Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Sensibilização à noção de método enquanto estratégia de pesquisa, à função de comando da teoria, à articulação entre objeto, objetivos e métodos de pesquisa, à articulação entre técnicas de recolha e de análise da informação. Introdução à investigação empírica intensiva. Aquisição de conhecimentos sobre diferentes técnicas de produção e análise de informação qualitativa. Desenvolvimento de competências de investigação empírica baseada nestes métodos e técnicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecimentos sobre métodos de investigação intensivos, baseados na observação direta, na entrevista semi-diretiva / narração biográfica / história de vida, e na documentação produzida em diferentes campos sociais; OA2 - Conhecimentos sobre construção de um desenho de pesquisa associado à identificação de objeto empírico (caso/os) e construção de problemática de análise, com recurso a informação qualitativa; OA3 - Competências de produção/seleção e análise de informação qualitativa, nomeadamente a que decorre de procedimentos de observação direta; de entrevistas; de documentação, principalmente textual, não produzida pelo/a investigador/a; OA4 - Desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica sobre a realidade observada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 A investigação empírica em Ciências Sociais. As classificações dos métodos; CP2 As fontes de informação: Documentação; Observação; Inquirição. CP3 Objeto, objetivos e desenhos de pesquisa: a) Formulação de questões e desenho de pesquisa: delimitação do campo de observação e produção da informação. a1. A pesquisa em arquivos documentais; a2. A observação participante; a3. Entrevistas e histórias de vida. b) A seleção dos casos, a questão das amostras: seleção de documentos; seleção de observáveis; seleção de entrevistados. c) Produção da informação e validade da informação produzida; CP4 As técnicas de recolha, registo e análise da informação: a) Registo e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno b) Análises de conteúdo de entrevistas. c) Análises de conteúdo de documentos não produzidos pelo/a investigador/a (media, documentos oficiais...).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os quatro pontos do programa remetem diretamente para os objetivos centrais desta UC. CP1 e CP2 permitem abordar a questão das tipologias que distinguem diferentes métodos a partir de uma incursão na história da pesquisa empírica. Esta abordagem baseia-se na apresentação de exemplos de pesquisas clássicas centradas nas diferentes fontes de informação qualitativa. Os pontos CP3 e CP4 visam desenvolver competências de investigação de tipo intensivo. CP3 introduz o desenho da pesquisa intensiva trabalhando três questões: a conceção deste desenho; a questão da delimitação do campo e da amostragem ou da seleção de casos; a questão da validade da informação produzida. CP4 é dedicado às questões propriamente técnicas da produção e da análise da informação. Estes dois pontos visam OA3 e OA4. O conteúdo da avaliação proposta reforça a aprendizagem dos principais objetivos da UC já que se exige a realização de um exercício de investigação.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre contempla duas componentes: 1. Elaboração de um projeto de investigação (60%) 2. Prova escrita individual (40%) Condições para avaliação ao longo do semestre: Os/as alunos/as deverão obter nota mínima de 7 valores em todas as componentes de avaliação, e deverão estar presentes em pelo menos 50% das aulas. A nota final atribuída a cada aluno/a na componente de grupo pode variar em função do desempenho demonstrado durante os trabalhos. Avaliação por exame final: Os/as alunos/as que não se encontrem em regime de avaliação ao longo do semestre poderão optar por exame final, que corresponderá a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino e aprendizagem decorre através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho autónomo dos alunos. Os vários pontos do programa envolverão a exposição teórica de conceitos pelo/a docente, seguida de exercícios práticos e discussões, e consulta de bibliografia relevante. Será realizado um trabalho de grupo centrado na aplicação de técnicas de recolha e análise de informação qualitativa, trabalho acompanhado pelos/as docentes tanto em contexto de aula como em reuniões fora do horário letivo. No âmbito deste trabalho serão solicitadas contribuições específicas, individuais e de grupo, e os/as alunos/as serão estimulados/as a discutir e analisar os materiais pedagógicos propostos, seja para cumprirem os objetivos de avaliação, seja para participarem nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino e aprendizagem assenta na articulação de duas componentes essenciais. Uma componente prática - exercício de investigação a realizar pelos/as alunos/as ao longo do semestre - e uma componente teórica - apresentação dos principais conceitos metodológicos bem como das regras e técnicas do método a que estão associados. O trabalho dos/as alunos/as é acompanhado durante as aulas através de apresentações e discussão das tarefas realizadas pelos/as alunos/as individualmente e em grupo. A articulação destas duas componentes serve a aprendizagem de métodos e técnicas de investigação, evitando quer a apreensão de métodos e técnicas como receitas universais a aplicar automaticamente, quer a incapacidade de aplicar métodos e técnicas aprendidos de forma puramente escolar. Pretende-se, assim, atingir o objetivo central da aprendizagem, que é a aquisição de competências de investigação, associando reflexão crítica e rigor metodológico.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Albarello, L., et.al (2005), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Burgess, R.G. (1997), A pesquisa de terreno: uma introdução, Oeiras, Celta Editora. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. Ghiglione, R., Matalon, B. (1996), O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora. Lee, R., M. (2003), Métodos não interferentes em pesquisa social, Lisboa, Gradiva. Silva, A. S. e Pinto, J. M. (orgs.) (2014), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Atkinson, Robert (1998), The Life Story Interview, Qualitative Research Methods, California, Sage Publications. Bardin, L. (2000), Análise de conteúdo, Lisboa, Edições 70. Beaud, S., Weber, F. (2007).Guia para a pesquisa de campo, Petropolis, Vozes Lda. Becker, H. (1997), Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Hucitec. Berg, Bruce L. (1998). Qualitative research methods for the social sciences (3rd ed). Boston, Allyn and Bacon. Blaikie, N. (2000), Designing Social Research, Cambridge, Polity Press. Burton, D. (2000), Research training for social scientists, Londres, Sage. Creswell, John W. (2007), Qualitative inquiry & research design : choosing among five approaches, London, Sage Publications. Denzin, Norman K, Lincoln, Yvonna S. (1994), Handbook of Qualitative Research, California, Sage Publications. Emmel, Nick (2013). Sampling and choosing cases in qualitative research : a realist approach. Thousand Oaks, Sage. Foddy, W. (1996), Como perguntar, Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora. Gilbert, N (org.) (2001), Researching social life, Londres, Sage. Morse, J.M. (2007), Aspectos essenciais de Metodologia de Investigação Qualitativa, Coimbra, Formasau. Scott, J. (1990), A matter of record - Documentary sources in social research, Cambridge, Polity Press [caps. 1,2,3]. Silverman, David (ed.) (2011), Qualitative Research, London, Sage. Thompson, P. (1985), The voice of the past: oral history, Oxford, Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-14