Sumários
O visível e o invisível, sensorial e o racional
23 Setembro 2024, 16:00 • Paulo Raposo
O visível e o invisível, sensorial e o racional
Visual e Visualismo - um problema de natureza etnocêntrica ocidental
A antropologia visual como discurso e modelo de produção de conhecimento na antropologia: da ilustração imagética ao "visual turn"
Debate sobre noção de representação, tradução e interpretação.
Imagens e Imaginários: multivíduo, ubiquidade e auto-representação (Massimo Canevacci) da cidade industrial à metrópole comunicacional. Da centralidade na produção à pluricentralidade no consumo, comunicação e cultura (e produção). O fetichismo da imagem (verdadeira e falsa) que nos serve para auto-representação plural (self e seus avatares não se distinguem na babel comunicacional). Da óptica (visualismo modernista) à eróptica (comunicação da era digital). A cidade polifónica.
Trabalho autónomo:
Leitura recomendada:
Massimo Canevacci "A comunicação entre corpos e metrópoles" in Revista de Signos do Consumo V.1, N.1, 2009. P. 8-20.
(for an English version a very similar text here:)
Massimo Canevacci (2012). “Digital Auratic Reproducibility: Ubiquitous Ethnographies and Communicational Metropolis”, In An Ethnography of Global Landscapes and Corridors, Dr. Loshini Naidoo (Ed), InTech (online).
Rosane de Andrade, (2006) "A máquina de roubar almas" in Fotografia e Antropologia. Olhares fora-dentro. EDUC-FAPESP, S.Paulo, Pp. 33-64.
Tim Ingold (2008) «Pare, Olhe, Escute! Visão, Audição e Movimento Humano», Ponto Urbe [Online], 3 |
Marina Ramos Neves de Castro (2021) "A antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial: dissonâncias, assonâncias e ressonâncias" in Rev. antropol. (São Paulo, Online) |v. 64 n. 2: e186657 | USP
Etapas históricas sobre o valor das imagens no ocidente
23 Setembro 2024, 14:30 • Paulo Raposo
Etapas históricas sobre o valor das imagens no ocidente
A era da reprodutibilidade mecânica das imagens / os regimes escópicos da modernidade / a sociedade do espetáculo
Visionamento de excertos do documentário Ways of Seeing (1º episódio) de John Berger. Discussão a partir do visionamento de excertos do filme de Guy Debord Sociedade do Espetáculo e dos textos de John Berger e Walter Benjamim.
Dos regimes escópicos da modernidade à era digital
Trabalho autónomo:
Leituras recomendadas
W. Benjamim (1936-39)1992 "A Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" in Sobre Técnica, linguagem e política, Relógio d'Água, Lisboa
Guy Debord (1967)1972 "A mercadoria como espectáculo" in A Sociedade do Espectáculo, Afrodite, Lisboa
Apresentação da UC
16 Setembro 2024, 16:00 • Filipe Marcelo Reis
Apresentação dos conteúdos da UC, programa de aulas e sistema de avaliação.
Apresentação do Blogue da cadeira. Exercício sobre Imagens (curadoria imaginada).
Apresentação da UC
16 Setembro 2024, 14:30 • Paulo Raposo
Apresentação dos conteúdos da UC, programa de aulas e sistema de avaliação.
Apresentação do Blogue da cadeira. Exercício sobre Imagens (curadoria imaginada).