Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5092
Acrónimo :
L5092
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Familiarização com discursos históricos literários sobre o sul da Europa e a bacia do Mediterrâneo e as instâncias resistentes de conhecimento por este intermédio propostas. O conhecimento dos temas mais importantes que conformaram a tradição antropológica de estudos mediterranista, de encontro à história genérica da disciplina. A compreensão historicamente informada de problemas culturais e políticos contemporaneamente postos na relação entre as duas margens do Mediterrâneo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar uma tradição proeminente de estudos antropológicos. Aferir as razões históricas de conflitos actuais na região. Conhecimento das sociedade e culturas contemporâneas do Mediterrâneo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Mediterrâneo,viagens,monumentos; 2. Regionalizações, Margens e Fronteiras; 3. Religiões, "Grandes e Pequenas tradições"; 4. Uma Periferia do Moderno Sistema Mundial; 5. Cidades, Camponeses e Pastores; 6. Valores e Representações; 7. Políticas e Dominações; 8. Colonizações,Projectos de Modernização; 9. Cidades e Tradições Cosmopolitas; 10. Nacionalismos e culturas nacionais; 11. Novas Realidades Políticas, Novas Fronteiras,novas migrações 12. Notícias da "Primavera Árabe", Recapitulações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP 1,2, 3, 4, 5, 6. OA2:CP 7, 8, 10 OA3: CP 9, 11, 12

Avaliação / Assessment


Participação nas aulas/intervenção oral (30%) 1 teste (20%) 2 Ensaios escritos (50%) Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas consistirão apresentação dos principais conceitos e perpectivas históricas acerca da região mediterrânica. Nas aulas práticas debater-se-ão as leituras e filmes. A atitude activa dos alunos neste processos será encorajada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas teóricas, debates de textos e de filmes assegurarão os objectivos definidos.

Observações / Observations


Sem observações

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ABULAFIA, David, 2011, The Great Sea, Londres, Allen Lane / BOISSEVAIN, Jeremy, 2001, "Insiders and Outsiders: Mass tourism in European South", in Dionigi Albera e outros (orgs)/CUTILEIRO, José 1988 (1965), ?Prefácio?, in John Peristiany (org.) / DAVIS, John, 1977 (pp. 85-126)/ GOODY, Jack, 2001, "The Great and the Little Tradition in the Mediterranean", in Dionigi Albera e outros(orgs)/ LACOSTE, Yves, 2004, "Qu'est-ce que c'est le Grand Maghreb?", in Camille e Yves Lacoste (dir)/ROSEN, Lawrence, 2002, "Euro-Islam", The Culture of Islam, Chicago, Chicago University Press: 145-157/RIBEIRO, Orlando, 2011 (1968) Mediterrâneo: Ambiente e tradição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa /SCHNEIDER, Jane and Peter, 2001, "Rethinking Clientelismo. A Challenge from Antimafia Palermo", in Dionigi Albera e outros (orgs.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SAID, Edward W., 2004 (1978), Orientalismo. Lisboa, Cotovia. PERISTIANY, John (org.) 1988 (1965) Honra e Vergonha: Valores das Sociedades Mediterrânicas,Lisboa: Fundação Calouste. Gulbenkian. MAZOWER, Mark, 2005, Salonica. City of Ghosts, Londres, Harper Perennial. LACOSTE, Yves, 2009,Géopolitique de la Mediterranée, Paris, Armand Collin. HOURANI, Albert, 1991, A History of Arab Peoples, Londres, Faber & Faber. HORDEN, Peregrine e Nicholas Purcell, 2000, The Corrupting Sea. A study of Mediterranean history, Londres, Blackwell Publishing. HERZFELD, Michael, 2001 (1997), A Antropologia do Outro Lado do Espelho, Lisboa, Difel. HARRIS, W.V. (org), 2006, Rethinking the Mediterranean, Oxford, Oxford University Press. GELLNER, 1995 (1981), Muslim Society, Cambridge, Cambridge University Press DAVIS, John, 1977, People of Meditterranean, Londres e Boston Routledge & Keegan Paul. BORNEMAN, John, 2007, Syrian Episodes: Sons, fathers and an anthropologist in Aleppo, Princeton, Princeton University Press. BLOK, Anton, 2000, Honour and Violence, Cambridge, Polity Press. ALBERA, Dionigi, Anton Blok e Christian Bromberger (orgs.), 2001, L'Anthropologie de la Mediterranée/Anthropology of the Mediterranean, Paris, Maisonneuve et Larose/Maison Mediterranéenne des Sciences de l'Homme. ABULAFIA, David, 2011, The Great Sea. A human history of the Mediterranean, Londres, Allen Lane.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16