Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5070
Acrónimo :
L5070
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC propõe a leitura aprofundada de uma seleção de textos de autores clássicos das Ciências Sociais (em articulação com outras UC do 1º semestre) e apresenta um conjunto de métodos de trabalho académico com o objetivo de potenciar o sucesso escolar dos estudantes. De forma aplicada pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de leitura e compreensão de textos científicos, competências básicas de observação, descrição e categorização de informação e exercitem técnicas de redação de trabalhos académicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Aplicar estratégias de leitura a textos científicos (TC). 2.Aplicar técnicas de redução de informação a TC e produzir resumos que contenham as suas ideias centrais, revelando compreensão e capacidade de síntese 3.Usar com proficiência os recursos bibliográficos e os instrumentos de consulta e pesquisa disponíveis na Biblioteca 4.Identificar e usar corretamente normas de citação e de referenciação bibliográfica 5.Descrever o que significa plágio e as suas consequências legais; distinguir plágio de paráfrase 6.Descrever e aplicar critérios para avaliar a credibilidade de conteúdos disponíveis on line 7.Descrever os principais conceitos da ?teoria do palco? de Goffman. 8.Descrever os principais conceitos da antropologia do tempo e do espaço de E.T.Hall 9.Descrever o significado de ?facto social? em Durkheim 10.Descrever o significado de poder disciplinar em Foucault 11.Realizar um exercício de observação aplicando os conceitos centrais dos textos clássicos estudados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Métodos de trabalho e de organização de informação 1.1. Introdução: como e porquê nos tornamos leitores? 1.2. Estratégias de leitura: previsão; antecipação; leitura pontual, leitura em diagonal; leitura em profundidade. Questionar o autor. 1.3. Métodos de organização e redução de informação: o que são para que servem as ?fichas de leitura?. 1.4. Plágio e paráfrase. 1.4.1. Formas e função da citação e da referenciação bibliográficas 1.4.2. Critérios para avaliação da informação disponibilizada on line 2. Ler textos clássicos 2.1. Ler Goffman 2.2. Ler E. T. Hall 2.3. Ler Durkheim (em articulação com a UC Ciência, Sociedade e Cultura) 2.4. Ler Foucault (em articulação com a UC Ciência, Sociedade e Cultura) 3. Observar, organizar, descrever 3.1. A compreensão visual do quotidiano: apresentação e propósitos do exercício de observação 3.2. Observar, anotar, categorizar. 3.3. Descrever, relacionar, argumentar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem desta UC (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP) de acordo com as relações seguintes que demonstram essa coerência. CP 1: OA1, 2, 3, 4, 5, 6 CP 2: OA 2, 4, 7, 8, 9,10 CP 3: OA7, 8, 9,10, 11

Avaliação / Assessment


A avaliação é periódica. São usados os seguintes instrumentos de avaliação: 1) Portfolio composto pelos exercícios realizados em aula e relatórios de aprendizagem 40% 3) Relatório final sobre o exercício de observação 60% Os alunos que não se submetam a avaliação contínua ou que não atinjam 10 valores podem submeter-se a exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas laboratoriais divididas entre tempo de exposição dos conteúdos programáticos e a realização de exercícios aplicados a textos selecionados, bem como o acompanhamento do exercício de observação. Cada estudante elabora um portfolio com todos os exercícios realizados em aula bem como os realizados autonomamente. A UC prevê uma sessão de formação na Biblioteca e duas atividades extralectivas. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Através de exercícios aplicados a metodologia adotada procura ajudar os estudantes a melhorar os seus métodos de trabalho e, simultaneamente, monitorizar regularmente os progressos de aprendizagem. A adoção do portfolio enquanto ferramenta pedagógica alinha-se com este objetivo. O acompanhamento do exercício de observação e a elaboração do respetivo relatório permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Winkin, Y. 1998 A Nova Comunicação. Da teoria ao trabalho de campo, Campinas/S.Paulo: Papirus Editora Peretz, H. 2000 Métodos de Sociologia, Lisboa: Temas e Debates. Hall, E.T. 1986 A Dimensão Oculta, Lisboa: Relógio d Água. Hall, E.T.1994 A Linguagem Silenciosa, Lisboa: Relógio d'Água. Gofman, E.1993 A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa: Relógio D'Água. Goofman, E.1999 Os Momentos e os Seus Homens, Lisboa: Relógio d'Água. Foucault, M.1987 Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão, Petrópolis: Ed.Vozes. Durkheim, E.1988 As Regras do Método Sociológico, Lisboa: Ed.Presença. Cerveira, M.E.2002A Referência bibliográfica de documentos escritos e eletrónicos?, Rev.da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2002, 1ª série,vol.I, p.111-128 Clanchy, J.&Ballard, B.2000 Como escrever ensaios. Um guia para estudantes Lisboa:Temas e Debates

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://weblog.educ.ar/educacion-tics/archives/002750.php(sobre a leitura na internet) http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/denise_bertoli_braga.htm (sobre o uso da internet e a aprendizagem de línguas estrangeiras) http://www.mayer.cps.k12.il.us/Strategies_that_Work/STW.htm (sobre uso de recursos e estratégias de leitura na net) http://litsite.alaska.edu/workbooks/readingstrategies.html (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.justreadnow.com/strategies/index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://curry.edschool.virginia.edu/go/readquest/ (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura ? especificamente orientado para alunos de Ciências Sociais) http://www.howard.k12.md.us/langarts/Curriculum/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.greece.k12.ny.us/instruction/ela/6-12/Reading/Reading%20Strategies/reading%20strategies%20index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) http://www.allamericareads.org/lessonplan/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura) Sites sobre estratégias de leitura e de escrita: Winkin, Yves 1996 ?La maîtrise visuelle de l?ordinaire?, in Antropologie de la Communication. De la théorie au terrain, Paris/Bruxelles: De Boeck & Larcier S.A., pp. 123-138 Reis, F. (2016) ?Exercício de Observação (não Participante) In S. Bernardes e S. Carvalhosa (Orgs.) Manual de Práticas Pedagógicas de Integração da Investigação no Ensino Superior. Lisboa: ISCTE-IUL, pp. 58-65. Morais, José, 1997 A Arte de Ler. Psicologia cognitiva da leitura Lisboa: Cosmos. Manguel, Alberto, 1996 A History of Reading London: Flamingo (há versão em Português). Madureira Pinto, José e Augusto S. Silva [orgs.] 1987 Metodologia das Ciências Sociais Porto: Afrontamento. Jonathan, Boyarin, 1992 The Ethnography of Reading, University of California Press. Firmino da Costa & Patrícia Ávila 1998, ?Problemas da/de Literacia: uma investigação na sociedade portuguesa contemporânea? in: Ler História, nº35. Connerton, Paul, 1993 Como as Sociedades Recordam Oeiras: Celta Coelho, Adolfo,1993, ?Cultura e Analfabetismo? in João Leal (Org.) Adolfo Coelho. Obra Etnográfica vol. II Cultura Popular e Educação, Lisboa: Publicações D. Quixote, p. 251-272. Chartier, Roger, 1996, El orden de los libros. Lectores, autores, bibliotecas en Europa entre los siglos XIV y XVIII, Barcelona: Guedisa. Caria, Telmo H. (org.), 2002 Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto: Ed. Afrontamento. Calvino, Italo, 1994, Porquê Ler os Clássicos?, Lisboa: Teorema. Bloom, Harold, 2000, Como ler e porquê, Lisboa: Caminho.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16