Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5113
Acrónimo :
L5113
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de MTI Extensivos do 1º ano introduz os/as alunos/as à investigação empírica em Sociologia e Ciência Política, convocando metodologias de natureza quantitativa/extensiva. Desenvolve os conceitos de métodos e técnicas; dá conta da natureza dinâmica do processo de investigação; enfatiza, em particular, o inquérito por questionário. Desenvolve-se, por um lado, a capacidade reflexiva dos/as alunas para o desenho do projecto de pesquisa, a delimitação do universo e a construção da amostra, a elaboração do questionário, o tratamento da informação e interpretação sociológica e sociopolítica de resultados e, por outro lado, uma perspectiva crítica sobre os significados potenciais dos dados estatísticos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que termine com sucesso esta UC deverá: OA1. Estar apto/a a conhecer o processo de uma pesquisa empírica OA2. Estar apto/a a compreender a articulação entre métodos e objecto e entre método e técnicas de recolha de informação OA3. Aplicar em aulas práticas os conhecimentos teóricos OA4. Criar procedimentos de recolha de informação (inquérito) OA5. Analisar dados estatísticos; ler tabelas de dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Investigação, métodos e operacionalização das unidades conceptuais 1 A pesquisa sociológica: métodos extensivos 2 Operacionalização de conceitos CP2 Delimitação do campo empírico: Universos e Construção de Amostras 1 Representatividade estatística 2 Principais técnicas de amostragem CP3 Inquérito por questionário 1 Objetivos, hipóteses de trabalho e construção do questionário 2 Problemas relativos à construção de perguntas 3 Aplicação do questionário 4 Questionários online 5 Construção da matriz de resultados e planeamento do tratamento de dados CP4 Análise de dados produzidos por questionário

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O CP1 discute a articulação entre métodos e técnicas e distingue as metodologias qualitativas das quantitativas. Apresenta o planeamento da pesquisa. Responde aos OA1 e OA2. Procede-se à operacionalização dos conceitos (OA3). O CP2 apresenta as técnicas de amostragem para aplicação do inquérito por questionário respondendo ao OA3. O CP3 entra-se na elaboração do questionário (forma e conteúdo) respondendo ao OA3. O CP4, interpretação dos resultados responde a OA4.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste na realização de um trabalho de grupo (dois relatórios) e um teste individual. A nota final resulta de uma média ponderada dos três momentos de avaliação: relatório 1 (20%); relatório 2 (40%); e teste (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as alunos/as que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e poderão ir ao exame de 1ª ou de 2ª época. A avaliação periódica implica a presença dos/as alunos/as em pelo menos 50% das aulas. Em alternativa, existe a possibilidade da avaliação ser feita por exame final (duas épocas e época especial segundo critérios definidos pela Escola).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As atividades desenrolam-se entre aulas teórico-práticas e exercícios realizados pelos/as alunos/as. As aulas práticas basear-se-ão em exercícios que consolidam a aprendizagem da matéria apresentada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino assenta na articulação de duas componentes essenciais: uma componente prática e uma componente teórica. A componente prática baseia-se em exercícios acompanhados, feitos em aula, e a componente teórica assenta na apresentação sistematizada dos conteúdos, recorrendo sempre a exemplos concretos que apelem à participação dos/as alunos/as.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


BOUDON, R., Os métodos em Sociologia, Lisboa, Rolim, 1990 BRYMAN, A., CRAMER, D., Análise de dados em ciências sociais - introdução às técnicas utilizando o SPSS, Oeiras, Celta, 1992 FODDY, William, Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora, 1996 GHIGLIONE, R., MATALON, B., O Inquérito - Teoria e prática, Oeiras, Celta, 1992 GIDDENS, A., “Método de Investigação em Sociologia”, in Sociologia, Lisboa, FCG, 2009 LIMA, L., CORREIA, I., “Atitudes: medida, estrutura e funções”, in VALA, J., MONTEIRO, M.B., Psicologia Social, Lisboa, FCG, 2017 OSUNA, J.R., Métodos de muestreo. Casos prácticos, Madrid, CIS, 1993 PESTANA, M.H. e GAGEIRO, J.N., Análise de dados para ciências sociais, Lisboa, Sílabo, 1998 QUIVY, R., Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1992 SIERRA BRAVO, R., Técnicas de investigación social : teoria y ejercicios 14ª ed Madrid, Thomson, 2003

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BLAIKIE, N., Designing Social Research, Cambridge, Polity Press BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J-C; PASSERON, J-C., El oficio de sociólogo: pressupuestos epistemológicos, Madrid, Siglo XXI, 1976. BRYMAN, A., Social Research Methods, New York, 4th Edition-Oxford University Press, 2012 CARRIÓN, J., Análisis de tablas de contingencia, Madrid, CIS/Siglo XXI, 1989 CEA DANCONA, M., Metodología quantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social, Madrid, Síntesis, 1996 CRESSWELL, J., Reserch Design, Sage, 2003 DILLMAN D. A. Mail and internet surveys , New Jersey, John Wiley, 2007 FERREIRA, V.,O inquérito por questionário na construção de dados sociológicos, in MADUREIRA PINTO,J., SANTOS SILVA,A Metodologia das Ciências Sociais,Porto, Ed Afrontamento,1984 FESTINGER, L., KATZ, D. (comps.), Los métodos de investigacion en las ciências sociales, Barcelona, Paidós, 1992 FRANCFORT-NACHMIAS, C.F., NACHMIAS, D., ?Foundations of empirical research? in Research methods in the social sciences, London, Edward Arnold, 1999 (6ª ed.) GARCÍA FERRANDO, M., IBÁÑEZ, J., ALVIRA F., El análisis de la realidad social 3ª ed. Rev, Madrid, Alianza Editorial, 2005 KERLINGER,F., Metodologia da pesquisa em ciências sociais, São Paulo, EPU e EDUSP, 1980. KISH, L., Diseño estadístico para la investigación, Madrid, CIS/Siglo XXI, 1995 LAUREANO, R.; BOLTELHO, Mª. C., IBM SPSS statistics: o meu manual de consulta rápida, Lisboa, Sílabo, 2017 MADUREIRA PINTO,J., SANTOS SILVA,A., (org.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Ed. Afrontamento, 1984 MOREIRA, J. Manuel, Questionários: Teoria e Prática, Coimbra, Almedina, 2004, pp.19-120 OLIVEIRA, A. et al. O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas, Lisboa, Universidade Aberta, 2021 SUE, Valerie M., RITTER, Lois A., Conducting online surveys (2nd ed). Thousand Oaks, Sage, 2012 VICENTE, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16