Sumários
A imaginação das Províncias
14 Outubro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Províncias e regiões. A províncias como espaços da imaginação etnográfica. Região e os seu carácter performativo (Bourdieu). Foi projectado um trecho de um filme de Manuel de OLiveira.
A imaginação dos limites e a imaginação da primitividade
12 Outubro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Imaginação dos limites e imaginação da primitividade projectada no espaço nacional. As províncias como referência. Um debate entre Rocha Peixoto e José Leite de Vasconcelos. O lugar das comunidades de montanha. Várias ilustrações.
Rocha Peixoto e o Rasto dos Seus Interesses na Etnografia Portuguesa
7 Outubro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Ciência e empenhos nacionalizadores da Geração de 90 para além da do discurso da "decadência". Temas na obra etnográfica de Rocha Peixoto, o privilégio da ergologia e também marca de preocupações sociológicas. Apontamentos sobre o rasto destes interesses na etnografia portuguesa do século XX.
Continuação da aula anterior. O lugar entre os "mestres" de Z. Consiglieri Pedroso
30 Setembro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Continuação da aula anterior. Ensinar a nação/nacionalizar a cultura, o exemplo da toponímia urbana (com referências à presença do nome dos "mestres da etnografia portuguesa" na toponímia de Lisboa). Razões do nosso interesse pela obra de Z. Consiglieri Pedroso. Pedroso, a recolha de "crenças" e o rasto contemporâneo de algumas dessas crenças. O "lobisomem" na criação cinematográfica como exemplo, entre outros.
O fim do século XIX e os planos de sistematização de estudos etnográficos
28 Setembro 2021, 14:30 • Rita Sousa
O fim do século XIX e os planos de sistematização de estudos etnográficos, várias notas. O papel de sistematizador d eAdolfo Coelho, a medida de actualização das suas referências teóricas e tentativas de programar estudos etnográficos exaustivos.
O - escasso - conhecimento do país em datas tardias, comentários sobre a Expedição Cientifica à Serra da Estrela (1881).
O rasto significativo na cultura portuguesa contemporânea dos interesses dos etnólogos de gabinete oitocentistas, vários exemplos.