Planeamento

Aulas

1 - Apresentação da UC

Apresentação dos conteúdos da UC, programa de aulas e sistema de avaliação.

Apresentação do Blogue da cadeira: Antropologia e Imagem

Visionamento de vários clips sobre o "poder das imagens" - fotografias icónicas, pinturas e artes plásticas hiper-realistas, filmes etnográficos pioneiros.

 

Imagens e Imaginários: ubiquidade, multivíduo e autorepresentação (Massimo Canevacci)

 

Trabalho autónomo:

Leitura do programa e consulta do blog e dos materiais da UC

Visionamento em casa do documentário Ways of Seeing (1º episódio) de John Berger


 Bibliografia:

Massimo Canevacci "A comunicação entre corpos e metrópoles" in Revista de Signos do Consumo V.1, N.1, 2009. P. 8-20.



2 - Apresentação da UC (continuação)

Discussão do modelo de trabalho em regime de Portfólio.

 

Trabalho autónomo:

Leitura dos materiais pedagógicos e experimentação das plataformas de acesso.

 

 


3 - O visível e o invisível, sensorial e o racional

O visível e o invisível, sensorial e o racional

(Aula em caminhada sensorial nas imediações da universidade)

 

Visual e Visualismo - um problema de natureza etnocêntrica ocidental

A antropologia visual como discurso e modelo de produção de conhecimento na antropologia: da ilustração imagética ao "visual turn"

Debate sobre noção de representação, tradução e interpretação.

 


Leituras Recomendadas:

 

Rosane de Andrade, (2006) "Máquina de roubar almas" in Fotografia e Antropologia. Olhares fora-dentro . EDUC-FAPESP, S.Paulo, Pp. 33-64 aqui

 

Sontag, Susan (1986) Ensaios Sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote (Colecção: Arte e Sociedade, no5) pag. 135-158 

 

Tim Ingold (2008) «Pare, Olhe, Escute! Visão, Audição e Movimento Humano», Ponto Urbe [Online], 3 | aqui

 

Marina Ramos Neves de Castro (2021) "A antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial: dissonâncias, assonâncias e ressonâncias" in Rev. antropol. (São Paulo, Online) |v. 64 n. 2: e186657 | USP, 2021 aqui


4- Etapas históricas sobre o valor das imagens no ocidente

Etapas históricas sobre o valor das imagens no ocidente

A era da reprodutibilidade mecânica das imagens / os regimes escópicos da modernidade / a sociedade do espetáculo

 

(regresso à sala; discussão a partir do visionamento de excertos do filme de Guy Debord Sociedade do Espetáculo e dos textos de John Berger e Walter Benjamim)

 

Dos regimes escópicos da modernidade à era digital

 

Trabalho autónomo:

Leituras recomendadas:

 

W. Benjamim (1936-39)1992 "A Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" in Sobre Técnica, linguagem e política, Relógio d'Água, Lisboa

 

Guy Debord (1967)1972 "A mercadoria como espectáculo" in A Sociedade do Espectáculo, Afrodite, Lisboa

 

 


9 - Paisagens sonoras e auralidade

Paisagens sonoras e auralidade: discussão teórica e conceptual


Bibliografia a definir


10 - Paisagens Sonoras e Auralidade

Paisagens sonoras e auralidade: discussão teórico-conceptual e apresentação de plataformas online de montagem e edição de som

 


15 - O filme etnográfico

Apresentação das etapas da emergência e consolidação das principais propostas do filme etnográfico clássico

 

Pioneiros: Expedição Estreito Torres, Franz Boas, Edward Curtis, Robert Falherty, Bateson e Mead, Jean Rouch

Noções de "ethnographic footage"

Visionamento de excertos dos Filmes série The Balinese Character, Bateson & Mead, 1942

 

Trabalho autónomo:

leitura recomendada em casa:

 

David MacDoughall 1997 "The Visual in Anthropology" in Rethinking Visual Anthropology , ed. Marcus Banks, Hoard Morphy, Yale University Press, New Haven, London

(a enviar)

 

José Ribeiro, 2007 "Jean Rouch - Filme etnográfico e Antropologia Visual" in Doc On-line, n.03, Dezembro, pp. 6-54. (Aqui: http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_jose_ribeiro.pdf  


16 - O cinema observacional. A Etno-ficção e o cinema participativo

O cinema observacional. A Etno-ficção e o cinema participativo


Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)

A proposta de David Magdoughall - cinema observacional

A etno-ficção - Filme (Jean Rouch - Moi, un Noir, 1957)

O vídeo participativo e os cinemas indígenas

Visionamento de excertos do filme de Jean Rouch e debate em torno da Etno-ficção e do cinema direto

Visionamento de excertos do filme de Peter Anton Zoetl em torno do vídeo participativo

 

Trabalho autónomo:

leituras recomendadas:

 

Ana Lucia Ferraz, S/d, A Etnoficção e o Personagem como Duplo. Vídeo mediando o processo auto-reflexivo (comunicação apresentada no Simpósio Antropologia, Performance e o Filme Etnográfico, do 53º Congresso Internacional de Americanistas, em julho de 2009, na Cidade do México). Acesso disponível em: http://filmeetnografico.com/pdfs/fe_circo_etnoficcao_personagem_1.pdf

 

Peter Anton Zoetle, 2011, "O 'video participativo' como meio de reflexão e auto-reflexão sobre imagem e identidade de grupos indígenas reemergentes no nordeste brasileiro", Espaço Ameríndio, 5 (3): 143-159

https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/18971

 

Anna Grimshaw 2002 "From Observational Cinema to Participatory cinema - and back again? David Macdoughall and the doon school project" in Visual Anthropology Review, Vol. 18, 1-2, pp.80-93

(a enviar)


21 - Modalidades contemporâneas para pensar o audiovisual: o webdoc e as plataformas digitais

Modalidades contemporâneas para pensar o audiovisual: o webdoc e as plataformas digitais

A agência das imagens. Modalidades contemporâneas para pensar a Cultura Visual Digital (webdoc)

Visionamento de excertos de webdoc: O Som dos Sinos (Marina Thomé e Marcia Mansur)

 

Trabalho autónomo:

Leituras recomendas:

 

Judith Aston & Sandra Gaudenzi (2012) Interactive documentary: setting the field, Studies in Documentary Film, 6:2, 125-139

https://www.researchgate.net/publication/272292869_Interactive_Documentary_setting_the_field

 


22 - Modalidades contemporâneas para pensar o audiovisual: o webdoc e as plataformas digitais

Continuação do sumário anterior

 


23 - Balanço final - debate sobre portfólios

Debate e Balanço Final

Debate sobre os trabalhos realizados (apresentações)

 

Trabalho autónomo:

Entrega dos Portfólios (ou agendamento da entrega com apresentação das ideias)

 


24 - Balanço final - debate sobre portfólios

Debate e Balanço Final

Debate sobre os trabalhos realizados (apresentações)

 

Trabalho autónomo:

Entrega dos Portfólios (ou agendamento da entrega com apresentação das ideias)

 


Aulas

5- Laboratório 1: Modos de Ver

Laboratório 1: Modos de Ver

Exercício a Imagem e a sua representação 


 

Saída de campo - Modos de Ver (exercício com toda a turma)

 

Saída de campo nas imediações da universidade com exercício de captação de imagens "Modos de Ver" (registo de 3 fotos para apresentação e discussão em sala de aula subordinado ao tema: a definir)

 

Trabalho autónomo:

Realização do exercício proposto

 

Leituras recomendadas:

 

John Berger 1972(2007) Modos de Ver, Ed.70, Lisboa, pp.9-36. (Biblioteca)


6 - Modos de Ver

Laboratório 1: Modos de Ver

Exercício a Imagem e a  sua representação 

 

Saída de campo - Modos de Ver (exercício com toda a turma)

 

Saída de campo nas imediações da universidade com exercício de captação de imagens "Modos de Ver" (registo de 3 fotos para apresentação e discussão em sala de aula subordinado ao tema: a definir)


Regresso à sala e debate

 

Trabalho autónomo:

Realização do exercício proposto

 

Leituras recomendadas:

 

Goffman, E. (1987). Gender Advertisements: studies in the Anthropology of Visual Communication. New York: Harper&Row. (tem versão PT em Momentos e seus Homens)

https://www.academia.edu/16756770/Erving_Goffman_Gender_Advertisements_1988_

 

Martins, Carlos Augusto de Miranda e (2007) "O silêncio como forma de racismo: a ausência de negros na publicidade brasileira" in InterSciencePlace, Vol. 1 (2), UFF - Campo de Goytacazes

https://centroafrobogota.com/attachments/article/8/15-226-1-PB%20Ausencia%20Negro%20publicidad%20Br.pdf (versão do autor)

 

 

 

 


7 - Laboratório 2: Narrativas Visuais

Laboratório 2: Narrativas Visuais

Workshop: biografias a partir de álbuns fotográficos (dos discentes) e

construção de narrativas visuais

 

Exercício prático com alunos/as/xs (fotos)

 

Trabalho autónomo:

Exercício prático e debate na aula; Leitura dos textos recomendados

 

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O CAMPONÊS E A FOTOGRAFIA. Revista de Sociologia e Política, n. 26, jun. 2006. ISSN 1678-9873. Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/8103/5720  

 

 


8 - Narrativas Visuais

Laboratório 2: Narrativas Visuais

Workshop: biografias a partir de álbuns fotográficos (dos discentes) e

construção de narrativas visuais

 

Exercício prático com alunos/as/xs (fotos)

 

Trabalho autónomo:

Exercício prático e debate na aula; Leitura dos textos recomendados

 

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O CAMPONÊS E A FOTOGRAFIA. Revista de Sociologia e Política, n. 26, jun. 2006. ISSN 1678-9873. Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/8103/5720  

 

 


11 - Laboratório 3: PodCast

Exercícios de edição de som e montagem de episódio de Podcast 

Trabalho autónomo:

realização de exercício proposto


13 - Laboratório 3: Pod Cast

Exercícios de edição de som e montagem de episódio de Podcast 

Trabalho autónomo:

realização de exercício proposto


12 - Laboratório 3: Pod Cast

Exercícios de edição de som e montagem de episódio de Podcast

Trabalho autónomo:

realização de exercício proposto


14 - Laboratório 3: Pod Cast

Laboratório 3: Pod Cast

Exercícios de edição de som e montagem de episódio de Podcast 

Apresentação dos projetos

Trabalho autónomo:

realização de exercício proposto 


17 - Laboratório 4: Fotoelicitação/etnoficção

Laboratório 4: Fotoelicitação/etnoficção

Workshop biografias, álbuns fotográficos, fotoelicitação e narrativas visuais

Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)

 

Exercício a partir das biografias e de albuns fotográficos (dos estudantes) e construção de narrativas visuais

Discussão a partir dos textos do casal Bourdieu e de César de Carvalho

 

Trabalho autónomo:

Trabalho autónomo: Exercício prático e debate na aula; Leitura dos textos recomendados

 

CARVALHO, César Augusto (2011) "Os Usos de fotografias de família" in Clarice Ehlers Peixoto (org) Antropologia e Imagem, Vol.1, Garamond, Rio de Janeiro, pp.109-126.

https://www.garamond.com.br/produto/447.pdf

 

ETTI, B. de C. Do Campo às Pranchas: Experimentação de montagem com fotografias vernaculares. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 53, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.100403. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/100403.

 


18 - Laboratório 4: Fotoelicitação/etnoficção

Laboratório 4: Fotoelicitação/etnoficção

Workshop biografias, álbuns fotográficos, fotoelicitação e narrativas visuais

Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)

 

Exercício a partir das biografias e de albuns fotográficos (dos estudantes) e construção de narrativas visuais

Discussão a partir dos textos do casal Bourdieu e de César de Carvalho

 

Trabalho autónomo:

Trabalho autónomo: Exercício prático e debate na aula; Leitura dos textos recomendados

 

CARVALHO, César Augusto (2011) "Os Usos de fotografias de família" in Clarice Ehlers Peixoto (org) Antropologia e Imagem, Vol.1, Garamond, Rio de Janeiro, pp.109-126.

https://www.garamond.com.br/produto/447.pdf

 

ETTI, B. de C. Do Campo às Pranchas: Experimentação de montagem com fotografias vernaculares. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 53, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.100403. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/100403.

 


18 - Laboratório 4: Fotoelicitação/etnoficção

Laboratório 4: continuação sumário anterior

Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)

 


19 - Laboratório 4: Fotoelicitação e etnoficção

Laboratório 4: continuação sumário anterior

Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)

 


20 - Laboratório 4: fotoelicitação e etnoficção

Laboratório 4: continuação sumário anterior

Convidada: Kelen Pessuto (phd, antropologia visual, USP)