Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5088
Acrónimo :
L5088
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC assenta no pressuposto de que a antropologia se pode tornar num exercício profissional desejável e útil no interior de uma diversidade de instituições, para além da universidade e centros de investigação, tais como autarquias, instituições governamentais, museus, ONG's, associações e empresas. Tem como objetivo genérico desenvolver um conjunto de competências científicas, pessoais e técnicas adequadas a um desempenho profissional futuro e, também, a capacidade analítica e reflexiva adequada ao atual enquadramento profissional da disciplina.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Caracterizar as práticas profissionais (PP) da antropologia através dos debates em torno das noções de antropologia aplicada, antropologia pública, antropologia em ação, antropologia implicada. OA2 - Compreender as questões éticas e deontológicas inerentes às PP desempenhadas por antropólogos/as. OA3 - Fornecer uma visão compreensiva dos vários domínios de atuação da Antropologia: mediação, ajuda humanitária, desenvolvimento, ambiente, governança, saúde, empresas, museologia, patrimónios e políticas de identidade. OA4 - Caracterizar a atual situação profissional dos antropólogos/diplomados em antropologia em Portugal OA5 - Promover o contacto com profissionais diplomados em antropologia e instituições onde estes desenvolvam atividades OA6 - Desenvolver um conjunto de competências relevantes para o exercício da P.P.: confiança na relevância e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos; autonomia; capacidade de trabalhar em equipa; capacidade de comunicar oralmente e por escrito

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Uma nebulosa de designações - antropologia aplicada, antropologia pública, antropologia em ação, antropologia implicada e sua relação com a história da disciplina em diferentes contextos nacionais. CP2 Ética e Deontologia nas práticas profissionais da Antropologia. Colaboração e devolução. Do paradigma não fazer o mal ao paradigma fazer o bem (Borofski 2019). CP3 Principais domínios de atuação: mediação, ajuda humanitária, desenvolvimento, ambiente, governança, saúde, empresas, museologia, patrimónios e políticas de identidade. CP4 Práticas profissionais da Antropologia em Portugal.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1 ? OA1; OA6 CP2 ? OA2; OA6 CP3 ? OA3, OA5; OA6 CP4 ? OA4; OA5; OA6

Avaliação / Assessment


Instrumentos de avaliação: Apresentação em aula sobre texto/tema (grupos de até 3 elementos) com entrega do material de suporte à apresentação 30% Ensaio/dossier de pesquisa sobre um dos domínios/temas de aplicação da Antropologia (individual ou em grupo de até 3 elementos) 60% Assiduidade e participação informada nas aulas 10% Exame final 100% (aplica-se a estudantes com pouca assiduidade e/ou com classificação de frequência inferior a 10 valores deverão fazer exame).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos Sessões de apresentação de textos por parte dos estudantes seguido de comentários e debate. Sessões com convidados/as seguidas de debate Sessões de acompanhamento tutorial para preparação das apresentações e redação do trabalho final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino - Objetivos de aprendizagem (OA) Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos ? OA1; OA2; OA3; OA4 Sessões de apresentação de textos por parte dos estudantes seguido de comentários e debate com entrega do material de suporte à apresentação - OA6 Sessões com convidados/as seguidas de debate ? OA4; OA5; OA6 Sessões de acompanhamento tutorial para preparação das apresentações e redação do trabalho final ? OA6

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Strang, Veronica, 2009, What Anthropologists Do, New York, Berg. Eriksen, Thomas Hylland, 2006, Engaging Anthropology. The Case for a Public Presence, New York, Berg. Caplan, Pat (ed.), 2003, The Ethics of Anthropology. Debates and Dilemmas, London & New York, Routledge. Borofski, Robert, 2019, An Anthropology of Anthropology: It Is Time To Shift Paradigms, Center for A Public Anthropology Afonso, Ana Isabel, 2006 «Practicing Anthropology in Portugal» in C. Hill e M. Baba, editors, The Globalization of Anthropology, NAPA Bulletin 25, Berkeley, University of California Press: 156-175.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://www.sfaa.net/ Society for Applied Anthropology https://www.easaonline.org/networks/app_anth/ EASA Applied Anthropology Network Center for a Public Anthropology Center For A Public Anthropology Recursos em linha Van Willigen, John, 1993, Applied Anthropology. An Introduction, Westport Connecticut : Bergin Garvey. Pink, S. (Ed.) 2006 Applications of Anthropology. Professional Anthropology in the Twenty-first Century, Berghahn Books Pina-Cabral, João, 1991 «A antropologia em Portugal, hoje». In Os Contextos da Antropologia. Lisboa: Difel Pereiro, X. e Mendes, P. (coordenadores) (2006): Textos de Antropologia Aplicada. UTAD: Miranda do Douro. Oliveira, Luís R. Cardoso de, 2007, O Ofício de Antropólogo, ou como Desvendar Evidências Simbólicas, Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, Série Antropologia, Vol. 413, Brasília Nolan, R.W. 2003 Anthropology in Pratice. Building a Career Outside the AcademyLynne Rienner Publishers. Laraia, Roque de Barros, 1994, Ética e Antropologia - Algumas Questões (1993), Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, Série Antropologia, Vol. 157, Brasília Lassiter, Luke Eric, 2005, Collaborative Ethnography and Public Anthropology, Current Anthropology, vol. 46, nº1, February 2005 Lamphere, Louise, 2004, The Convergence of Applied, Practicing, and Public Anthropology in the 21st century, Human Organization, vol. 63, nº4, 2004. Kedia, S. and Willigen (Ed.) 2005 Applied Anthropology. Domains of Application, Westport : Praeger Publishers. Gonzalez, Roberto J. (ed.), 2004, Anthropologists in the Public Sphere. Speaking out on War, Peace and American Power, Austin, University of Texas Press. Chambers, Erve, 2009, In Both Our Possibilities: Anthropology on the Margins, Human Organization, vol. 68, nº4, 2009. Brito, Joaquim Pais, 1992, ?Percurso da Antropologia em Portugal". In O Estado das Ciências em Portugal. José Mariano Gago (Coord.). Lisboa: Publicações D. Quixote. Bastide, R. 1979 Antropologia Aplicada, São Paulo: Ed. Perspetiva.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16