Sumários

Teorias dos usos e gratificações dos media.

16 Outubro 2023, 11:00 Jorge Vieira


Teorias dos usos e gratificações dos media.

  Exemplos anteriores: Hertzog e as audiências das rádios novelas e os leitores de jornais de Berelson.
Da pergunta o que fazem os media às pessoas para o que as pessoas fazem com os media.
Vários exemplos e problematizações
O legado da teoria e seus contributos
Críticas e sofisticações.

O determinismo tecnológico. As teorias da persuasão da comunicação e o 2-step flow

9 Outubro 2023, 13:00 Jorge Vieira


Críticas às teorias dos efeitos ilimitados dos media.

O determinismo tecnológico

A superação das teorias dos efeitos:
As teorias da persuasão
O 2-step flow of communication

O determinismo tecnológico. As teorias da persuasão da comunicação e o 2-step flow

9 Outubro 2023, 11:00 Jorge Vieira


Críticas às teorias dos efeitos ilimitados dos media.

O determinismo tecnológico

A superação das teorias dos efeitos:
As teorias da persuasão
O 2-step flow of communication

As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.

2 Outubro 2023, 13:00 Jorge Vieira


As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
A propaganda.
Propostas de definição e problematização. 
Exemplos
O conhecimento é sempre situado: o contexto histórico (social, político, económico, cultural e científico e mediático) de onde emergem estas teorias.
Media como modeladores e espelhos da sociedade

As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.

2 Outubro 2023, 11:00 Jorge Vieira


As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
A propaganda.
Propostas de definição e problematização. 
Exemplos
O conhecimento é sempre situado: o contexto histórico (social, político, económico, cultural e científico e mediático) de onde emergem estas teorias.
Media como modeladores e espelhos da sociedade