Sumários
Teorias dos usos e gratificações dos media.
16 Outubro 2023, 11:00 • Jorge Vieira
Teorias dos usos e gratificações dos media.
Exemplos anteriores: Hertzog e as audiências das rádios novelas e os leitores de jornais de Berelson.
Da pergunta o que fazem os media às pessoas para o que as pessoas fazem com os media.
Vários exemplos e problematizações
O legado da teoria e seus contributos
Críticas e sofisticações.
O determinismo tecnológico. As teorias da persuasão da comunicação e o 2-step flow
9 Outubro 2023, 13:00 • Jorge Vieira
Críticas às teorias dos efeitos ilimitados dos media.
O determinismo tecnológico
A superação das teorias dos efeitos:
As teorias da persuasão
O 2-step flow of communication
O determinismo tecnológico. As teorias da persuasão da comunicação e o 2-step flow
9 Outubro 2023, 11:00 • Jorge Vieira
Críticas às teorias dos efeitos ilimitados dos media.
O determinismo tecnológico
A superação das teorias dos efeitos:
As teorias da persuasão
O 2-step flow of communication
As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
2 Outubro 2023, 13:00 • Jorge Vieira
As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
A propaganda.
Propostas de definição e problematização.
Exemplos
O conhecimento é sempre situado: o contexto histórico (social, político, económico, cultural e científico e mediático) de onde emergem estas teorias.
Media como modeladores e espelhos da sociedade
As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
2 Outubro 2023, 11:00 • Jorge Vieira
As teorias dos efeitos ilimitados/hipodérmicas/balas mágicas/seringa dos media.
A propaganda.
Propostas de definição e problematização.
Exemplos
O conhecimento é sempre situado: o contexto histórico (social, político, económico, cultural e científico e mediático) de onde emergem estas teorias.
Media como modeladores e espelhos da sociedade