Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Fomentar entre os discentes o debate crítico de ideias e conceitos. Desenvolver capacidades de apresentação oral e de escrita dos alunos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Fornecer um conjunto de conhecimentos acerca de questões teóricas influentes na antropologia contemporânea e as suas origens intelectuais, como se articulam, o seu alcance e limites. 2) Informar e sensibilizar os discentes para as articulações, afinidades e desfasamentos entre as ditas questões teóricas. 3) Relacionar as questões teóricas debatidas e o seu emprego e expressão em estudos etnográficos recentes. 4) Dar conta de emergências recentes no debate teórico, das suas promessas e volatilidade relativa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Esta UC introduz e contextualiza alguns dos debates, e as suas referências teóricas, influentes na antropologia das últimas décadas. 2) Em primeiro lugar, relaciona transformações amplas do mundo e propostas teóricas influentes consolidadas nos anos 70/80 do século passado com as transformações e as controvérsias da disciplina nos anos 80/90. 3) Discute as possibilidades do discurso antropológico e da sua legitimidade nas condições contemporâneas, as relações entre os antropólogos e os seus objetos de estudo, as apropriações políticas do seu trabalho, e seus próprios empenhos políticos 4) Referencia e põe a debate vários argumentos teóricos e temas de estudo actuais, no seu entretecimento com as transformações sociopolíticas e culturais das últimas 3 décadas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA 1: CP 1 e 2 OA 2: CP 1 e 2 OA 3: CP 3 AO 4: CP 4
Avaliação / Assessment
AVALIAÇÃO: • Um trabalho escrito sobre temáticas da primeira parte da UC, até 6 páginas (40%) (António Medeiros) • Um trabalho escrito sobre temáticas da segunda parte da UC, até 6 páginas (40%) (Miguel Vale de Almeida) • Assiduidade e participação (20%) (AM e MVA) Exame final: 100% (Por referência à bibliografia obrigatória e aos pontos principais do programa).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Efetuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos obrigatoriamente pelos alunos antes dos debates.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Em aulas teórico-práticas e seminários serão desenvolvidas as competências previstas nos OA da UC.
Observações / Observations
1. Esta disciplina presume alguma familiaridade com as principais correntes teóricas ditas clássicas na antropologia: funcionalismo, estruturalismo, marxismo estrutural, interacionismo, teorias de acção e processo, etc. 2. Devido à crise pandémica e às aulas online, o curso das aulas e a avaliação pode sofrer adaptações circunstanciais. 3. As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas orientações: ? Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula. ? Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas. ? Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar tablets nem computadores pessoais, a não ser que sejam usados para tomar notas da aula.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ABU-LUGHOD, Lila.1999."The Interpretation of Culture(s) after Television". In Sherry Ortner (1999). INGOLD, Tim, 2018 ?One World Anthropology?, Hau 8 (1/2): 158?171. ORTNER; Sherry, 2016, ?Dark Anthropology and its Others. Theory Since the eighties?, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6 (1):47-73. QUIJANO, A. 2010.Coloniality and Modernity/Racionality. In W. Mignolo & A Escobar, 2010. RABINOW, Paul.1977. Reflections on Fieldwork in Morocco. Berkeley: University of California Press. TSING, Anna L. 2015. The Mushroom at the End of the World. Princeton, Princeton University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
APPADURAI, Arjun. 1996. Modernity at Large. Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press. BARNARD, Alan. 2021(2ª Ed.). History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press. BUTLER, Judith. 1990. Gender Trouble. Londres e Nova Iorque: Routledge CLIFFORD, James & George MARCUS (orgs.)1986 Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press. ERIKSEN, Thomas H. & FINN S. NIELSEN. 2013. A History of Anthropology. Londres: Pluto. GEERTZ, Clifford.1988. Works and Lives: The Anthropologist as Author. Stanford: Stanford University Press. INGOLD, Tim. 2018. Anthropology why it Matters. Cambridge: Polity Press. HYMES, Dell. 1969 Reinventing Anthropology. Nova Iorque: Random House. Latour, Bruno, 2005, Reassembling the Social. An Introduction to Actor-Network Theory. Oxford: Oxford University Press. MIGNOLO, Walter e ESCOBAR, Arturo. Globalization and the Decolonial Option. Londres e Nova Iorque: Routledge. ORTNER, Sherry. 1999. The Fate of "Culture". Geertz and Beyond. Berkeley: University Of California Press. ?? ??. 2011. Teoria na Antropologia desde os Anos 60. In Mana 17 (2) https://doi.org/10.1590/S0104-93132011000200007 PINA CABRAL, João. 2017. World. An anthropological examination. Chicago: Hau Books STOCKING, George W. 2001. The Shaping of National Anthropologies. A view from the center. In Delimiting anthropology: occasional essays and reflections. Madison: University of Wisconsin Press: 281-302. TSING, Anna L. 2005. Friction. An Ethnography of Global Connections. Princeton NJ: Princeton University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16