Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular de Epistemologia e Conhecimento Antropológico tem três objectivos fundamentais. O primeiro é apresentar aos estudantes os principais debates epistemológicos da antropologia. O segundo é de identificar os elementos que deram origem à forma de curiosidade que havia de definir e singularizar a Antropologia que, desde a sua origem como disciplina académica, se caracteriza como uma síntese original do projecto racionalista da ciência com a crítica da modernidade. Por último, a cadeira visa habilitar os estudantes para um julgamento informado sobre as discussões que caracterizam hoje o modo como se pensa a ciência, o conhecimento antropológico e o seu papel nas sociedades.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/as estudantes serão aprovado/as na Unidade Curricular na medida em que tenham acedido a um conhecimento genérico dos elementos fundamentais do processo de produção de conhecimento antropológico, da relação deste com as restantes ciências sociais e, por último, dos parâmetros que guiam os debates sobre as sociedades contemporâneas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Visões contrastantes da ciência Epistemologia e a produção do conhecimento antropológico A literatura de viagens e os encontros etnográficos Representação e tradução cultural: etnografia das diferenças e das semelhanças As ciências naturais e as lógicas classificatórias A Europa e as outras formas de conhecimento: outros modos de olhar Epistemologia e considerações éticas na antropologia A antropologia como projecto científico e as suas especificidades Compreender o ser humano no mundo Etnocentrismo e conhecimento antropológico Desconstrução de formas de conhecimento Os Subaltern Studies e a descolonização do conhecimento Descolonizar metodologias Epistemologias indígenas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história do conhecimento antropológico. A realização de avaliações periódica permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho.
Avaliação / Assessment
Assiduidade e participação nas aulas (10%); dois exercícios escritos de e comentário a pontos do programa (40%); Teste escrito (50%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas apresentadas pela docente; discussão de textos em aula; apresentação de seminários em grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da produção do conhecimento antropológico. b) conhecimento das principais conexões entre a epistemologia e a história da antropologia. c) conhecimento das relações históricas entre esses domínios e os debates antropológicos contemporâneos.
Observações / Observations
As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem atender às seguintes regras: a)Ser pontuais b)Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas c)Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar o computador para atividades que não se relacionem diretamente com a aula. É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar: a)cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação textos, conteúdos da internet e trabalhos que não são da sua autoria b)utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Os alunos devem consultar o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar: http://www.iscte iul.pt/Libraries/Conselho_Pedagógico/d4.sflb.ashx http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/235000000/5928359286.pdf
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bourgois, Philippe, 1990, “Confronting Anthropological Ethics: Ethnographic Lessons from Central America”, Journal of Peace Research, 27(1), 43-54. https://doi.org/10.1177/0022343390027001005 Denzin, Norman K., Yvonna S. Lincoln & Linda Tuhiwai Smith (eds.), 2008, “Introduction. Critical Methodologies and Indigenous Inquiry”, Handbook of Critical and Indigenous Methodologies, Los Angeles: Sage, pp. 1-19 MacClancy, Jeremy (ed)., 2002, Exotic No More: Anthropology on the Front Lines, Chicago: University of Chicago Press,. 456 pp. Pina-Cabral, João e Christina Toren (eds.), 2011, The Challenge of Epistemology Anthropological Perspectives, New York, Oxford: Berghahn Books; Rubel, Paula & Abraham Rosman, 2003, Translating Cultures: Perspectives on Translation and Anthropology, Oxford & New York: Berg Strang, Veronica, 2021, What Anthropologists Do, London & New York: Routledge
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arens, William, 1979, The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropophagy, New York: Oxford University Press Crick, Malcom, 1995, “The Anthropologist as Tourist: na Identity in Question”, Lanfant, Allcock & Bruner (eds.), International Tourism: Identity and Change, London: SAGE, pp. 205-223, https://doi.org/10.4135/9781446250402 Fluehr-Lobban, Carolyn, 2002, “A Century of Ethics and Professional Anthropology”, Anthropology News; Kishore, Mahbubani, 2002 (1998), Can Asians Think? Understanding the Divide Between East and West
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-18