Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5118
Acrónimo :
L5118
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Sensibilização à noção de método enquanto estratégia de pesquisa, à função de comando da teoria, à articulação entre objecto, objectivos e métodos de pesquisa, à articulação entre técnicas de recolha e de análise da informação. Introdução à investigação empírica intensiva. Aquisição de conhecimentos sobre diferentes técnicas de produção e análise de informação qualitativa, nomeadamente técnicas de análise de conteúdo. Desenvolvimento de competências de investigação empírica baseada nestes métodos e técnicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecimentos sobre métodos de investigação intensivos, baseados na observação directa, na entrevista semi-directiva / narração biográfica / história de vida, e na documentação produzida em diferentes campos sociais OA2 - Conhecimentos sobre construção de um desenho de pesquisa associado à identificação de objecto empírico (caso/os) e construção de problemática de análise, com recurso a informação qualitativa ; OA3 - Competências de produção/selecção e análise de informação qualitativa, nomeadamente a que decorre de procedimentos de observação directa; de entrevistas; de documentação, principalmente textual, não produzida pelo investigador; OA4 - Desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica sobre a realidade observada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 A investigação empírica em Ciências Sociais. As classificações dos métodos; CP2 As fontes de informação: Documentação; Observação; Inquirição. CP3 Objecto, objectivos e desenhos de pesquisa. Estudo de casos a) Formulação de questões e desenho de pesquisa: delimitação do campo de observação e produção da informação. a1. A pesquisa em arquivos documentais; a2. A observação participante; a3. Entrevistas e histórias de vida. b) A selecção dos casos, a questão das amostras: selecção de documentos; selecção de observáveis; selecção de entrevistados. c) Produção da informação e validade da informação produzida; CP4 As técnicas de recolha, registo e análise da informação: a)Registo e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno b)Análises de conteúdo de entrevistas e histórias de vida. c)Análises de conteúdo de documentos não produzidos pelo investigador (media, documentos oficiais...).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os quatro pontos do programa remetem directamente para os objectivos centrais desta cadeira. CP1 e CP2 permitem abordar a questão das tipologias que distinguem diferentes métodos a partir de uma incursão na história da pesquisa empírica. Esta abordagem baseia-se na apresentação de exemplos de pesquisas clássicas centradas nas diferentes fontes de informação qualitativa. Os pontos CP3 e CP4 visam desenvolver competências de investigação de tipo intensivo. CP3 introduz o desenho da pesquisa intensiva trabalhando três questões: a concepção deste desenho; a questão da delimitação do campo e da amostragem ou da selecção de casos; a questão da validade da informação produzida. CP4 é dedicado às questões propriamente técnicas da produção e da análise da informação. Estes dois pontos visam OA3 e OA4. O conteúdo da avaliação proposta reforça a aprendizagem dos principais objectivos da UC já que se exige a realização de um exercício de investigação

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC é periódica. A avaliação periódica da UC contempla três componentes de avaliação: 1. Elaboração de um projeto de investigação (40%) em duas fases: 1º relatório (10%) e 2ª relatório (30%) 2. Prova escrita individual (60%) Condições: Os alunos deverão obter nota mínima de 7 valores em todas as componentes de avaliação, e deverão estar presentes, em pelo menos, 50% das aulas. A nota final atribuída a cada aluno na componente de grupo pode variar em função do desempenho demonstrado durante os trabalhos. Exame final. Os alunos que não se encontrem em regime de avaliação periódica, poderão optar por exame final, que corresponderá a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseia-se na realização de um trabalho de grupo centrado na aplicação de técnicas de recolha e análise de informação qualitativa, trabalho acompanhado pelos docentes tanto em contexto de aula como em reuniões fora do horário lectivo. No âmbito deste trabalho serão solicitadas contribuições específicas, individuais e de grupo, e os alunos serão estimulados a discutir e analisar os materiais pedagógicos propostos, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino assenta na articulação de duas componentes essenciais. Uma componente prática - exercício de investigação a realizar pelos estudantes durante o semestre - e uma componente teórica - aulas de apresentação dos principais conceitos metodológicos assim como das regras e técnicas do método a que estão associados. O trabalho dos estudantes é acompanhado durante parte das aulas em apresentações e discussão das tarefas realizadas pelos estudantes individualmente e em grupo. A sequência das aulas está associada ao desenvolvimento desses trabalhos de pesquisa. A articulação destas duas componentes serve a aprendizagem dos métodos e técnicas de pesquisa, evitando tanto a apreensão dos métodos e técnicas como receitas universais a aplicar automaticamente, como a incapacidade de aplicação de métodos e técnicas apreendidos de forma meramente escolar. Pretende-se, assim, atingir o objectivo central de aprendizagem que é a aquisição de competências de pesquisa associando reflexão crítica e rigor metodológico.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Albarello, L., et.al, Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais Burgess, R.G., A pesquisa de terreno: uma introdução Flick, U., Métodos Qualitativos na Investigação Científica Ghiglione, R., Matalon, B., O inquérito. Teoria e Prática Lee, R., M., Métodos não interferentes em pesquisa social Santos Silva e Madureira Pinto (orgs.) Metodologia das Ciências Sociais

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bardin, L. Análise de conteúdo Beaud, S., Weber, F., Guia para a pesquisa de campo Atkinson, Robert, The Life Story Interview, Qualitative Research Methods, California, Sage Publications, 1998. Becker, H. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1997. Berg Bruce L., Lune Howard, Qualitative research methods for the social sciences, Upper Saddle River, Pearson, 2012 Blaikie, N., Designing Social Research, Cambridge, Polity Press, 2000 Burton, D., Research training for social scientists, Londres, Sage, 2000 Camargo, A. Os Usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas. Revista de Ciências Sociais, v. 27, n. 1, p. 5-28, 1984. Creswell, John W. Qualitative inquiry & research design : choosing among five approaches, London, Sage Publications, 2007 Denzin, Norman K, Lincoln, Yvonna S., Handbook of Qualitative Research, California, Sage Publications, 1994 Emmel Nick, Sampling and choosing cases in qualitative research : a realist approach, Thousand Oaks : Sage, 2013 Foddy,W., Como perguntar, Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta, 1996 Gilbert, N (org.) Researching social life, Londres, Sage, 2001 Morse, J.M., Aspectos essenciais de Metodologia de Investigação Qualitativa, Coimbra, Formasau, 2007 Scott, J., A matter of record - Documentary sources in social research, Cambridge,Polity Press, 1990, [caps. 1,2,3] Silverman, David (ed.) (2011), Qualitative Research, London, Sage Thompson, P., The voice of the pass: oral history, Oxford University Press, 1985

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16