Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5074
Acrónimo :
L5074
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Epistemologia e Conhecimento Antropológico tem três objectivos fundamentais. O primeiro é apresentar aos estudantes os principais debates epistemológicos da antropologia. O segundo é de identificar os elementos que deram origem à forma de curiosidade que havia de definir e singularizar a Antropologia que, desde a sua origem como disciplina académica, se caracteriza como uma síntese original do projecto racionalista da ciência com a crítica da modernidade. Por último, a cadeira visa habilitar os estudantes para um julgamento informado sobre as discussões que caracterizam hoje o modo como se pensa a ciência, o conhecimento antropológico e o seu papel nas sociedades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/as estudantes serão aprovado/as na Unidade Curricular na medida em que tenham acedido a : OA1- um conhecimento genérico dos elementos fundamentais do processo de produção de conhecimento antropológico, OA2 da relação deste com as restantes ciências sociais, OA3 de pluralidade das formas de conhecimento; OA4 dos parâmetros que guiam os debates sobre as sociedades contemporâneas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Visões contrastantes da ciência. A antropologia como projecto científico e as suas especificidades. Etnocentrismo e conhecimento antropológico P2 - Epistemologia e a produção do conhecimento antropológico. A literatura de viagens e os encontros etnográficos P3 - Representação e tradução cultural: etnografia das diferenças e das semelhanças P5 - As ciências naturais e as lógicas classificatórias P6 - A Europa e as outras formas de conhecimento: outros modos de olhar P7 Desconstrução de formas de conhecimento . Os Subaltern Studies e a descolonização do conhecimento P8 - Epistemologia e considerações éticas na antropologia. Descolonizar metodologias P9 - Epistemologias indígenas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos se adequam aos objetivos de aprendizagem P1 e P2 - OA e OA2 P3 - OA2 e OA4 P4 - OA2 P5 - OA2 P6 - OA3 P7 - OA3 e OA4 P8 - OA4 P9 - OA3 e OA4 A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história do conhecimento antropológico..

Avaliação / Assessment


Dois instrumentos de avaliação: a) Avaliação ao longo do semestre que inclui: Assiduidade e participação nas aulas (10%); trabalho de grupo e respetiva apresentação e discussão no espaço da aula (10%); Teste escrito com consulta (80%) b) exame final. Não há exame oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pela docente; discussão de textos em aula; apresentação em grupo no espaço da aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e períodos fundamentais da produção do conhecimento antropológico. b) conhecimento das principais conexões entre a epistemologia e a história da antropologia. c) conhecimento das relações históricas entre esses domínios e os debates antropológicos contemporâneos.

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem atender às seguintes regras: a)Ser pontuais b)Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas c)Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar o computador para atividades que não se relacionem diretamente com a aula. É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar: a)cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação textos, conteúdos da internet e trabalhos que não são da sua autoria b)utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Os alunos devem consultar o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar: http://www.iscte iul.pt/Libraries/Conselho_Pedagógico/d4.sflb.ashx http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/235000000/5928359286.pdf

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bourgois, Philippe, 1990, “Confronting Anthropological Ethics: Ethnographic Lessons from Central America”, Journal of Peace Research, 27(1), 43-54. https://doi.org/10.1177/0022343390027001005 Denzin, Norman K., Yvonna S. Lincoln & Linda Tuhiwai Smith (eds.), 2008, “Introduction. Critical Methodologies and Indigenous Inquiry”, Handbook of Critical and Indigenous Methodologies, Los Angeles: Sage, pp. 1-19 MacClancy, Jeremy (ed)., 2002, Exotic No More: Anthropology on the Front Lines, Chicago: University of Chicago Press,. 456 pp. Pina-Cabral, João e Christina Toren (eds.), 2011, The Challenge of Epistemology Anthropological Perspectives, New York, Oxford: Berghahn Books; Rubel, Paula & Abraham Rosman, 2003, Translating Cultures: Perspectives on Translation and Anthropology, Oxford & New York: Berg Strang, Veronica, 2021, What Anthropologists Do, London & New York: Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arens, William, 1979, The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropophagy, New York: Oxford University Press Crick, Malcom, 1995, “The Anthropologist as Tourist: na Identity in Question”, Lanfant, Allcock & Bruner (eds.), International Tourism: Identity and Change, London: SAGE, pp. 205-223, https://doi.org/10.4135/9781446250402 Fluehr-Lobban, Carolyn, 2002, “A Century of Ethics and Professional Anthropology”, Anthropology News; Kishore, Mahbubani, 2002 (1998), Can Asians Think? Understanding the Divide Between East and West

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15