Sumários
Continuação do sumário da aula 2
17 Fevereiro 2022, 14:30 • Rita Sousa
Continuação do sumário da aula 2 - A ferida colonial. Pós-memória e colonialismo.
Experiências educativas decoloniais: questões raciais
15 Fevereiro 2022, 14:30 • Rita Sousa
Experiências educativas decoloniais: o racismo e a discriminação racial
Convidada Francisca de Luca e jovens do projeto
Pass the Micro
O Novo Mundo, a modernidade e a colonização: o epistemicídio
10 Fevereiro 2022, 14:30 • Rita Sousa
O Novo Mundo, a modernidade e a colonização: o epistemicídio
Das expedições científicas às sociedades de etnologia: a invenção do primitivo e da sociedade selvagem. O Novo Mundo visto em imagens: colonialidade do ver. Dos impérios "pornotropicais" à pós-memória traumática
Bibliografia:
DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.
http://biblioteca.clacso.edu.ar/gsdl/collect/clacso/index/assoc/D1200.dir/5_Dussel.pdf
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados (USP), 19 (55), 2005.
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10091/11663
MCCLINTOCK, Anne (1995), "A situação da terra - genealogias imperiais" Couro Imperial, Raça, Gênero e Sexualidade no Embate Colonial, Campinas, UNICAMP, pp. 43-122
Disponível na Plataforma Slack
HIRSCH, Marianne (2008) "The Generation of Postmemory" in Poetics Today 29:1 (Spring), pp. 103-128
http://historiaeaudiovisual.weebly.com/uploads/1/7/7/4/17746215/hirsch_postmemory.pdf
Leitura complementar:
AMÁLIO, André (2018) Re-writing Portuguese recent colonial history through postcolonial documentary theatre (tese doutoramento University of Roehampton)
MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo: hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.
http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624094657/6_Mignolo.pdf
Apresentação
8 Fevereiro 2022, 14:30 • Rita Sousa
Apresentação dos objetivos da disciplina, programação de aulas, métodos de avaliação e recursos.
O Colonial, o pós-colonial e o decolonial
Bibliografia:
KRENAK, Ailton "Ideias para adiar o fim do mundo" In Ideias para adiar o fim do Mundo, São Paulo, Companhia das Letras, 2019
SCHIMDT, Simone. "Onde está o sujeito pós-colonial? (Algumas reflexões sobre o espaço. e a condição pós-colonial na literatura angolana)". Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana (NEPA da UFF), Vol. 2, n° 2, Abril, pp. 136-147, 2009
Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/29827
HALL, Stuart "Quando foi o Pós-colonial? Pensando no limite". in Da diáspora: Identidades e mediações culturais, Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 95-120, 2003.