Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5080
Acrónimo :
L5080
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


Neste laboratório de leituras e discussões, cada estudante lerá uma monografia etnográfica -- que exporá aos colegas e de que incentivará a discussão -- assim como discutirá exposições de monografias etnográficas expostas por colegas. Através de procedimentos dialógicos em sala de aula, profunda-se competências nos seguintes domínios: 1. Abarcar as relações complexas entre teorias antropológicas e textos etnográficos. 2. Problematizar textos etnográficos. 3. Apreender padrões simbólicos inter-culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Ler monografias etnográficas à luz dos paradigmas teóricos e circunstâncias históricas que as geraram. OA2 - Analisar textos monográficos, apreender problemáticas e problemas subjacentes. OA3 - Comparar monografias etnográficas, apreender padrões simbólicos inter-culturais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Etnografia: porquê, quem, para quê? P2. Teoria e etnografia. P3 - Facto e interpretação.. P4. Etnografia e ficção. P5. Etnografias contemporâneas..

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1=todos OA2=todos OA3=todos

Avaliação / Assessment


Animação de uma discussão em aula (30% da avaliação final), contributos para discussões (10%), trabalho final até 1.200 palavras (60% da avaliação final). Veja os detalhes no Moodle, cujo uso é obrigatório nesta UC. Ou: Exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas com exposição teórica pelo(s) docente(s) de textos selecionados, apresentação por estudantes e discussão em sala de aula. Os estudantes devem realizar autonomamente as leituras (capítulos das monografias) designadas para discussão em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Ativas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno : Todos

Observações / Observations


Participar no regime de avaliação contínua requer estar presente em pelo menos 18 aulas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bohannan, Laura, Shakespeare in the Bush., 1966, Natural History Magazine, https://www.naturalhistorymag.com/picks-from-the-past/12476/shakespeare-in-the-bush Blok, Anton, Rams and Billy-Goats: A Key to the Mediterranean Code of Honour?, 1981, Man 16(3): 427-40, Dundes, Alan, Gallus as Phallus; A Psychoanalytic Cross-Cultural Consideration of the Cockfight as Fowl Play? in The Cockfight: A Casebook, ., 1994, The cockfight : a casebook. University of Wisconsin Press, 241-82, Hafstein, Valdimar Tr., Making Intangible Heritage., 2018, Indiana University Press, Malinowski, Bronislaw, A Vida Sexual dos Selvagens, 1983, Francisco Alves, Ott, Sandra, Aristotle among the Basques: The Cheese Analogy of Conception, 1979, Man 14(4): 699-711, Dias, Jorge, Vilarinho da Furna: Uma Aldeia Comunitária, 1981, Lisboa: Imprensa Nacional, Geertz, Clifford, Deep Play: Notes on the Balinese Cockfight (Madison, WI.,, 1994, The Cockfight: A Casebook, ed. Alan Dundes.University of Wisconsin Press, pp. 94–112,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Geertz, Clifford., Works and Lives: The Anthropologist as Author, 1988, Stanford University Press, Caps. 2, 4., Lévi-Strauss. 1993. Tristes Trópicos. Lisboa: Edições 70. Caps. 37, 38.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16