P3. O conflito como motor de desenvolvimento social ( Marx) e do conhecimento (Weber). Conflito de valores e valores como motor da acção humana. P4. A noção de classe (Marx) P5. A noção de habitus, os diferentes tipos de capital e a teoria da prática (Bourdieu). O poder simbólico. P6.Formas de contrôle social, biopoder e governamentalidade ( Foucault)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 -- P1 OA2 -- P2, P3 e P4 OA3 -- P3 e P4 OA4 -- P1, P5 e P6 OA5 -- P1, P5 e P6
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre comporta os seguintes elementos: a) assiduidade e discussão dos textos em aula (10%); b) 1 ficha de leitura ( 20%); c) teste escrito (70%). Os alunos que não obtiverem 10 valores na avaliação ao longo do semestre, fazem avaliação por exame. 2)Exame Exame final escrito presencial. Não há exame oral.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas. Discussão das leituras obrigatórias em sala de aula. Tutoria/atendimentos individualizados ou em pequenos grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Aulas expositivas - todas Aulas participativas - todas
Observações / Observations
As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas regras: - Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula. - Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bourdieu, Pierre, Esboço de uma Teoria da prática, Oeiras, Celta, 2002 (1972). Bourdieu, Pierre, O poder simbólico, Lisboa, Edições 70, 2018. Durkheim, Emile, As Regras do método sociológico, Lisboa, Presença, 2004 (1895) . Durkheim, Emile, As Formas elementares da vida religiosa, Oeiras, Celta editora, 2002 ( 1912). Foucault, Michel, Vigiar e punir, Lisboa, Edições 70, 2018. Marx, Karl, Contribuição para a crítica da economia política, Lisboa. Presença, 1975. Weber, Max, 'A Ciência como vocação', O político e o cientista, Lisboa, Presença, 1979. Weber, Max, A Ética protestante e o espirito do capitalismo, Lisboa, Presença, 1989.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berlin, Isaiah, Karl Marx, Lisboa, Edições 70, 2014 ( 1939) Dias, Nélia e Leal, João, 'Emile Durkheim: individuo e integração social', in J.L. Garcia e H. Martins (eds.), Lições de Sociologia clássica, Lisboa, Edições 70, 2019, 347-372. Garcia, José Luís e Hermínio Martins (eds.), Lições de Sociologia clássica, Lisboa, Edições 70, 2019. Giddens, Anthony, Capitalismo e moderna teoria social: uma análise das obras de Marx, Durkheim e Weber, Lisboa, Presença, 1984. Ortner, Sherry, Anthropology and Social Theory: culture, power and the acting subject, Durham, Duke University Press, 2006. Piketty, Thomas, O capitalismo do século XXI, Lisboa, Temas e Debates, 2014. Santos Silva, Augusto, Entre a razão e o sentido: Durkheim, Weber e a teoria das ciências sociais, Porto, Afrontamento, 1988. Shapin, Steven, 'Weber's science as a vocation: a moment in the history of 'is' and 'ought', Journal of Classical Sociology, 2019, 1-18. Turner, Bryian ed. Teoria social, Lisboa, Diffel, 2006.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16