Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5125
Acrónimo :
L5125
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo principal desta unidade curricular é a compreensão dos diferentes modos como a história posterior à Primeira Guerra Mundial contribuiu para o desenho do mundo em que vivemos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: AO1. Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no mundo dos últimos 100 anos. OA2. Identificar e avaliar as principais narrativas sobre a globalização. OA3. Identificar e tomar uma posição informada sobre as principais ideologias (políticas e económicas) que têm moldado o mundo no pós-guerra. OA4. Conhecer e tomar uma posição informada acerca do processo de construção da União Europeia e sobre os seus atuais impasses e desafios.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. As transformações demográficas. CP2. O Mundo entre a I e a II Guerras Mundiais. Os extremos. CP3. Nos escombros da II Guerra Mundial. A Guerra Fria. CP4. A descolonização planetária (1947-1975). CP5. As transformações económicas, sociais e culturais desde 1945. Crescimento e desenvolvimentos. O debate sobre os efeitos da globalização. CP6. A construção da União Europeia. Os impasses atuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular tem como objectivo central a análise das características e dinâmicas centrais das sociedades contemporâneas, nos últimos 100 anos. Para alcançar este objectivo, os conteúdos programáticos foram estruturados de modo a contribuírem para uma reflexão aprofundada por parte dos alunos sobre os temas mais relevantes que marcaram as dinâmicas gerais desse período.

Avaliação / Assessment


Esta UC pode ser realizada através de Avaliação periódica ou através de Exame. A primeira contém 2 elementos: 1) Um trabalho individual, com a ponderação de 60%. 2) Um trabalho coletivo com a ponderação de 40%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes são convidados a ler a bibliografia com a orientação do docente, de forma a poderem dialogar durante os tempos de contacto, esclarecendo deste modo os principais conceitos e temas da matéria do Programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas procuram responder, de forma integrada, aos objectivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Assim, para a actualização de conhecimentos sobre os temas tratados, é fundamental que os alunos preparem a sua participação nas aulas desenvolvendo um trabalho de leitura individual de textos de referência (devidamente identificados antes de cada aula). Essa leitura permitirá que todas as sessões constituam um espaço alargado de reflexão sobre os temas analisados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das competências enunciadas.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


JUDT, Tony (2010), A Europa desde 1945, Lisboa, Ed. 70. HOBSBAWM, Eric (1996), A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Ed. Presença.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ZAKARIA, Fareed, O Futuro da Liberdade. A Democracia iliberal nos Estados Unidos e no Mundo, Lisboa, Gradiva, 2004. STREECK, Wolfgang (2013), Tempo Comprado. A Crise Adiada do Capitalismo Democrático, Coimbra, Actual. STIGLITZ, Joseph (2012), The Price of Inequality: How Today's Divided Society Endangers Our Future, W.W. Norton & Company. STIGLITZ, Joseph (2003), Globalização - a Grande Desilusão, Lisboa, Terramar. SMITH, Anthony D. Smith (1999), Nações e Nacionalismo numa Era Global, Oeiras, Celta Ed. SHAPIRO, Robert (2010), O Futuro: uma Visão Global do Amanhã, Lisboa, Actual. SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto, Afrontamento. MOYN, Samuel (2010), The Last Utopia: Human Rights in History, Harvard, Harvard University Press. LECHNER, Frank J. e John Boli (eds.) (2004), The Globalization Reader, Oxford, Blackwell Publishing, 2ª ed. DEDMAN, Martin (2009), The Origins and Development of the European Union, 1945-2008: A History of European Integration, 2th edition, London, Routledge, CANFORA, Luciano (2007), A Democracia. História de uma Ideologia, Lisboa, Ed. 70. BURGESS, Michael (2000), Federalism and European Union: The Building of Europe, 1950-2000, London, Routledge. BECK, Ulrich (2013), A Europa Alemã. De Maquiavel a "Merkievel": Estratégias de Poder na Crise do Euro, Lisboa, Ed. 70.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16