Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Familiarizar os alunos com conhecimentos básicos das denominadas Antropologia Económica e Antropologia Política, articulando grandes abordagens teóricas, antropologia clássica, inovações temáticas e desenvolvimentos recentes. Esta UC visa também incentivar os estudantes à pesquisa autónoma, sendo absolutamente essencial o tempo de trabalho que cada um dedica à leitura e à escrita, enquanto suportes básicos da reflexão e da aprendizagem. No final, os estudantes deverão ter adquirido competências para perceber os pressupostos históricos e institucionais das categorias do 'económico' e do 'político' e os contextos da sua emergência enquanto modalidades da análise antropológica, capacitando-os para explorar e desenvolver um entendimento não-etnocêntrico das desigualdades e dos conflitos sociais no mundo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - adquirir conhecimentos e competências para perceber os pressupostos históricos e institucionais das categorias do "económico" e do "político" e a sua construção enquanto categorias de análise antropológica OA2 - adquirir conhecimentos e competências para explorar e desenvolver um entendimento não etnocêntrico das desigualdades sociais e dos conflitos sociais no mundo contemporâneo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - A Dívida fundadora, o Poder, a Lei P2 - Pressupostos históricos e Institucionais das categorias do 'económico' e do 'político'. P3 - A construção do 'económico' na Antropologia: Malinowski, Mauss, Polanyi, Sahlins. P4 - Globalização, desigualdades, decrescimento e felicidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos descritos correspondem-se termo a termo, como indicado, com os objetivos de aprendizagem, decorrendo diretamente estes da necessidade de compreender os pressupostos históricos e institucionais das categorias fundamentais da Antropologia Económica e Política. OA1 - P1, P2, P3 OA2 - P3, P4
Avaliação / Assessment
a) 10% da nota final - Apreciação geral do trabalho realizado e da qualidade das intervenções e participação nas aulas e no Moodle. b) 30% da nota final – Apresentação com slideshow em seminário de turma, sobre bibliografia selecionada e entrega de guião. c) 60% da nota final – trabalho escrito (ensaio) versando sobre bibliografia a indicar pelo docente, entregue no mês de Janeiro (datas a confirmar em Conselho de Ano) por upload na plataforma Moodle. Os ensaios deverão estar devidamente identificados com o nome do estudante na 1ª página, apresentar um título, 4 palavras-chave (keywords) e bibliografia no final. Cada ensaio deverá ter entre 2500 e 4000 palavras (font 12 a 1 espaço ½). Antes da emissão da nota o docente poderá convocar os estudantes para esclarecimentos acerca dos trabalhos. d) Estudantes com défice de tempo de trabalho lectivo (ausências), incumprimento ou trabalhos escritos insuficientes, deverão ser avaliados em exame (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas e seminários. O sistema de avaliação pressupõe a leitura regular e atempada da bibliografia da unidade curricular, a participação assídua nas aulas, filmes e debates (o tempo de trabalho letivo é ponderado para efeitos de avaliação), bem como a apresentação oral e escrita da reflexão de cada um sobre a bibliografia trabalhada no decurso do seu processo de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de Ensino - Objectivos de aprendizagem Expositiva - OA1, OA2 Participativa - OA1, OA2 Auto-estudo - OA1, OA2
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
D'Alisa, Giacomo, Federico Demaria and Giorgios Kallis (editors), Degrowth: A Vocabulary for a New Era, 2015, Oxford and New York: Routledge., Graeber, David, Debt, the First 5000 Years, 2011, New York: Melville House Publishing., Mauss, Marcel, Ensaio sobre a Dádiva, 2011 [1923], In Sociologia e Antropologia, São Paulo: Cosac Naify., Polanyi, Karl, A Grande Transformação: as origens políticas e económicas do nosso tempo, 2012 [1944], Lisboa: Ed. 70, Sahlins, Marshall, Stone Age Economics. With a new foreword by David Graeber, 2017 [1972], London and New York: Routledge,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bartolini, Stefano, Manifesto for Hapiness: shifting society from Money to well-being. . (, 2010, Les Cahiers du CEPS/INSTEAD, Cahier n°2011-04, Janvier. Fonds National de la Recherche. Luxembourg, https://liser.elsevierpure.com/ws/portalfiles/portal/19766867/cahier_n_2011_04.pdf Clastres, Pierre, A Sociedade Contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Prefácio Tânia Stolze Lima e Marcio Goldman, 2013 [1974], São Paulo: Cosac Naify, Kallis, Giorgos, Degrowth, 2018, Newcastle upon Tyne: Agenda Publishing, McMurtry, John, Understanding market theology, 2004, in Hodgson, Bernard (editor), 2004, The Invisible Hand and the Common Good, Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag, Malinowski, Bronislaw, Argonauts of the Western Pacific: an account of native enterprise and adventure in the Archipelagos of Melanesian New Guinea, 1992 [1922], London: Routledge, McMurtry, John, Behind Global System Collapse: The Life-Blind Structure of Economic Rationality, 2012, Journal of Business Ethics, 108:49–60, Patel, Raj and Jason W. Moore, A História do Mundo em Sete Coisas Baratas: um guia sobre o capitalismo, a natureza e o futuro do planeta, 2017, Lisboa: Editorial Presença, Rist, Gilbert, The Delusions of Economics. The misguided certainties of a hazardous science, 2011, London and New York: Zed Books, Holtzman, Jon D, Nuer Journeys, Nuer Lives. Sudanese Refugees in Minnesota, 2017, London and New York: Routledge,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25