Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5072
Acrónimo :
L5072
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução ao pensamento antropológico, na sua unidade e diversidade, entre meados do século XIX e meados do século XX.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aquisição de noções introdutórias sobre: A emergência da Antropologia como disciplina no quadro do pensamento evolucionista do século XIX. Modelos funcionalistas característicos da antropologia europeia da primeira metade do século XX. O projecto culturalista da antropologia norte-americana. Os fundamentos do projecto estruturalista em antropologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta cadeira realiza uma primeira aproximação às grandes escolas que marcaram o desenvolvimento do campo disciplinar da antropologia no período compreendido entre 1850 e 1990 e propõe-se traçar uma visão panorâmica das grandes problemáticas da antropologia durante o mesmo período. Aborda assim o pensamento evolucionista, a Escola Sociológica Francesa, o funcionalismo britânico, o culturalismo americano e o estruturalismo francês.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da história da disciplina. b) conhecimento das principais conexões entre a história da teoria antropológica, as metodologias e investigação ciência etnográfica e as suas conexões interdisciplinares.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Intervenção ativa e informada na discussão de três textos em aula + relatório de cada intervenção, até 300 palavras, a entregar no prazo de uma semana após cada discussão (30% x 3). Participação nas discussões em aula (10%). Exame final (100%) para os alunos que não obtenham classificação positiva na avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Leitura autónoma e interpretação/discussão ativa de textos seleccionados em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos e polémicos da história da disciplina. A realização de avaliações periódicas permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Benedict, Ruth. Patterns of Culture. (reprint, London: Routledge, 1935), Intro, cap. 1. Durkheim, Emile. Readings from Emile Durkheim. Coord. Kenneth Thompson. (reprint, London: Routledge, 2004), 85–100. Frazer, James George. «The Fall of Man.» In Folk-Lore in the Old Testament: Studies in Comparative Religion, Legend and Law. 1: 45–77. London: Macmillan, 1919. Hertz, Robert. «The Pre-eminence of the Right Hand: A Study in Religious Polarity.» In Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification. Edited by Rodney Needham. Translated by Rodney Needham. 3–31. Chicago: The University of Chicago Press, 1978. Lee-Whorf, Benjamin. «Science and Linguistics.» Technological Review 42, no. 6 (1940): 229–31, 247. https://web.mit.edu/allanmc/www/whorf.scienceandlinguistics.pdf. Tylor, Edward B. «Religion in Primitive Culture.» In A Reader in the Anthropology of Religion. Edited by Michael Lambeck. 21–33. Oxford: Blackwell, 2002.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Evans-Pritchard, E. E. 1963. «Nuer Rules of Exogamy and Incest.» In Social Structure: Studies Presented to A. R. Radcliffe-Brown. Ed, Meyer Fortes, 85–85. Knight, Chris et al. 1995. «The Human Symbolic Revolution: A Darwinian Account.» Cambridge Archaeological Journal 5 (1): 75–114. Knight, Chris. 1997. The Wives of the Sun and Moon. The Journal of the Royal Anthropological Institute 3 (1): 133–53. Lang, Andrew. «The Method of Folklore.» In Custom and Myth. 10–28. London: Longmans, Green and Co., 1893. Lee-Whorf, Benjamin. «Science and Linguistics.» Technological Review 42, no. 6 (1940): 229–31, 247. https://web.mit.edu/allanmc/www/whorf.scienceandlinguistics.pdf. Lévi-Strauss, A Estrutura dos Mitos. In Antropologia Estrutural. Trans. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify. Lévi-Strauss, Claude. O Pensamento Selvagem. Trad. Tânia Pellegrini.  (reprint, São Paulo: Papirus Editora, 1989). Caps 1, 2

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24