Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos tem como objetivo introduzir os/as estudantes à investigação empírica em Sociologia e Ciência Política, convocando metodologias de natureza quantitativa/extensiva. Desenvolve os conceitos de métodos e técnicas; dá conta da natureza dinâmica do processo de investigação; enfatiza, em particular, o inquérito por questionário. Desenvolve-se, por um lado, a capacidade reflexiva dos/as estudantes para o desenho do projeto de pesquisa, a delimitação do universo e a construção da amostra, a elaboração do questionário, o tratamento da informação e interpretação sociológica e sociopolítica de resultados e, por outro lado, uma perspetiva crítica sobre os significados potenciais dos dados estatísticos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1. Definir os principais conceitos associados aos processos de pesquisa empírica (objeto de estudo, teoria, conceitos, método, técnica, hipóteses, indicadores, universo, amostra, etc.); OA2. Identificar as etapas de um processo de pesquisa empírica OA3. Conceber o desenho de um projeto de pesquisa com recurso ao inquérito por questionário OA4. Construir planos de amostragem OA5. Criar instrumentos de recolha de informação (inquérito por questionário) OA6. Analisar, interpretar e apresentar dados estatísticos resultantes de inquérito por questionário.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Investigação, métodos e operacionalização das unidades conceptuais 1. A pesquisa sociológica e sociopolítica: métodos extensivos 2. Modelo de análise e operacionalização de conceitos CP2. Delimitação do campo empírico: universo e construção de amostras 1. Representatividade estatística 2. Principais técnicas de amostragem CP3. Inquérito por questionário 1. Construção do questionário 2. Aplicação do inquérito 3. Inquéritos online 4. Planeamento do tratamento dos dados CP4. Análise de dados produzidos por questionário 1. Análise dos resultados 2. Apresentação dos resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
No CP1 discute-se a articulação entre métodos e técnicas, distingue as metodologias qualitativas das quantitativas, apresenta o planeamento da pesquisa e a sua operacionalização. Estes conteúdos dão resposta aos OA1, OA2 e OA3, permitindo que os/as estudantes adquiram competências para identificar os principais conceitos no domínio da pesquisa empírica, identificar as fases da pesquisa e ser capazes de desenhar projetos de investigação com abordagens quantitativas. No CP2 desenvolvem-se as técnicas de amostragem para aplicação do inquérito por questionário, respondendo assim sobretudo ao OA4, mas tendo também contributos a nível conceptual para o OA1. O CP3 centra-se no inquérito por questionário, abordando desde a sua construção até ao planeamento da análise dos seus resultados. Deste modo, permite dar resposta ao OA5. O CP4, direcionado para a análise dos dados produzidos por questionário, responde ao OA6.
Avaliação / Assessment
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame. - A avaliação ao longo do semestre consiste na realização de: um trabalho de grupo escrito (em dois relatórios, um de progresso e um final) e um teste escrito individual. A nota final resulta de uma média ponderada dos três momentos de avaliação: relatório de progresso de grupo (20%); relatório final de grupo (40%); e teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. Existe a possibilidade, caso os/as docentes considerem necessário, de realização de prova oral, em complemento das componentes escritas de avaliação, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações). - A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem desta Unidade Curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, são diversificadas e, tratando-se de uma UC Teórico-Prática, procuram combinar a formação teórica com a aplicação prática dos conhecimentos. Para esse efeito, adotam-se metodologias de ensino plurais, incluindo metodologias expositivas, participativas, demonstrativas e ativas. Concretamente estas metodologias traduzem-se em: - Exposição de conteúdos: apresentação dos principais tópicos e conceitos, apoiada em bibliografia de apoio. - Discussão de exemplos: apresentação de exemplos que operacionalizam os conteúdos teóricos, e promoção de intervenções dos/as estudantes em torno desses exemplos. - Realização de exercícios em aula: realização de exercícios de consolidação dos conteúdos teóricos, em grupo, ou individualmente. - Acompanhamento de trabalhos em aula: constituição de alguns períodos, em aula, para a realização dos trabalhos de grupo e respetivo acompanhamento por parte dos/as docentes. - Sessões tutoriais: sempre que necessário, podem ser realizadas sessões tutoriais de grupo para apoio adicional aos trabalhos de grupo. Além dos tempos letivos, a UC pressupõe a realização de trabalho autónomo por parte dos/estudantes. Esse trabalho inclui leituras, realização dos relatórios que constituem os trabalhos de grupo e exercícios de preparação para o teste escrito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma a garantir a coerência com os objetivos da UC, especificamente da seguinte forma. - A exposição de conteúdos atravessa todos os objetivos da UC, fornecendo as bases teóricas e conceptuais que podem ser acionadas para a aplicação à realização de projetos de pesquisa empírica. - A discussão de exemplos e a realização de exercícios complementam e consolidam a estratégia expositiva, permitindo uma participação ativa dos/as estudantes, contribuindo sobretudo para os aspetos mais operacionais da pesquisa, tal como identificados nos OA3, OA4, OA5 e OA6. - O acompanhamento de trabalhos em aula e as eventuais sessões tutoriais permitem um apoio mais individualizado e progressivo dos relatórios de grupo dos/as estudantes, respondendo assim a objetivos centrados nas competências de planeamento e realização dos projetos de pesquisa, sobretudo os OA3, OA4 e OA5. - O teste individual escrito permite avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais, dando resposta ao OA1, e a sua aplicação a casos práticos. Sendo um teste realizado a meio do semestre, está também articulado com os OA2, OA3 e OA4. - Os dois relatórios de grupo são elementos centrais da UC, pois constituem uma estratégia para que os/as estudantes vão pondo em prática, de forma faseada e progressiva, os conhecimentos que vão adquirindo ao longo do semestre, havendo uma articulação cronológica com os conteúdos que vão sendo trabalhados em aula e as componentes que vão sendo redigidas nos relatórios. A informação de retorno dada aos/às estudantes, por parte dos/as docentes, sobre o relatório de progresso, permite que avancem para o relatório final com conhecimentos mais consolidados. Estes relatórios contribuem para o cumprimento de todos os objetivos da UC.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bryman, A (2012), Social Research Methods (4ªed), New York, Oxford UP Campenhoudt, LV et al. (2023), Manual de Investigação em Ciências Sociais (2ªed), Lisboa, Gradiva Frade, S (2024). “Estudos online: Questionários”, in Prada M. (Coord.). Caderno de laboratório, LAPSO, Iscte Foddy, W (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Ghiglione, R & Matalon, B (2001), O Inquérito-Teoria e Prática (4ªed), Oeiras, Celta Giddens, A (2013), “Métodos de Investigação em Sociologia”, in Sociologia (9ªed), Lisboa, FCG Lima, L & Correia, I (2017), “Atitudes: medida, estrutura e funções”, in Vala, J. & Monteiro, M.B., Psicologia Social (10ªed), Lisboa, FCG Osuna, JR (2005), Métodos de Muestreo. Casos Prácticos (2ªed), Madrid, CIS Pestana, MH & Gageiro, JN (2014), Análise de Dados para Ciências Sociais (6ªed), Lisboa, Sílabo Sierra-Bravo, R (2003), Técnicas de Investigación Social: Teoria y Ejercicios (14ªed), Madrid, Thomson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blaikie, N. & Priest, J. (2019), Designing Social Research: the logic of anticipation (3ª ed.), Cambridge, Polity Press. Boudon, R. (1990), Os Métodos em Sociologia, Lisboa, Rolim. Bourdieu, P., Chamboredon, JC. & Passeron, JC. (1999). A profissão de Socíólogo: preliminares epistemológicas, Petropolis, Vozes. Bryman, A. & Cramer, D. (1993), Análise de Dados em Ciências Sociais - introdução às técnicas utilizando o SPSS (2ª ed.), Oeiras, Celta. Cea D’Ancona, M.A. (1996), Metodología Quantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social, Madrid, Síntesis, Cresswell, J.W. & Cresswell, J.D., (2018), Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5ª ed.), Thousand Oaks/London/New Delhi, Sage. Dillmand, D.A., Smyth, J.D. & Christian, L.M. (2009), Internet, Mail and Mixed-Mode Surveys: the tailored design method (3ª ed.), New Jersey, John Wiley. Ferreira, V. “O inquérito por questionário na construção de dados sociológicos”, in Silva, A.S. e Pinto, J.M. (coord.) (2014), Metodologia das Ciências Sociais (16ª ed.), Porto, Afrontamento. Frankfort-Nachmias, C. & Nachmias, D. (2000). Research Methods in the Social Sciences (6ª ed.). New York, Worth Publishers. García Ferrando, M. et al. (2015), El Análisis de la Realidad Social; métodos y técnicas de investigación (4ª ed), Madrid, Alianza Editorial. Laureano, R. & Botelho, M.C. (2017), IBM SPSS Statistics: o meu manual de consulta rápida (3ª ed.), Lisboa, Sílabo. Silva, A.S. & Pinto, J.M. (coord.) (2014), Metodologia das Ciências Sociais (16ª ed.), Porto, Afrontamento. Moreira, J. M. (2004), Questionários: Teoria e Prática, Coimbra, Almedina. Oliveira, A. et al. (2021), O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas, Lisboa, Universidade Aberta. Sue, V. & Ritter, L.A. (2012), Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage. Vicente, P, Reis, E. & Ferrão, F. (2001), Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo. Podem ser recomendadas outras referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Other complementary bibliographical references with a thematic focus can be recommended to support the students' work.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-20