Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5072
Acrónimo :
L5072
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução ao pensamento antropológico, na sua unidade e diversidade, entre meados do século XIX e meados do século XX.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aquisição de noções introdutórias sobre: A emergência da Antropologia como disciplina no quadro do pensamento evolucionista do século XIX. Modelos funcionalistas característicos da antropologia europeia da primeira metade do século XX. O projecto culturalista da antropologia norte-americana. Os fundamentos do projecto estruturalista em antropologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta cadeira realiza uma primeira aproximação às grandes escolas que marcaram o desenvolvimento do campo disciplinar da antropologia no período compreendido entre 1850 e 1970 e propõe-se traçar uma visão panorâmica das grandes problemáticas da antropologia durante o mesmo período. Aborda assim o pensamento evolucionista e difusionista (Morgan, Maine, Tylor), a Escola Sociológica Francesa (Durkheim e Mauss), o funcionalismo britânico (Malinowski, Radcliffe-Brown, Evans-Prichard), e o culturalismo (Boas, Sapir, Mead, Benedict), e o estruturalismo (Lévi-Strauss).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da história da disciplina. b) conhecimento das principais conexões entre a história da teoria antropológica, as metodologias e investigação ciência etnográfica e as suas conexões interdisciplinares.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Três testes escritos (3x30%); participação nas aulas (10%). Haverá lugar a exame final (100%) para os alunos que não não obtenham classificação positiva na avaliação contínua, não tenham realizado os três testes escritos e/ou não tenham estado presentes em dois terços das aulas (critério não aplicável aos trabalhadores-estudantes).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pelo docente. Estudo de textos seleccionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos e polémicos da história da disciplina. A realização de avaliações periódicas permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho.

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas regras: Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula. Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas. Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos electrónicos de gravação ou reprodução de som, nem tablets ou computadores pessoais se usados para atividades estranhas aos objetivos pedagógicos das aulas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BARNARD, Alan. History and Theory in Anthropology. Cambridge, Cambridge University Press, 2000. A.111.1 Bar*His ERIKSEN, Thomas; NIELSEN, Finn, A History of Anthropology. Londres, Pluto Press, 2001. STOCKING Jr., George Victorian Anthropology. The Free Press 1987. A.111 STO*VIC. STOCKING Jr., George After Tylor: British Social Anthropology, 1888-1951. The University of Wisconsin Press 1995. A.111 STO*Aft

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BOAS, Franz. «The Mind of Primitive Man». Science New Series 13, no. 321 (Feb. 22, 1901): 281-89. BOAS, Franz, Race, Language and Culture, Chicago, The University of Chicago Press 1940,. BOAS, Franz Arte Primitiva. Lisboa, Fenda 1996 [1927]. BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Lisboa: Livros do Brasil, n.d. BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral 1 - Campinas: Pontes, 1988. DUMONT, Louis,, Essais sur L'Individualisme, Paris, Éditions du Seuil, 1983. DURKHEIM, Emile, A Divisão do Trabalho Social, Lisboa, Presença, 1984 [1893]. DURKHEIM, Emile, Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse: le système totémique en Australie, Paris, P.U.F 1985 [1912]. DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Lisboa: Celta, 2002. S.132 DUR*For. DURKHEIM, Émile e Marcel MAUSS. Primitive classification. Coordenação de Rodney Needham. Chicago: Chicago University Press, 1963. A.111 DUR*Pri EVANS-PRITCHARD, Edward E, Witchcraft, Oracles and Magic among the Azande (abridged by Eva Gillies), Oxford, Clarendon Press 1976. FRAZER, James. The Golden Bough: A Study in Magic and Religion. London: Oxford University Press, 1994. A.151 FRA*Ram vrs. eng. Leach, Edmund R. «A Classic of Anthropology.» Review of Ancient Society by Lewis Morgan». The New York Review of Books 4, no. 3 (1965). FRAZER, James George. «The Fall of Man». In Sacred Narrative: Readings in the Theory of Myth. Coordenado por Alan Dundes. Berkeley: University of California Press, 1984. 72?97. A.161(2) DUN*Int 4 ex. FABIAN, Jonathan, Time and the Other. How Anthropology Makes its Object, New York, Columbia University Press 1983,. FIRTH, Raymond (ed.) Man and culture : an evaluation of the work of Bronislaw Malinowski. London, Keegan Paul, 1927. A.111 Man. FRAZER, James G., The Golden Bough. A Study in Magic and Religion (abridged edition), London: Macmillan 1922 [1890]. KUPER, Adam. Anthropology and Anthropologists: the modern british school. Londres: Routledge & Keegan, 1973. A.111 KUP*Ant MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. Lisboa: Edições 70, 1988. A.111 MAU*Ens 6 ex. MORGAN, Lewis H. A sociedade primitiva. Vol. 1. Lisboa: Presença, 1978. A.111 MOR*Soc rd por v.1-2 5 ex. KUPER, Adam, Anthropology and Anthropologists: the Modern British School, London, Routledge and Keegan Paul.1983. KUPER, Hilda, ,"Function, History, Biography: Reflections on Fifty Years in the British Anthropological Tradition", STOCKING, George (ed.), Functionalism Historicized: Essays on British Social Anthropology, Madison, University of Wisconsin Press 1984. LÉVI-STRAUSS, Claude. O Olhar Distanciado. Lisboa: Edições 70, 1983. A.111 LEV*Reg trd por 2 ex. LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutura Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem, C. Ed. Nacional, 1970. MALINOWSKI, Bronislaw. Sexo e Repressão na Sociedade Selvagem, Petrópolis, Editora Vozes 2000 [1927]. MALINOWSKI, Bronislaw. «Baloma: The Spirit of the Dead in the Trobriand Islands». In Magic, Science and Religion, and Other Essays, pp. 149?254. 1974. Reimpressão, London: Souvenir Press, 1982. MALINOWSKI, Bronislaw, Uma Teoria Científica da Cultura e outros ensaio. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1975 [1944]. MEAD, Margaret, Coming of Age in Samoa, New York, Holt and Rinehart 1937. MEAD, Margaret, Sexo e Temperamento, São Paulo,Perspectiva. 1988 [1935]. MORGAN, Lewis H., A Sociedade Primitiva, 2 Vols., Lisboa, Presença., 1977a e 1976b [1877]. RADCLIFFE-BROWN, Alfred R., The Andaman Islanders, Cambridge, Cambridge University Press 1922. RADCLIFFE-BROWN, A. R. Estrutura e Função nas Sociedades Primitivas. Lisboa: Edições 70. A.111 RAD*Str RIVERS, William H.W., "O Método Genealógico na Pesquisa Antropológica", Oliveira, Roberto Cardosos de (ed.) A Antropologia de Rivers, Campinas, Editora da UNICAMP, 51-671991 [1910]. SAPIR, Edward, Selected Writings of Edward Sapir in Language, Culture and Personality (ed. David Mandelbaum). Berkeley and Los Angeles: University Press of Califórnia 1949. STOCKING, George, "The Ethnographic Sensibility of the 1920s and the Dualism of Anthropological Tradition", Stocking Jr., George W. (ed.) Romantic Motives. Essays on Anthropological Sensibility, Madison, The University of Wisconsin Press: 1989. STOCKING Jr, George, "Dr. Durkheim and Mr. Brown: Comparative Sociology at Cambridge in 1910", STOCKING, George (ed.), Functionalism Historicized: Essays on British Social Anthropology, Madison, University of Wisconsin Press 1984. STOCKING Jr, George, "Ideas and Institutions in American Anthropology. Thoughts Toward a History of the Interwar Years". The Ethnographer's Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Madison, The University of Wisconsin Press: 1992. TRAUTMANN, Thomas, "The Revolution in Ethnological Time", Man, 27, 1991. TYLOR, Edward. B., Anthropology: An Introduction to the Study of Man and Civilisation, London, John Murray 1881.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16