Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução ao pensamento antropológico, na sua unidade e diversidade, entre meados do século XIX e meados do século XX.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Aquisição de noções introdutórias sobre: A emergência da Antropologia como disciplina no quadro do pensamento evolucionista do século XIX. Modelos funcionalistas característicos da antropologia europeia da primeira metade do século XX. O projecto culturalista da antropologia norte-americana. Os fundamentos do projecto estruturalista em antropologia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta cadeira realiza uma primeira aproximação às grandes escolas que marcaram o desenvolvimento do campo disciplinar da antropologia no período compreendido entre 1850 e 1990 e propõe-se traçar uma visão panorâmica das grandes problemáticas da antropologia durante o mesmo período. Aborda assim o pensamento evolucionista, a Escola Sociológica Francesa, o funcionalismo britânico, o culturalismo americano e o estruturalismo francês.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da história da disciplina. b) conhecimento das principais conexões entre a história da teoria antropológica, as metodologias e investigação ciência etnográfica e as suas conexões interdisciplinares.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Intervenção ativa e informada na discussão de três textos em aula + relatório de cada intervenção, até 300 palavras, a entregar no prazo de uma semana após cada discussão (30% x 3). Participação nas discussões em aula (10%). Exame final (100%) para os alunos que não obtenham classificação positiva na avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Leitura autónoma e interpretação/discussão ativa de textos seleccionados em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos e polémicos da história da disciplina. A realização de avaliações periódicas permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Benedict, Ruth. Patterns of Culture. (reprint, London: Routledge, 1935), Intro, cap. 1. Durkheim, Emile. Readings from Emile Durkheim. Coord. Kenneth Thompson. (reprint, London: Routledge, 2004), 85–100. Frazer, James George. «The Fall of Man.» In Folk-Lore in the Old Testament: Studies in Comparative Religion, Legend and Law. 1: 45–77. London: Macmillan, 1919. Hertz, Robert. «The Pre-eminence of the Right Hand: A Study in Religious Polarity.» In Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification. Edited by Rodney Needham. Translated by Rodney Needham. 3–31. Chicago: The University of Chicago Press, 1978. Lee-Whorf, Benjamin. «Science and Linguistics.» Technological Review 42, no. 6 (1940): 229–31, 247. https://web.mit.edu/allanmc/www/whorf.scienceandlinguistics.pdf. Tylor, Edward B. «Religion in Primitive Culture.» In A Reader in the Anthropology of Religion. Edited by Michael Lambeck. 21–33. Oxford: Blackwell, 2002.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Evans-Pritchard, E. E. 1963. «Nuer Rules of Exogamy and Incest.» In Social Structure: Studies Presented to A. R. Radcliffe-Brown. Ed, Meyer Fortes, 85–85. Knight, Chris et al. 1995. «The Human Symbolic Revolution: A Darwinian Account.» Cambridge Archaeological Journal 5 (1): 75–114. Knight, Chris. 1997. The Wives of the Sun and Moon. The Journal of the Royal Anthropological Institute 3 (1): 133–53. Lang, Andrew. «The Method of Folklore.» In Custom and Myth. 10–28. London: Longmans, Green and Co., 1893. Lee-Whorf, Benjamin. «Science and Linguistics.» Technological Review 42, no. 6 (1940): 229–31, 247. https://web.mit.edu/allanmc/www/whorf.scienceandlinguistics.pdf. Lévi-Strauss, A Estrutura dos Mitos. In Antropologia Estrutural. Trans. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify. Lévi-Strauss, Claude. O Pensamento Selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. (reprint, São Paulo: Papirus Editora, 1989). Caps 1, 2
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24