Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
Capacidade de análise e síntese: 1. Das relações entre categorias lógicas, linguísticas e culturais 2. Da relação do simbolismo com as dinâmicas sociais em contextos etnográficos variados 3 Do interesse e das dificuldades de constituição de um discurso antropológico sobre lógica simbólica no contexto do seu condicionamento semântico a) numa perspectiva histórica b) numa perspectiva contemporânea Capacidade para resolver problemas: 1. utilizando métodos de recolha de informação etnográfica 2. integrando criticamente modelizações teóricas de cariz antropológico sobre lógica simbólica Capacidade crítica: Sobre as possibilidades e limitações dos modelos e métodos discutidos, em particular: a) as técnicas de recolha de informação etnográfica em contextos culturais e linguísticos não-ocidentais, b) modelos tipológicos, semiológicos, cognitivistas e performativos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura, cognição e performance humanas OA2 - Compreender a história dos contributos da antropologia nesta área de estudo OA3 - Compreender as problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição e performatividade OA4 - Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Conjunto de aulas de Introdução à temática geral da UC, consolidando os instrumentos terminológicos e analíticos fundamentais utilizados P2. Revisão histórica das perspectivas sobre o simbólico, a percepção, a cognição e a categorização semântica inspiradas nos modelos linguístico e taxonómico; na chamada etnociência e perspectivas interpretativas; e ainda na teoria do ritual P3. Discussão das correntes actuais da antropologia cognitiva (análise das estruturas de sentido, modelos culturais e generativos, sistemas de classificação não-semântica, teoria da decisão, teoria dos esquemas, inatismo, aprendizagem e fenomenologia), em articulação com exemplos etnográficos significativos. P4. Referência aos estudos contemporâneos sobre: gramáticas culturais, efeitos da literacia, complexidade e limitações cognitivas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1, P2 OA2 - P2, P3 OA3 - P3, P4 OA4 - P1, P2, P3, P4
Avaliação / Assessment
a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar após as férias da Páscoa; b) 70% da nota final ? Ensaio (máximo 10.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar na época de avaliações c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%) c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas apresentadas pelo docente. Leitura de textos seleccionados. Trabalhos escritos. Observacão de terreno. Toda a bibliografia necessária será disponibilizada por via de plataforma online.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Expositiva - OA1, OA2, OA3, Participativa - OA2, OA3, OA4 Auto-estudo - OA1, OA2, OA3, OA4
Observações / Observations
N.A.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
BLOCH, Maurice. 1998. How We Think They Think: Anthropological Approaches to Cognition, Memory and Literacy. Boulder-Colorado, Westerview. GOMES DA SILVA. J. C. 2003. O discurso contra si próprio. Lisboa: Assírio & Alvim GOODY, Jack. 1977. The Domestication of the Savage Mind. Cambridge: CUP. LÉVI-STRAUSS, Claude. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon. SPERBER, Dan. 1982. Le savoir des anthropologues. Paris: Hermann.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
D'ANDRADE, Roy. 1995. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. DONIGER O'FLAHERTY, W. 1986. Dreams, Illusion and other Realities. Chicago: CUP GOMES DA SILVA. J. C. 1989. L'identité volée. Essais d'anthropologie sociale. Bruxelles: Éditions de Université de Bruxelles LOVEJOY, A. O. [1964 (1936)], The Great Chain of Being: A Study of the History of an Idea, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. NEEDHAM, Rodney. 1873. Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification. Chicago: UCP. NEEDHAM, Rodney. 1980. Reconnaissances.Toronto: University of Toronto Press. SPERBER, Dan. 1996. La Contagion des Idées: une théorie epidemiologique de la culture. Paris: Odile Jacob. WHITEHOUSE, Harvey (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford: Berg.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-06