Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
Neste laboratório de leituras e discussões, cada estudante lerá uma monografia etnográfica -- que exporá aos colegas e de que incentivará a discussão -- assim como discutirá exposições de monografias etnográficas expostas por colegas. Através de procedimentos dialógicos em sala de aula, profunda-se competências nos seguintes domínios: 1. Abarcar as relações complexas entre teorias antropológicas e textos etnográficos. 2. Problematizar textos etnográficos. 3. Apreender padrões simbólicos inter-culturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Ler monografias etnográficas à luz dos paradigmas teóricos e circunstâncias históricas que as geraram. OA2 - Analisar textos monográficos, apreender problemáticas e problemas subjacentes. OA3 - Comparar monografias etnográficas, apreender padrões simbólicos inter-culturais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Etnografia: porquê, quem, para quê? P2. Teoria e etnografia. P3 - Facto e interpretação.. P4. Etnografia e ficção. P5. Etnografias contemporâneas..
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1=todos OA2=todos OA3=todos
Avaliação / Assessment
Animação de uma discussão em aula (30% da avaliação final), contributos para discussões (10%), trabalho final até 1.200 palavras (60% da avaliação final). Veja os detalhes no Moodle, cujo uso é obrigatório nesta UC. Ou: Exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas com exposição teórica pelo(s) docente(s) de textos selecionados, apresentação por estudantes e discussão em sala de aula. Os estudantes devem realizar autonomamente as leituras (capítulos das monografias) designadas para discussão em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Ativas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno : Todos
Observações / Observations
Participar no regime de avaliação contínua requer estar presente em pelo menos 18 aulas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bohannan, Laura, Shakespeare in the Bush., 1966, Natural History Magazine, https://www.naturalhistorymag.com/picks-from-the-past/12476/shakespeare-in-the-bush Blok, Anton, Rams and Billy-Goats: A Key to the Mediterranean Code of Honour?, 1981, Man 16(3): 427-40, Dundes, Alan, Gallus as Phallus; A Psychoanalytic Cross-Cultural Consideration of the Cockfight as Fowl Play? in The Cockfight: A Casebook, ., 1994, The cockfight : a casebook. University of Wisconsin Press, 241-82, Hafstein, Valdimar Tr., Making Intangible Heritage., 2018, Indiana University Press, Malinowski, Bronislaw, A Vida Sexual dos Selvagens, 1983, Francisco Alves, Ott, Sandra, Aristotle among the Basques: The Cheese Analogy of Conception, 1979, Man 14(4): 699-711, Dias, Jorge, Vilarinho da Furna: Uma Aldeia Comunitária, 1981, Lisboa: Imprensa Nacional, Geertz, Clifford, Deep Play: Notes on the Balinese Cockfight (Madison, WI.,, 1994, The Cockfight: A Casebook, ed. Alan Dundes.University of Wisconsin Press, pp. 94–112,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Geertz, Clifford., Works and Lives: The Anthropologist as Author, 1988, Stanford University Press, Caps. 2, 4., Lévi-Strauss. 1993. Tristes Trópicos. Lisboa: Edições 70. Caps. 37, 38.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16