Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5103
Acrónimo :
L5103
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Programação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Aprendizagem de modelos computacionais (desde autómatos finitos às máquinas de Turing), sua utilização na resolução de problemas e estudo das suas limitações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Concluída a disciplina o aluno deverá ser capaz de: 1. Interpretar e formular definições rigorosas; 2. Analisar consequências lógicas das definições; 3. Descrever vários modelos computacionais e assinalar as suas limitações. 4. Descrever linguagens através de gramáticas. 5. Resolver problemas computacionais utilizando os modelos computacionais aprendidos. 6. Manipular os formalismos aprendidos na construção de analisadores léxicos e sintácticos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I Notação matemática e técnicas de demonstração Objectos matemáticos básicos: conjuntos, funções, relações e linguagens; Lógica, demonstrações e o princípio de indução matemática. II Autómatos Finitos e Linguagens Regulares Linguagens regulares e expressões regulares. Autómatos finitos deterministas e não deterministas. Reconhecimento de linguagens regulares. III Autómatos de Pilha e Linguagens Livres de Contexto Linguagens livres de contexto e gramáticas livres de contexto. Autómatos de pilha. Reconhecimento de linguagens livres de contexto. IV Máquinas de Turing e Linguagens Recursivamente Enumeráveis Linguagens Recursivamente Enumeráveis. Máquinas de Turing. Tese de Church-Turing.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivos de aprendizagem - Conteúdos programáticos 1 - I, II, III; 2 - I; 3 - II, III, IV; 4 - III; 5 - II, III, IV; 6 - III;

Avaliação / Assessment


I Avaliação periódica: 10 mini avaliações semanais online (10%) e duas frequências (90 %). Na avaliação periódica é obrigatório efetuar no mínimo 7 mini avaliações online. A presença nas aulas não é obrigatória. ou II Exame final. A presença nas aulas não é obrigatória.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teorico-práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas têm como objectivo desenvolver a capacidade de utilização, interpretação e análise dos modelos computacionais estudados, i.e. os objectivos de aprendizagem propostos. Começa-se por dar uma ideia intuitiva dos conceitos e discute-se a sua formulação. As consequências lógicas das definições são estudadas com a participação dos alunos. Segue-se um conjunto de exemplos e exercícios.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


F. Santos, Teoria da Computação - Exercícios, ISCTE-IUL, 2015. F. Santos, Teoria da Computação - Folhas de Apoio, ISCTE-IUL, 2013. J. Martin, Introduction to Languages and the Theory of Computation, McGraw-Hill, (3ª edição)2003, (4ª edição) 2011.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


D. Mandrioli e C. Ghezzi, Theoretical Foundations of Computer Science, John Wiley, 1987 J. Hopcroft, R. Motwani e J. Ullman, Introduction to Automata Theory, Languages and Computation, Addison Wesley, 2001. N. Cutland, Computability: An Introduction to Recursive Function Theory, Cambridge University Press, 1980.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16