Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5074
Acrónimo :
L5074
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A cadeira Epistemologia e Conhecimento Antropológico tem três objectivos fundamentais. O primeiro é facultar aos estudantes um conhecimento dos marcos fundamentais da história das ciências naturais e da epistemologia. O segundo é de identificar os elementos que deram origem à forma de curiosidade que havia de definir e singularizar a Antropologia que, desde a sua origem como disciplina académica, se caracteriza como uma síntese original do projecto racionalista da ciência com a crítica romântica da modernidade. Por último, a cadeira visa habilitar os estudantes para um julgamento informado sobre as polémicas que caracterizam hoje o modo como se pensa a ciência, o conhecimento científico e o seu papel nas sociedades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante será aprovado na cadeira na medida em que tenha acedido a um conhecimento genérico dos elementos fundamentais da história da ciência e da epistemologia, da relação destas com a tradição das ciências sociais e, por último, dos parâmetros que guiam os debates contemporâneos sobre o conhecimento sociológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As guerras da ciência - visões contrastantes da ciência. Raízes históricas da ideia de Razão. A geometria euclidiana. Episteme e doxa no mundo Grego. A física aristotélica e ptolomaica. Raízes medievais da revolução científica A ciência moderna Kepler, Galileu, Descartes. A física e cosmologia newtoniana e a extensão e institucionalização da curiosidade científica A biologia pré-darwinista e a revolução de Darwin O darwinismo hoje Transformações da física no século XX. A Epistemologia. Origens modernas do racionalismo (Descartes) e empirismo (Hume) A síntese Kantiana O positivismo lógico e o falsacionismo de Popper A reconstrução da história da ciência de Kuhn O debate Popper-Kuhn e a epistemologia pós-kuhniana As ciências sociais e as humanidades Perspectivas objetivistas e relativistas Modelos explicativos e modelos compreensivos A antropologia como projecto científico e as suas especificidades

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história da ciência e da epistemologia. A realização de avaliações periódica permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho.

Avaliação / Assessment


Assiduidade e participação nas aulas (10%); dois exercícios escritos de e comentário a pontos do programa (40%); Teste escrito (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da história da ciência. b) conhecimento das principais conexões entre a história da ciência e a história da epistemologia. c) conhecimento das relações históricas entre esses domínios e a emergência e desenvolvimento das ciencias sociais.

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem atender às seguintes regras: a)Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula b)Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas c)Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar o computador para atividades que não se relacionem diretamente com a aula. É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar: a)cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação textos, conteúdos da internet e trabalhos que não são da sua autoria b)utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Os alunos devem consultar o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar: http://www.iscte iul.pt/Libraries/Conselho_Pedagógico/d4.sflb.ashx http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/235000000/5928359286.pdf

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chalmers, Alan 1999 What is this thing called Science? (3ª Ed.) Maidenhead, Open University Press. Kuhn, Thomas 1961 A Estrutura das Revoluções Científicas. Edições 70. Popper, Karl 1974 Autobiografia Intelectual. São Paulo, Cultrix. Okasha, Samir 2002 Philosophy of Science - a very short introduction, Oxford, Oxford University Press. Rosenberg, Alex 2005 Philosophy of Science: a contemporary introduction. London, Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barnes, Barry & Bloor, David "Relativism, Rationalism and the Sociology of Knowledge" in Hollis, M. & Lukes, S. 1982 Rationality and Relativism. Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press. Dewitt, Richard 2004 Worldviews: an introduction to the history and philosophy of science. Oxford, Blackwell Publishing. Hellyer, Marcus 2003 The Scientific Revolution - the essential readings, Oxford, Blackwell Publishing. Kuhn, Thomas 1977 A Tensão Essencial. Lisboa, Edições 70, 1989. Lakatos, Imre 1983 La metodología de los programas de investigación científica. Madrid, Alianza Editorial. Piaget, Jean 1967 Lógica e Conhecimento Científico. Vol. 1 Porto, Livraria Civilização. Ruse, Michael 2006 Darwinism and its Discontents. Cambridge, Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16