Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5081
Acrónimo :
L5081
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa fornecer uma perspectiva geral sobre as reflexões que a antropologia desenvolveu sobre a diversidade de relações de género, parentesco e formas de organização familiar em diferentes sociedades. Os debates teóricos sobre o tema são apresentados numa perspectiva crítica percorrendo a história da antropologia. A UC faz um percurso histórico da reflexão sobre o parentesco na Antropologia. Das teorias clássicas passamos às abordagens contemporâneas que submeteram a noção de parentesco a uma forte crítica a partir da centralidade que ganharam os debates em torno das categorias de género, pessoa e emoção. Através da análise comparativa de diferentes contextos etnográficos e momentos históricos mostra-se a diversidade de formas de organização familiar e de significados sociais das suas relações com o objectivo de desconstruir a ideia de universalidade frequentemente subjacente à noção de parentesco e de família.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta UC os alunos deverão ser capazes de: OA1. Adquirir uma visão histórica e conjuntural das abordagens sobre família e parentesco, as principais correntes teóricas e metodologias de investigação na antropologia; OA2. Apreender a diversidade e o significado vivido das relações de parentesco; OA3. Adquirir uma visão distanciada das relações familiares em que está envolvido, rompendo a "miragem de normalidade da realidade quotidiana; OA4. Compreender articuladamente a importância das relações familiares no âmbito das várias dimensões sociais (económica, política, simbólica, biológica, cultural, relacional); OA5. Garantir os conhecimentos sobre Parentesco, desde uma perspectiva que assegure a compreensão das abordagens contemporâneas sobre família, género, pessoa e emoções, que submeteram a noção de parentesco a uma forte crítica. OA6. Relacionar as problemáticas específicas dos estudos sobre família e parentesco com a Teoria Antropológica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC fornecer conhecimento sobre: P1-uma perspectiva geral sobre as reflexões que a antropologia desenvolveu sobre a diversidade de relações de parentesco em diferentes sociedades P2-os debates teóricos sobre o tema, através de uma perspectiva crítica da história da antropologia P3-a história da reflexão antropológica sobre o parentesco desde a sua emergência (evolucionismo, funcionalismo e estruturalismo) aos seus debates contemporâneos P4-a relação dos estudos antropológicos clássicos do parentesco com as questões contemporâneas referentes aos novos modelos de organização familiar e de reprodução biológica P5-uma análise comparativa de contextos etnográficos e momentos históricos com o objectivo de desconstruir a ideia de universalidade subjacente à noção de parentesco e de família P6-o parentesco como resultado de forças e valores sociais, projectos familiares, categorias de género, que estão na base de constituição de relações familiares concretas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O Programa segue o processo de construção dos estudos do parentesco na Antropologia e apresenta os autores mais destacados nos diferentes momentos históricos e nas diferentes escolas e teorias. Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P2, P4, P5 e P6 OA3 - P5 e P6 OA4 - P4 e P6 OA5 - P4, P5 e P6 OA6 - P4 e P6

Avaliação / Assessment


Os alunos podem fazer avaliação contínua (uma assiduidade mínima de 80% das aulas) ou submeter-se ao exame final. Para a avaliação contínua serão usados os seguintes instrumentos: a) participação nas aulas - 10%; b) Dinamização de debate sobre 1 tema/texto - 20%; c) 2 ensaios escritos: relatório de leitura de texto 30% Trabalho final sobre temática proposta pelo docente 40%. Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, exercícios em aula, tutorias quando solicitadas pelos alunos. O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, pesquisa, reflexão crítica, comunicação escrita e oral. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: conceitos, teorias e casos etnográficos 2. Participativas: análise e discussão de textos e casos empíricos 3. Activas: trabalhos individuais e de grupo 4. Estudo Autónomo: trabalho independente 5. Tutorias: individualizados ou em pequenos grupos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada a uma perspectiva introdutória aos temas fundamentais do programa. As aulas expoõem, contextualiza e esclarecem os aspectos centrais da história da disciplina. A realização de formas de avaliações continuadas permitirá acompanhar a evolução dos alunos e a continuidade do seu trabalho. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem,. A sua coerência confirma-se atráves das principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os das respectivos objectivos. Relação entre Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e Objectivo de aprendizagem (0A) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6 MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6 MEA3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6 da UC MEA4. Aprendizagem e o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maine, H. S. (1861) Ancient Law (Kessinger Publishing Co). Godelier, M. (2004) Métamorphoses de la Parenté (Fayard). Héritier, F. (1981) L'Exercice de la Parenté (Seuil). Lévi-Strauss, C (1949) Les Structures Élémentaires de la Parenté (Mouton & Co). Malinowski, B. (1929) The Sexual Lives of Savages in Northwestern Melanesia (Routledge & Sons). Needham, R. (ed) (1971) Rethinking Kinship and Marriage. (Tavistock Press). Parkin, R (1997) Kinship: An Introduction to Basic Concepts (Blackwell Publishers). Radcliffe-Brown, A. R. & Forde, Cyril Darill (ed.). (1950) African Systems of Kinship and Marriage. (International African Institute). CARSTEN, Janet, org., 2000, Cultures of Relatedness. New approaches to the study of kinship. Cambridge University Press Holy, Ladislav 1996 Anthropological Perspectives on Kinship. London: Pluto.Press. SCHNEIDER, David 1984 (1972) A Critique of the Study of Kinship, Ann Arbor, The University of Michigan Press YANAGISAKO, Sylvia and Jane Collier, "Toward a unified analysis of Gender and Kinship" in Gender and Kinship. Essays Toward a Unified analysis, Stanford, Stanford University Press, 1991 (1987), YANAGISAKO, Sylvia and Jane Collier 1991 "Toward a unified analysis of Gender and Kinship" in Gender and Kinship. Essays Toward a Unified analysis, Stanford, Stanford University Press (1987), BESTARD-CAMPS, J. (2000), Parentesco y modernidad, Barcelona: Paidós. GEERTZ, Clifford e Hildred GEERTZ 1975, Kinship in Bali, Chicago, The University of Chicago Press (cap 5) STRATHERN, Marilyn 1991, "Parentesco por iniciativa: a possibilidade de escolha dos consumidores e as novas tecnologias da reprodução" in Análise social (114): 1011-1022

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barnard, A. & Good, A. (1984) Research Practices in the Study of Kinship (Academic Press). Barnes, J (1962) "African models in the New Guinea highlands" in Man Jan. 1962 Barnes, J. (1971) Three Styles in the Study of Kinship. (Tavistock). Carsten, J (2004) After Kinship (Cambridge University Press, 2004) Evans-Pritchard, E. (1940) "Os Nuer do Sudão" in Fortes & Evans-Pritchard (eds) (1940) Sistemas Políticos Africanos. (Ed. F. Gulbenkian). Fortes, M (1953) "The structure of unilineal descent groups" in Fortes (1970) Time and Social Structure. (Athlone Press). Fox, R (1967) Kinship and Marriage: An Anthropological Perspective (Penguin Books). Godelier, M. & Trautman, N. et al (1998) Transformations of Kinship (Smithsonian Books). Good, A (1996) "Kinship" in Barnard & Spencer (eds) Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology. (Routledge). Héritier, F. (1994) Les Deux Soeurs et leus Mère (Odile Jacob). Radcliffe-Brown, A. R. & Forde, Cyril Darill (ed.). (1950) African Systems of Kinship and Marriage. (International African Institute). Holy, L. (1996) Anthropological Perspectives on Kinship (Pluto Press). Houseman & Bonte (1991) "Parenté" in Dictionnaire de L'Ethnologie et de Anthropologie (PUF). Keesing, R (1975) Kin Groups and Social Structure (Holt, Rinehart & Winston) Kuper, A (1973) Anthropology and Anthropologists: The Modern British School (Routledge & Keegan Paul). Kuper, A (1982) "Lineage theory: a critical retrospect," in Annual Review of Anthropology 11. Kuper (1989) The Invention of Primitive Society (Routledge & Keegan Paul) Leach, E. (1961) Rethinking Anthropology (Athlone Press). Leach, E. (1971) Pul Eliya. A Village in Ceylon (Athlone Press). Lévi-Strauss, C ((1983) « La famille » in Le Regard Eloigné (Plon). Lévi-Strauss, C (1945) "L'Analyse structurale en linguistique et en anthropologie" in Anthropologie Structural (1976) (Plon). Malinowski, B. (1930) "Kinship" in Graburn, N. (1971) Readings in Kinship and Social Structure (Harper and Row). Morgan, L. H. (1871) Systems of Consaguinity and Affinity of the Human Family (Bureau of American Ethnology). Murdock, G. (1949). Social Structure. (MacMillan). Peletz, M (1995) "Kinship studies in the late twentieth century," in Annual Review of Anthropology 24: 343-372. Radcliffe-Brown, A (1952) "Introduction" and "On social structure," in Structure and Function in Primitive Society (Routledge & Keegan Paul). Stone, L. (ed) (2001) New Directions in Anthropological Kinship (Rowman & Littlefield). Troutman, N. (1987) Lewis Henry Morgan and he Invention of Kinship (Univ. of California Press).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16