Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo principal desta unidade curricular é a compreensão dos diferentes modos como a história posterior à Primeira Guerra Mundial contribuiu para o desenho do mundo em que vivemos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1. Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no mundo dos últimos 100 anos. OA2. Identificar as principais ideologias (políticas e económicas) que têm moldado o mundo no pós-guerra. OA3. Conhecer o processo de construção da União Europeia. OA4. Conhecer os processos de afirmação do colonialismo, da descolonização e do pós-colonialismo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Visões sobre a Era das Revoluções, a Era do Capital e a Era do Império 2. Os Anos entre as Guerras Mundiais 2.1. A crise do modelo liberal. 2.2. A Primeira Guerra Mundial. 2.3. A revolução russa e o seu impacto. 2.4. A radicalização da direita: autoritarismo, cultura política e mudança social. 3. Os Anos Dourados 3.1. A Segunda Guerra Mundial e o seu impacto 3.2. A Guerra Fria. 3.3. A descolonização planetária. O Terceiro Mundo. 3.4. As instituições do após guerra. A construção da União Europeia. 3.5. As novas práticas culturais e sociais dos longos anos 1960. 4. Os Anos das Incertezas 4.1. A viragem dos anos 80 e a Perestroika. A queda do Muro de Berlim e o fim da URSS. 4.2. O fim do mundo bi-polar. 4.3. O novo redesenhar mundial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular tem como objectivo central a análise das características e dinâmicas centrais das sociedades contemporâneas, nos últimos 100 anos. Para alcançar este objectivo, os conteúdos programáticos foram estruturados de modo a contribuírem para uma reflexão aprofundada por parte dos alunos sobre os temas mais relevantes que marcaram as dinâmicas gerais desse período.
Avaliação / Assessment
De acordo com o RGACC, a avaliação pode ser feita por duas formas: a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. Primeira Época: A avaliação ao longo do semestre consiste num trabalho realizado em aula (40%) e num teste (60%); em alternativa, haverá exame final. Segunda Época: A avaliação será por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os estudantes são convidados a ler a bibliografia com a orientação do docente, de forma a poderem dialogar durante os tempos de contacto, esclarecendo deste modo os principais conceitos e temas da matéria do Programa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas procuram responder, de forma integrada, aos objectivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Assim, para a actualização de conhecimentos sobre os temas tratados, é fundamental que os alunos preparem a sua participação nas aulas desenvolvendo um trabalho de leitura individual de textos de referência. Essa leitura permitirá que todas as sessões constituam um espaço alargado de reflexão sobre os temas analisados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das competências enunciadas.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
JUDT, Tony (2009), Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, 3ª edição, Lisboa, Edições 70. HOBSBAWM, Eric (2008), A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991), 4ª edição, Lisboa, Editorial Presença.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ZAKARIA, Fareed (2004), O Futuro da Liberdade. A Democracia iliberal nos Estados Unidos e no Mundo, Lisboa, Gradiva. STREECK, Wolfgang (2013), Tempo Comprado. A Crise Adiada do Capitalismo Democrático, Coimbra, Actual. STIGLITZ, Joseph (2012), The Price of Inequality: How Today's Divided Society Endangers Our Future, W.W. Norton & Company. STIGLITZ, Joseph (2003), Globalização - a Grande Desilusão, Lisboa, Terramar. SMITH, Anthony D. Smith (1999), Nações e Nacionalismo numa Era Global, Oeiras, Celta Editora. SHAPIRO, Robert (2010), O Futuro: uma Visão Global do Amanhã, Lisboa, Actual. SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto, Afrontamento. MOYN, Samuel (2010), The Last Utopia: Human Rights in History, Harvard, Harvard University Press. LECHNER, Frank J. e John Boli (eds.) (2004), The Globalization Reader, Oxford, Blackwell Publishing, 2ª ed. DEDMAN, Martin (2009), The Origins and Development of the European Union, 1945-2008: A History of European Integration, 2th edition, London, Routledge, CANFORA, Luciano (2007), A Democracia. História de uma Ideologia, Lisboa, Edições 70. BURGESS, Michael (2000), Federalism and European Union: The Building of Europe, 1950-2000, London, Routledge. BECK, Ulrich (2013), A Europa Alemã. De Maquiavel a "Merkievel": Estratégias de Poder na Crise do Euro, Lisboa, Edições 70.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31