Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5076
Acrónimo :
L5076
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


Capacidade de análise e síntese: 1. Das relações entre categorias lógicas, linguísticas e culturais 2. Da relação do simbolismo com as dinâmicas sociais em contextos etnográficos variados 3 Do interesse e das dificuldades de constituição de um discurso antropológico sobre lógica simbólica no contexto do seu condicionamento semântico a) numa perspectiva histórica b) numa perspectiva contemporânea Capacidade para resolver problemas: 1. utilizando métodos de recolha de informação etnográfica 2. integrando criticamente modelizações teóricas de cariz antropológico sobre lógica simbólica Capacidade crítica: Sobre as possibilidades e limitações dos modelos e métodos discutidos, em particular: a) as técnicas de recolha de informação etnográfica em contextos culturais e linguísticos não-ocidentais, b) modelos tipológicos, semiológicos, cognitivistas e performativos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura, cognição e performance humanas OA2 - Compreender a história dos contributos da antropologia nesta área de estudo OA3 - Compreender as problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição e performatividade OA4 - Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Conjunto de aulas de Introdução à temática geral da UC, consolidando os instrumentos terminológicos e analíticos fundamentais utilizados P2. Revisão histórica das perspectivas sobre o simbólico, a percepção, a cognição e a categorização semântica inspiradas nos modelos linguístico e taxonómico; na chamada etnociência e perspectivas interpretativas; e ainda na teoria do ritual P3. Discussão das correntes actuais da antropologia cognitiva (análise das estruturas de sentido, modelos culturais e generativos, sistemas de classificação não-semântica, teoria da decisão, teoria dos esquemas, inatismo, aprendizagem e fenomenologia), em articulação com exemplos etnográficos significativos. P4. Referência aos estudos contemporâneos sobre: gramáticas culturais, efeitos da literacia, complexidade e limitações cognitivas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P1, P2 OA2 - P2, P3 OA3 - P3, P4 OA4 - P1, P2, P3, P4

Avaliação / Assessment


a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar após as férias da Páscoa; b) 70% da nota final ? Ensaio (máximo 10.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar na época de avaliações c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%) c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pelo docente. Leitura de textos seleccionados. Trabalhos escritos. Observacão de terreno. Toda a bibliografia necessária será disponibilizada por via de plataforma online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositiva - OA1, OA2, OA3, Participativa - OA2, OA3, OA4 Auto-estudo - OA1, OA2, OA3, OA4

Observações / Observations


N.A.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BLOCH, Maurice. 1998. How We Think They Think: Anthropological Approaches to Cognition, Memory and Literacy. Boulder-Colorado, Westerview. GOMES DA SILVA. J. C. 2003. O discurso contra si próprio. Lisboa: Assírio & Alvim GOODY, Jack. 1977. The Domestication of the Savage Mind. Cambridge: CUP. LÉVI-STRAUSS, Claude. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon. SPERBER, Dan. 1982. Le savoir des anthropologues. Paris: Hermann.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


D'ANDRADE, Roy. 1995. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. DONIGER O'FLAHERTY, W. 1986. Dreams, Illusion and other Realities. Chicago: CUP GOMES DA SILVA. J. C. 1989. L'identité volée. Essais d'anthropologie sociale. Bruxelles: Éditions de Université de Bruxelles LOVEJOY, A. O. [1964 (1936)], The Great Chain of Being: A Study of the History of an Idea, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. NEEDHAM, Rodney. 1873. Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification. Chicago: UCP. NEEDHAM, Rodney. 1980. Reconnaissances.Toronto: University of Toronto Press. SPERBER, Dan. 1996. La Contagion des Idées: une théorie epidemiologique de la culture. Paris: Odile Jacob. WHITEHOUSE, Harvey (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford: Berg.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-02-06