Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Programação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Aprendizagem de modelos computacionais (desde autómatos finitos às máquinas de Turing), sua utilização na resolução de problemas e estudo das suas limitações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Concluída a disciplina o aluno deverá ser capaz de: O1. Interpretar e formular definições rigorosas; O2. Analisar consequências lógicas das definições; O3. Descrever vários modelos computacionais e assinalar as suas limitações. O4. Descrever linguagens através de gramáticas. O5. Resolver problemas computacionais utilizando os modelos computacionais aprendidos. O6. Manipular os formalismos aprendidos na construção de analisadores léxicos e sintácticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Notação matemática e técnicas de demonstração CP2. Autómatos Finitos e Linguagens Regulares CP3. Autómatos de Pilha e Linguagens Livres de Contexto CP4. Máquinas de Turing, Linguagens Recursivamente Enumeráveis e Tese de Church-Turing.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático CP1 começa por referir a notação matemática e as técnicas de prova utilizadas na UC, seguindo-se a discussão da sua utilização na representação de vários modelos computacionais através dos conteúdos programáticos CP2 e CP3, contribuindo assim para a capacidade de interpretação de definições rigorosas proposta no objetivo de OA1 e OA3 e a compreensão das suas consequências lógicas, i. e. o objetivo de OA2; Os conteúdos programáticos CP2, CP3 e CP4 são acompanhados de exemplos de utilização, contribuindo assim para familiarizar os alunos com modos alternativos de resolver problemas computacionais e descrever linguagens, i.e. os objetivos de aprendizagem O4, O5 e O6.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 10 mini avaliações semanais online individuais (10%) e dois testes escritos (90 %), o primeiro a meio do semestre e o segundo coincidindo com o exame de 1ª época. Não existem notas mínimas de aprovação nos testes escritos. A presença nas aulas não é obrigatória. ou Exame final individual(100%) – 1ª época, 2ª época e Época Especial
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teorico-práticas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas têm como objectivo desenvolver a capacidade de utilização, interpretação e análise dos modelos computacionais estudados, i.e. os objectivos de aprendizagem propostos. Começa-se por dar uma ideia intuitiva dos conceitos e discute-se a sua formulação. As consequências lógicas das definições são estudadas com a participação dos alunos. Segue-se um conjunto de exemplos e exercícios.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
F. Santos, Teoria da Computação - Exercícios, ISCTE-IUL, 2015. F. Santos, Teoria da Computação - Folhas de Apoio, ISCTE-IUL, 2013. J. Martin, Introduction to Languages and the Theory of Computation, McGraw-Hill, (3ª edição)2003, (4ª edição) 2011.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
D. Mandrioli e C. Ghezzi, Theoretical Foundations of Computer Science, John Wiley, 1987 J. Hopcroft, R. Motwani e J. Ullman, Introduction to Automata Theory, Languages and Computation, Addison Wesley, 2001. N. Cutland, Computability: An Introduction to Recursive Function Theory, Cambridge University Press, 1980.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25