Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5076
Acrónimo :
L5076
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem dois objectivos fundamentais. 1 - Facultar aos estudantes um conhecimento geral de alguns dos principais marcos históricos que assinalam o interesse da Antropologia pelos domínios do simbólico, da linguagem e da cognição, sem os quais não seria possível qualquer interrogação sobre a Cultura e sobre o que significa ser-se humano. 2 - Habilitar os estudantes para desenvolverem uma reflexão informada em torno dos debates transdisciplinares que caracterizam hoje os modos possíveis de interrogar esses domínios.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - adquirir conhecimentos e competências para perceber as razões do interesse da Antropologia pelos domínios do simbólico, da linguagem e da cognição. OA2 - adquirir conhecimentos e competências para explorar esses domínios recorrendo não só à bibliografia disciplinar mas, também aos contributos de outras áreas do saber.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Arqueologia da mente e ecologia do cérebro 1.1. o universo como informação 1.2. humano / não-humano 1.3. função simbólica 1.4. neotenia 1.5. ?material engagement theory? I: o Paleolítico, a arte e a religião 1.6. ?material engagement theory? II: o Neolítico e a ?revolução dos símbolos? 1.7. o universo indo-europeu P2. Signos, símbolos, culturas e cosmologias 2.1. Antes e depois de M. Mauss 2.2. hipótese Sapir-Whorf 2.3. Saussure, Jakobson e Lévi-Strauss 2.4. V. Turner, M. Douglas, C. Geertz, M. Sahlins 2.5. R. Girard, G. Durand 2.6. Estudo de caso: os Barasana-Tukano (Christine Hugh-Jones)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2 OA2 - P1, P2

Avaliação / Assessment


a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar após as férias da Páscoa; b) 70% da nota final ? Ensaio (máximo 10.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar na época de avaliações c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pelo docente. Leitura de textos seleccionados. Trabalhos escritos. Toda a bibliografia necessária será disponibilizada por via da plataforma de e-learning.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositiva - OA1, OA2 Participativa - OA1, OA2 Auto-estudo - OA1, OA2

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MALAFOURIS, Lambros ? How Things Shape the Mind: a Theory of Material Engagement. Cambridge MA and London: The MIT Press, 2013. LÉVI-STRAUSS, Claude ? O Pensamento Selvagem, São Paulo: Papirus Editora, 2008. FUCHS, Thomas ? Ecology of the Brain. The Phenomenology and Biology of the Embodied Mind, Oxford University Press, 2018. CAUVIN, Jacques ? The Birth of the Gods and the Origins of Agriculture. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2000. BLOCH, Maurice ? How We Think They Think: Anthropological Approaches to Cognition, Memory and Literacy. Boulder, Colorado: Westview Press, 1998.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar no decurso das aulas

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16