Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5077
Acrónimo :
L5077
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português, Francês, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


O conhecimento do inglês é importante.

Objetivos Gerais / Objectives


A cadeira tem como objectivo elucidar os efeitos sociais e políticos do colonialismo europeu na investigação e na cultura antropológica, no alvor das descolonializações e respectivas mudanças geopolíticas. O respectivo programa procura abarcar desenvolvimentos influentes da teoria antropológica ocorridos a partir do início da segunda metade do século XX - com a crescente proximidade cultural e intelectual entre observador e observado (retirada ao primeiro a natureza hegemónica da observação 'tradicional') e as decorrentes questões de autoria e autoridade científica. O curso abordará alguns dos grandes movimentos e problemas pós-coloniais e da crítica decolonial com ênfase em questões de discriminação e racismo em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No seu conjunto, a cadeira tem como objectivos principais desenvolver as seguintes competências: OA1 - Percepção da centralidade do olhar etnográfico OA2 - Apreensão da diversidade social e cultural OA3 - Problematização do eurocentrismo OA4 - Comunicação oral e debate OA5 - Comunicação escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


COLONIALISMO E ANTROPOLOGIA 1.1. Da expedição científica às sociedades de etnologia 1.2. Da ferida colonial à pós-memória: trânsitos atlânticos e colonialismo português 1.2. Imperialismo, colonialismo e capitalismo. 1.3. Antropologia, colonialismo, anti-colonialismo (e Afro-futurismo) A ANTROPOLOGIA DEPOIS DO COLONIALISMO 2.1. Condições culturais e políticas: movimentos sociais e seu impacto na Antropologia. 2.2. Feminismo e estudos de género. 2.3. O conhecimento como poder. 2.4. Edward Said e o Orientalismo. 2.5. Subalternidade, conhecimento e poder: Estudos subalternos. 2.6. Da crítica pós-colonial à crítica decolonial SEQUELAS COLONIAIS 3.1. Discriminação, segregação e exclusão social. 3.2. Racismo e racialização. 3.4. Descolonializar conhecimento, metodologias e poder. Nota: Em todos os blocos recorrer-se-á a diferentes suportes (jornalísticos, literários, convidados, audiovisuais, expositivos, etc.) para aulas práticas e seminários de discussão sobre os temas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram adequados aos objectivos da UC através de: - contextualização histórica e cultural dos temas e processos em análise; - comparação entre diferentes contextos etnográficos e políticos em que esses processos ocorrem; - diálogo com os conhecimentos teóricos previamente adquiridos; - recurso a situações contemporâneas para a compreensão dos temas em análise.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua tem três componentes principais: 1. Assiduidade e participação nas aulas (20%) 2. Apresentação de um Seminário em grupo e relatório de até 4 páginas (30%) 3. Ensaio final individual (50%) até 8 pag. sobre um tema da UC. Haverá lugar a exame final (100%) para os alunos que não obtiverem classificação positiva na avaliação contínua. Não existe exame oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São articuladas aulas teóricas com aulas de seminário. No início do semestre é fornecida aos estudantes uma planificação da cadeira aula a aula com indicação das leituras requeridas para cada aula (syllabus). Os estudantes podem, assim, organizar antecipadamente as leituras quer para apresentação individual quer para debate em seminário. Textos disponíveis em plataforma digital online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O ensino dos temas em análise tem como suporte: - materiais fotográficos e fílmicos; - diálogo crítico e analítico com os alunos; - apresentação e debate semanal na aula de textos sobre os temas da cadeira, a partir de uma bibliografia cuidadosamente selecionada e acessível; - acompanhamento regular nas aulas de atendimento da progressão dos conhecimentos.

Observações / Observations


É essencial o conhecimento do 'Código de Conduta ética' (questões de plágio; atitudes não-discriminatórias) Prevê-se um funcionamento com aulas híbridas (presenciais e online com convidados).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ASAD, T, 1973, Anthropology and the Colonial Encounter. CHATTERJEE, Partha, 1989, "Colonialism, Nationalism, and Colonized Women: The Context in India", American Ethnologist, vol. 16, nº 4, pp. 622-633; CHATURVEDI, Vinayak, org.,2000, Mapping Subaltern Studies and the Postcolonial, Londres e Nova Iorque, Verso;  FANON, F, Pele Negra, Máscaras Brancas. MIGNOLO, Walter D., 2000, Coloniality, Subaltern Knowledges, and Boder Thinking, Princeton, Princeton University Press ; SPIVAK, G, 1987 Pode o subalterno falar? SAID, E, 1978. Orientalismo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Materiais extra, de natureza não necessariamente bibliográfica ou académica: -Joana Gorjão Henriques, Racismo em Português, Público online - Produção do Teatro Griot. https://www.teatrogriot.com/ -Dulce Cardoso, O Retorno, 2012, Lisboa: Tinta da China; e Chrisman, Laura, 2003, Postcolonial Conventions. Cultural Readings of Race, Imperialism and Transnationalism, Manchester, Manchester University Press; Duara, Prasenjit, org., 2004, Decolonization. Perspectives from Now and Then, Nova Iorque, Rutgers; Fabian, Johannes, 2006, 'The other revisited. Critical afterthoughts', in Anthropological Theory, vol.6(2): 139-152; Huggan, Graham, 2001, The Post-Colonial Exotic, Londres e Nova Iorque, Routledge; Memi, Albert, 1991,The colonizer and the colonized. Boston, Beacon Press; Perez, Rosa Maria, 2013, O Tulsi e a Cruz. Antropologia e o Encontro Colonial em Goa, Lisboa, Temas e Debates; Seshadri, Fawzia e Kalpana Seshadri-Crooks,eds., 2000, The Pre-ocupation of Postcolonial Studies, Duke, Duke University Press; Spivak, Gayatri Chakravorty, 1987, "A Literary Representation of the Subaltern', In Other Worlds: Essays in Cultural Politics, Nova Iorque e Londres, Routledge; Williams, Patrick & Chrisman, Laura (eds.), 1994, Colonial Discourse and Post-Colonial Theory. A Reader, New York, Columbia University Press. Bibliotecas online: B-On; JStor

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16